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O que é data-driven e como aplicar essa estratégia

 


Você já ouviu falar em data-driven? Essa nada mais é do que uma metodologia muito utilizada em diversas companhias que podem orientar as estratégias de marketing e tomadas de decisões. 


No geral, isso é feito a partir dos dados que são arrecadados, não só dos clientes como também do mercado. 


Isso significa também, que a metodologia implica em buscar captar essas informações, que necessariamente precisam ser aprofundadas. 


Assim como ferramentas que possam analisar todos os dados para que uma estratégia ou um direcionamento possa ser tomado, através dessa leitura. 


Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o data-driven e entenda como é possível utilizá-lo. 

Além disso, conheça as ferramentas que podem compor a metodologia, como o CRM, bem como veja todos os benefícios que podem ser adquiridos através da adoção do data-driven para que sua empresa alcance o sucesso do mercado. 

O que é data-driven

Para quem não conhece, o data-driven nada mais é do que uma metodologia, assim como já mencionado anteriormente, que tem como base a orientação por dados. 


Na prática, isso significa dizer que, em uma empresa, os dados são utilizados como base para tomadas de decisão. 


Sendo assim, as companhias que adotam essa metodologia precisam investir na captação de dados, informações e elementos subjetivos, que podem ser captados através de um CRM de Vendas


Uma vez que coisas como experiência, intuição e “achismos” não são considerados como fatores decisivos.


Dessa forma, a partir do momento em que os dados são coletados, é necessário compará-los e fazer a devida análise de resultados que serão, posteriormente, a base do planejamento estratégico de uma empresa, indicando quais etapas devem ser seguidas.


Em suma, é possível afirmar que quando toda essa coleta de dados e análise é feita de maneira adequada, é possível conseguir uma certa antecedência de possíveis erros e equívoco em suas estratégias e assim, poupar recursos e sair na frente. 


Além disso, é possível afirmar que essa metodologia visa aumentar a competitividade no mercado, bem como promover uma previsão de tendências de maneira mais veloz. 


Quem estiver com um processo mais atualizado, consegue um maior reconhecimento por parte da marca, além de melhorar o processo de fidelização dos consumidores e explorar mercados antes dos concorrentes. 

Por que aplicar essa estratégia

Uma vez que foi possível entender o que é a metodologia e vislumbrar a importância dos dados e do seu recolhimento, através de ferramentas como o CRM grátis


Então, é necessário entender a importância de implementar essa estratégia e quais benefícios podem ser conquistados com sua prática. 


Portanto, é possível afirmar que quando as tomadas de decisões são baseadas em dados concretos, é possível não só conhecer de forma mais profunda o seu público-alvo, como também as chances de acertar em cheio o seu objetivo de crescer exponencialmente. 


Vale lembrar que cada vez mais é possível ter mais dados, através da digitalização. 


Ou seja, além de realmente impactar seus clientes através de estratégias de marketing, planos de comunicação ou qualquer outra decisão institucional. 


A sua companhia estará cada vez mais habilitada a construir uma forte relação com seus consumidores e utilizar de uma melhor forma ferramentas como o CRM cliente.


Portanto, confira a seguir alguns dos principais benefícios que podem ser conquistados através da adoção do data-driven:


  • Mais eficiência;

  • Menos tempo perdido;

  • Maior lucratividade;

  • Decisões mais confiáveis;

  • Maior capacidade de prever fatos;

  • Autonomia para colaboradores e setores;

  • Mais fácil para determinar o ROI.


Além de tudo isso, é possível afirmar que estratégias de marketing digital, como por exemplo os funis de venda, acabam sendo potencializadas. 


Uma vez que é mais fácil direcionar o cliente através do funil, já que se está munido com informações e dados a respeito de suas preferências e informações de interesse.  

Como aplicar essa estratégia

Por último, mas não menos importante, é necessário saber como implementar essa metodologia que pode ser muito benéfica para sua companhia. 


Sendo assim, para que uma gestão seja verdadeiramente Data-Driven, é imprescindível que ela seja pautada em comportamentos pragmáticos.


Ou seja, isso significa que as decisões serão tomadas absolutamente embasadas em referências concretas. 


Portanto, é necessário o investimento em sistemas robustos e ferramentas inteligentes que assumam o trabalho de manipulação de dados e transferem para os gestores, a responsabilidade da elaboração de estratégias e planos de ação.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.


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