Varejistas brasileiros de comércio eletrônico perderam R$ 1,3 bilhão em receitas na primeira metade de 2022 devido a problemas com pagamentos on-line
A fintech europeia Zimpler publica um novo
estudo exclusivo antes de entrar no mercado brasileiro
São Paulo, 16 de novembro de 2022: Quase a metade dos consumidores online
(47%) no Brasil relataram desistir de uma compra online durante o primeiro
semestre deste ano devido a problemas com o processo de pagamento do comércio
eletrônico, de acordo com uma nova pesquisa publicada pela fintech
Zimpler.
A pesquisa da Zimpler - uma fintech líder em pagamentos
de comércio eletrônico na Europa - mostrou que 78% das compras abandonadas
devido a problemas de pagamento eram de valores menores, abaixo de R$300. As
compras acima de R$1000 representaram apenas cerca de 5% do total da amostra,
mas foram responsáveis por mais de 20% das perdas totais.
"Nosso estudo mostra que o custo de
transações on-line frustradas foi de pelo menos R$ 1,3 bilhões - e
potencialmente muito mais alto", diz Johan Strand, CEO da Zimpler. Segundo
dados da Nielsen IBit, a receita total do comércio eletrônico no Brasil atingiu
R$ 118 bilhões nos primeiros seis meses deste ano, o que significa que as
transações online abandonadas representaram 1,1% das vendas totais.
No entanto, o custo real para os
varejistas provavelmente será maior, já que os consumidores têm menos
probabilidades de voltar aos sites de comércio eletrônico após uma má
experiência. "Qualquer fricção nos sistemas de pagamentos on-line não só
aumenta os custos dos varejistas de comércio eletrônico, mas também reduz as receitas",
acrescentou Strand.
A Zimpler planeja fazer seu lançamento
no Brasil nos próximos meses, trazendo sua tecnologia de processamento de
pagamentos e sua experiência para construir uma integração ao PIX que
fortalecerá o maior mercado de comércio eletrônico da América Latina.
Os dados da Nielsen IBit mostram que 6,2
milhões de brasileiros fizeram compras on-line nos primeiros seis meses de
2022. O valor total das compras on-line continua aumentando, passando de R$
76,2 bilhões no primeiro semestre de 2021, porém, na realidade, o número de
brasileiros que compraram produtos ou serviços on-line caiu no primeiro
semestre deste ano, abaixo dos 7,3 milhões de consumidores on-line no primeiro
semestre de 2021.
"A contração na base de
consumidores do comércio eletrônico, à medida que a pandemia diminui, sublinha
a necessidade de que os varejistas se concentrem na experiência do usuário -
qualquer transação fracassada não apenas representa a perda de receita daquele
incidente individual, mas também põe em risco a capacidade da empresa de
desenvolver relações comerciais duradouras com seus clientes on-line", diz
Raoul Mehta, General Manager da Zimpler na América Latina.
Lançamento na América Latina
A Zimpler participa da conferência
Innovation Pay em São Paulo, um prelúdio para a chegada oficial da fintech ao
país. A Zimpler abrirá sua sede na América Latina em São Paulo como um sinal do
compromisso da fintech com os crescentes mercados locais e regionais.
"O ritmo de adoção do comércio
eletrônico tem sido rápido na América Latina e particularmente no Brasil graças
à iniciativa PIX do Banco Central", continuou Mehta. "Entretanto,
ainda existem problemas em torno da segurança, precisão e velocidade, problemas
que a tecnologia Zimpler pode resolver - proporcionando aos consumidores e
varejistas total confiança ao fazer transações on-line".
A estratégia da Zimpler para o mercado
brasileiro será baseada na solução PIX oferecida pelo Banco Central. A
combinação das soluções PIX e da Zimpler irá agilizar radicalmente a cadeia de
transações do comércio eletrônico, otimizando a experiência do usuário final. A
Zimpler permitirá a liquidação imediata para os varejistas, reduzindo assim a
dependência dos cartões, o que, consequentemente, reduz as taxas de aquisição
para os varejistas.
Notas para o editor:
A pesquisa foi realizada pela Toluna
lnsights sondando uma amostra nacionalmente representativa de 513 adultos
brasileiros, entre o 3 de novembro e o 4 de novembro de 2022. Uma discriminação
completa das transações interrompidas por valor nacional e tamanho da compra
está disponível mediante solicitação.
A pesquisa perguntou: qual foi o valor
da compra de que você desistiu esse ano devido a problemas de pagamento?
Valor |
Total 100% |
R$ 1 - 100 |
36.56% |
R$ 101 - 300 |
41.85% |
R$ 301 - 500 |
12.78% |
R$ 501 - 1.000 |
3.96% |
Mais de R$ 1.000 |
4.85% |
47% da amostra havia abandonado uma
compra. Os pesquisadores calcularam isso como 47% do total de 6,2 milhões de
brasileiros que compraram on-line este ano. A partir disso, eles puderam estimar
o valor total das perdas no primeiro semestre deste ano.
Contato:
Sobre a Zimpler:
A Zimpler
é uma empresa fintech sueca de última geração, que oferece transações mais
rápidas, mais fáceis e mais seguras - sem a necessidade de cartões.
Com escritórios na Suécia, Malta e no Brasil, a Zimpler é especializada em pagamentos do tipo conta-a-conta (A2A) e seus produtos funcionam atualmente em oito países. Com volumes de transações que aumentam a cada ano, a Zimpler está se expandindo rapidamente pela Europa, através da América Latina e com o horizonte fixado no cenário mundial. A Zimpler tem a missão de ser a forma universal de pagar e ser pago.
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