Kantar: Cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro e fora do lar durante a Copa do Mundo
A Copa do Mundo 2022 deve alavancar o consumo de
algumas categorias indulgentes dentro e fora do lar no Brasil. Dados da Kantar,
líder global em dados, insights e consultoria, mostram que na última
edição do evento, em 2018, o consumo desses alimentos e bebidas registrou ótimo desempenho no País.
Quando o assunto é Copa, não se pode deixar de
falar em cerveja, paixão nacional. No campeonato de 2018, entre junho e
julho, essa categoria conquistou mais de 550 mil
novos consumidores em relação aos mesmos meses de 2017, e o consumo fora
do lar representou 64% dos gastos com a bebida em valor.
O consumo de cerveja fora de
casa, aliás, vem conquistando mais espaço com
a volta das atividades sociais e fim das restrições impostas pela pandemia de
Covid-19. O número
de consumidores cresceu em relação ao pré-pandemia. No 1º semestre deste ano já
eram 3 milhões a mais, e um crescimento de 23,8% de unidades da bebida
vendidas nesse período em relação a 2021, ficando apenas 2,9% abaixo do mesmo
intervalo de 2020. Já a frequência de consumo
fora do lar entre janeiro e junho de 2022
cresceu expressivos 78% em relação a 2021, quando ainda vivíamos o isolamento
social, mas ainda está 14% abaixo do período pré-pandemia.
“Somando esse movimento de retomada de consumo fora
de casa, um evento das proporções da Copa do Mundo em uma época de calor no
País e período de confraternizações, tem-se a equação perfeita para o mercado
cervejeiro”, comenta Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da
divisão Worldpanel da Kantar.
Entre os alimentos indulgentes, a categoria de
sorvetes conquistou mais de 1.1 milhões de novos
consumidores na Copa do Mundo de 2018, em junho e julho, na comparação com o mesmo período de 2017; pães
industrializados registraram 770 mil novos consumidores,
batata congelada e sobremesa em pó tiveram mais de
500 mil e hamburgueres mais de 380 mil novos consumidores.
Já no final do ano (novembro e dezembro de 2018 em
comparação com os mesmos meses de 2017), essas categorias seguiram com boa evolução:
sorvete conquistou mais de 1.1 milhões de novos
consumidores; pão industrializado +1,3
milhões, batata congelada +440 mil e hamburguer
+830 mil. Houve ainda significativo avanço de
proteínas alternativas e com bom custo benefício,
como linguiça, com +600 mil, e empanados, com +440 mil novos
consumidores, as quais, no momento econômico em
que vivemos, podem ser boas apostas para consumo na Copa de 2022.
O desafio para esta Copa, no entanto, está no
preço. As categorias mais beneficiadas com o evento de 2018 tiveram aumento
médio de preço na casa dos 7%. Apesar de os
auxílios governamentais trazerem boas perspectivas para o consumo neste final
de ano, marcas e varejistas terão desafios com um bolso mais apertado e preço
médio crescendo 19%.
Os dados apresentados fazem parte do relatório
trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros
de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões
de lares do Brasil.
Sobre a Kantar
A Kantar
é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados
e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
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conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
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