Levantamento CDL Uberlândia aponta cenário favorável para as vendas de Natal
A
CDL Uberlândia realizou na última quinzena de novembro, um levantamento entre
empresários e consumidores, para mapear as expectativas de vendas para o
Natal.
Segundo
os dados coletados, 88,5% dos entrevistados devem presentear na data mais
lucrativa do ano, o que representa um crescimento de 9,5% na variação
percentual, em comparação a 2021.
Sobre o ticket médio de cada compra, 58,2% pretendem gastar de R$
R$50 a R$100; 27%, de R$100 a R$150 e 14,8%, acima de R$150.
Ainda
de acordo com a amostragem, 48,4% dos consumidores devem adquirir até 3
presentes; 27,9% tencionam comprar de 3 a 5 presentes e 23,8% estão dispostos a
adquirir mais de 5 presentes.
As
principais compras neste período são: roupas e acessórios (73,4%); brinquedos
(23,6%) e calçados (3%).
A
sondagem revela ainda que 31,1% dos consumidores farão compras online; 27,9%
optarão por compras no centro da cidade, 27,1% preferem ir aos shoppings e
13,9% visitarão as lojas de bairros.
Empresários
estão otimistas
De
acordo com uma pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras, pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, as vendas de Natal devem injetar R$ 66,6 bilhões na
economia. Além disso, 36% dos trabalhadores que recebem a primeira parcela do
13º salário, utilizarão o valor nas compras de Natal.
A CDL também fez uma checagem com os negócios da cidade para
identificar o cenário local.
Conforme o levantamento, 78,1% dos empresários preveem um
aumento nas vendas do Natal, comparado ao ano passado.
Para 46,2%, esse crescimento será acima de 10%; para 34,6%, o
crescimento girará entre 5% a 10% e para 19,2%, ele será de até 5%.
Com relação ao horário de funcionamento para Natal, dos
entrevistados que pretendem ampliar a jornada de trabalho, 40% ficarão abertos
até as 19h; 40% cogitam funcionar até as 20h e 20% gostariam de ir até as 21h.
Com relação a contratação de funcionários temporários, 75%
não devem aumentar a equipe em função da demanda de fim de ano.
Stand Up Comedy traz dicas de como conquistar clientes e
efetivar a venda.
Para motivar os vendedores e impulsionar a receita neste fim
de ano, a
CDL e o SEBRAE realizarão na próxima quarta-feira (23), às 17h, mais uma Feira
de Oportunidades,
com um convidado muito especial. O evento marca a abertura da etapa de Natal da
campanha #PRESENTEDASORTE. Os últimos cartazes, kits e cupons já foram
entregues! Agora é hora de utilizar os recursos distribuídos gratuitamente para
impulsionar as vendas durante o período mais aguardado do ano pelo
varejo.
Abordando o tema “Bora Bater Meta”, o influenciador digital
@theodoro relembra, com muito humor, a vida de “barriga no balcão” e as
situações inusitadas, que só quem trabalha no varejo, entende.
O convidado também traz dicas importantes para um atendimento
criativo, cativante e diferenciado.
“A escolha do formato Stand Up Comedy surgiu como uma forma de
homenagear a equipe de vendas e recarregar as energias para 2023. Nós
queremos proporcionar um momento de diversão, leveza e reflexão sobre como
temos conduzido nossas relações com os clientes e como podemos potencializar os
resultados para o próximo ano”, observou a superintendente da CDL Uberlândia,
Lécia de Queiroz.
Além da palestra principal, os convidados têm acesso liberado à
feira de exposição de empresas parceiras. A entrada para o evento é 1kg de
alimento não perecível. Garanta sua vaga AQUI.
Nenhum comentário