Não, o Catar não gastou US$ 220 bilhões para a Copa do Mundo!
Ultimamente, temos visto circular bastante em veículos da imprensa (nacionais e estrangeiros) números que comparam os valores gastos pelos países sede para a realização das últimas Copas do Mundo.
Assim, afirma-se - com frequência - que o Catar teria investido US$ 220 bilhões direta e unicamente para a realização do evento.
Ocorre, no entanto, que esse montante faz parte do projeto Qatar National Vision 2030, um plano mais amplo de desenvolvimento do país, lançado ainda no ano de 2008.
Dessa forma, as cifras astronômicas consideradas como o maior investimento na história das Copas são, na verdade, algo muito mais dentro da média do que se tem visto nas últimas edições do evento.
Segundo Nasser Al-Khater, presidente executivo da organização do torneio, o país do Golfo Pérsico pretende gastar entre US$ 8 a US$ 10 bilhões com o mundial.
Veja o quadro comparativo do quanto foi gasto para a realização de cada edição da Copa:
Observações:
Acreditamos ser importante fazer a ressalva para o fato de que este é um tema complexo, com vários ângulos possíveis de análise.
Dessa forma, afirmamos nossa intenção de fornecer um resumo crítico das principais informações disponíveis em veículos de renome (nacionais e estrangeiros) para contribuirmos ao debate.
Assim, reforçamos nosso objetivo principal, que é levar mais educação financeira às pessoas.
E aproveitamos este momento de Copa do Mundo para mostrarmos conceitos simples (como receitas, despesas e investimentos) de maneira aplicada no mundo do futebol.
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Sobre João Victorino
João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA-USP. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir duas vezes e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. Hoje como uma carreira bem-sucedida, João busca ajudar as pessoas a melhorarem suas finanças e a prosperarem em seus projetos ou carreiras. Para isso, o especialista idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.
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