Smart Money: a entrada de investidores muito além do capital
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Rodrigo Carneiro, CEO do Carrera Capital
Aportes de fundos de venture capital e
crowdfunding podem agregar valor à marca de uma empresa, atrair mentores
experientes para desenvolver a proposta do negócio e estabelecer parcerias para
criar novas soluções. Para muitos empreendedores e founders de startups, o
segredo para desenvolver novos produtos, adquirir tecnologia, reforçar as
equipes com colaboradores qualificados, atrair mais clientes e escalar o
negócio em um curto espaço de tempo está relacionado à entrada de aportes de
milhões de dólares junto a fundos de venture capital e crowdfunding.
Esse entendimento não está propriamente
equivocado. Afinal, com dinheiro no caixa, é mais fácil concretizar os
projetos, testar possibilidades e preparar a empresa para ganhar tração em um
outro patamar, saindo de milhares para milhões de clientes. Mas existe um outro
aspecto tão ou mais benéfico que a injeção de recursos pode trazer. Além disso,
muito dinheiro no caixa cria tentações para cometer erros.
O smart money ou dinheiro inteligente,
na tradução do inglês, tem potencial para ser um dos diferenciais do negócio. A
entrada de recursos com investidores que podem ajudar a solucionar determinada
dor de uma empresa de tecnologia é fundamental para tirar novos produtos e
serviços do papel. É bastante comum que investidores de fundos de venture
capital e crowdfunding tenham uma bagagem extensa e conhecimento do mercado em
que a companhia investida atua. Muitas vezes o investidor não estará presente
na rotina, mas sua expertise sobre o negócio é importante para resolver
problemas de forma mais rápida e ganhar mais consumidores mais rapidamente.
Da mesma forma, quando um fundo ou
plataforma de crowdfunding renomada resolve apostar suas fichas em uma
startup, há uma espécie de “chancela” sobre a tese proposta pelos
empreendedores. Aos poucos, a empresa consegue estabelecer uma estratégia para
se tornar autoridade no assunto do segmento do qual faz parte. Assim, atrair
mais capital e parcerias se tornam obrigações menos árduas.
Além disso, quando pensamos em
networking, investidores de longa data conseguem trazer consigo não só toda uma
rede de negócios consolidada, como também avaliar quais empresas podem ter um
bom fit com o programa da startup investida.
Em plataformas de crowdfunding como a
SMU Investimentos, é comum que muitos investidores-anjo se reúnam para fazer
aportes em companhias que sejam inovadoras o suficiente para resolver um
problema e angariar um grande número de consumidores. É uma maneira de reduzir
a relação risco versus retorno: com investimentos menores, é possível apostar
em várias empresas. Neste caso o smart money é amplificado, ele vem dos
executivos da plataforma e também dos investidores da base da plataforma.
Por fim, quando falamos em smart money,
os empreendedores devem adotar alguns cuidados antes da tomada de decisão. Para
evitar o chamado “falso dinheiro inteligente”, vale observar o histórico de
investimento dos veículos, a carreira dos gestores e a tese de aporte dos
fundos e das plataformas de crowdfunding. Caso esses aspectos sejam positivos e
se encaixem com o planejamento da companhia, vale considerar a possibilidade
real da entrada de novos parceiros.
Rodrigo Carneiro é sócio fundador da SMU Investimentos e CEO do Carrera Capital, o primeiro e único Venture Capital focado em liderar rodadas de crowdfunding no Brasil e América Latina.
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