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7 dicas para conseguir mais engajamento de seus vídeos na rede social



Nem sempre as pessoas param para pensar o que leva um vídeo postado em redes sociais como o Instagram a ter um engajamento alto.

Para alguns a resposta é óbvia, como "o criador investiu em anúncios para divulgação" ou "viralizou por ser um conteúdo engraçado ou interessante" e por aí vai.

Mas raramente essas opções são as respostas corretas para esse questionamento. Ainda que sejam verdadeiras, é preciso mais do que isso para atrair pessoas de maneira contínua.

O que significa que não basta investir em um criador de conteúdo que não apresenta qualidades e não se comunica verdadeiramente com o público que está atrás de dicas sobre coworking perto de mim, por exemplo.

É preciso apostar em criadoras de conteúdos que sejam bem planejados e elaborados, e que despertem emoções genuínas nas pessoas, seja alegria, medo, felicidade, raiva, entre outros.

Para que se possa entender como conseguir mais engajamento em vídeos, o presente artigo explicará melhor o que é engajamento.

Além disso, falará sobre a importância do engajamento e, por fim, dará algumas dicas sobre como suscitar mais engajamentos em vídeos criados no Instagram.

Entendendo o que é engajamento

O termo engajamento nada mais é do que a interação que o público tem com um conteúdo que geralmente está presente em redes e canais sociais como:

  • Facebook;

  • Instagram;

  • Twitter;

  • YouTube.

No Instagram, por exemplo, o engajamento representa as curtidas, os comentários e até os seguidores que interagem com um post compartilhado.

Isso também inclui salvar a postagem, compartilhá-la e demais ações que podem ser realizadas na plataforma do Instagram.

Essas interações servem para mostrar para o dono de uma conta que fornece aluguel impressora laser, por exemplo, se os seus posts estão agradando as pessoas.

O que significa que o engajamento é um tipo de indicativo que ajuda a mostrar se uma estratégia está ou não funcionando na rede social.

Engajamento: qual é a sua importância?

O engajamento é um indicativo extremamente importante, ainda mais para quem trabalha com conteúdos para o Instagram. Seja vendendo sua imagem ou pomo para volante.

O maior motivo para o engajamento ser algo bastante considerado é porque, por meio dele, muitos criadores de conteúdo conseguem iniciar uma boa relação com o público.

Ele é que também permite saber mais sobre como anda a entrega de conteúdos postados nas redes sociais para os seguidores.

Vale lembrar que o Instagram nem sempre vai apresentar os conteúdos de uma página que vende maçanetas para abrir porta de carro automático para todos os seguidores dela.

Uma série de fatores determinam quais conteúdos serão apresentados para cada seguidor, incluindo o nível de interesse que o usuário mostra ter pelo assunto que a página trata.

Para tanto, quanto mais o seguidor interagir com o perfil ou com assuntos relacionados a ele, maiores são as chances de receber postagens novas da conta, levando muito mais engajamento para ela.

Como engajar os vídeos do instagram?

Antes de conhecer algumas dicas que ajudem a aumentar o engajamento de vídeos no instagram, é preciso lembrar que o passo inicial é desenvolver a persona ideal do negócio.

A persona deve ser elaborada de forma estratégica de maneira que gere mais insights sobre o que não fazer e o que fazer. Entendo isso, as dicas são:!

  1. Adicionar calls-to-action às postagens

Os call to actions (CTA) são estratégias usadas para aumentar justamente o engajamento em uma conta no Instagram que vende wind banner 2 metros, por exemplo. 

Por meio dessas "chamados para a ação", torna-se mais fácil incentivar os usuários a interagirem mais com as postagens da página.

Por isso, o indicado é usar CTAs em tudo o que publicar, pedir para curtir o post, comentar suas percepções sobre o assunto, salvar, compartilhar com amigos, entre outras coisas.

  1. Pensar em hashtags que funcionem

O segundo ponto importante é usar hashtags que façam sentido e que funcionem. O Instagram tende a ter as mesmas hashtags para assuntos específicos.

Quando um perfil usa alguma dessas hashtags, ele aumenta as chances de ser ligado a ela quando alguém procurar pelo assunto.

Isso ajuda a atrair um público maior e mais segmentado para os posts que a conta publicar, levando a um aumento se seguidores e de alcance para o perfil.

As hashtags devem sempre fazer sentido com o que está sendo postado, até porque se não fizer pode atrapalhar a estratégia de aumento se engajamento.

  1. Estudar os horários mais movimentados da rede

Estudar melhor o horário em que o público mais interage com a página no Instagram e com os conteúdos que ela tem ajuda a postar novas publicações em horários mais assertivos.

Esse cuidado ajuda a fazer com que as postagens tenham mais chance de serem vistas pelo público que usa o canal social naquele momento.

Para quem não sabe qual o melhor horário para fazer posts, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e se informar melhor sobre como o público se comporta.

Para encontrar o melhor dia ou até a melhor hora para as postagens sobre a barraca de pastel completa, é possível trabalhar em cima de testes que ajudem nisso.

No mercado, já existem ferramentas de análise gratuitas que podem ajudar a pensar em boas ideias para definir os melhores horários para as publicações.

  1. Postar conteúdos mais frequentemente

Ter consciência sobre a frequência das postagens pode ser algo essencial em uma estratégia, isso porque o público espera pelas postagens da página.

Quando uma empresa não publica sempre em seus canais sociais, o seu público tende a esquecê-la e deixar de estar engajado na página.

Quanto menos uma empresa posta sobre o que faz, o que vende e outras questões, menos seguidores interessados em seu perfil nas redes ela terá.

O indicado é trabalhar com um calendário editorial que ajude a postar assuntos que tenham a ver com o objetivo central da marca.

Não é preciso que todo dia haja uma postagem nova, porém uma empresa que cria folder de salão de beleza deve marcar a sua presença na rede.

  1. Ser mais próximo do público

Se aproximar e interagir mais com os seguidores faz com que eles sintam que são mais valorizados quando a empresa ou um representante dedica um tempo para eles.

Essa é uma ótima maneira de melhorar a relação com o público já que as interações sempre são simples e rápidas conversas.

Com essa estratégia as postagens sobre moveis planejados cozinha americana tendem a se tornar mais pessoais, levando os seguidores a interagirem ainda mais com elas.

Nem toda interação deve ser respondida obrigatoriamente, porém uma vez ou outra pode ser bom falar com o público sobre assuntos relevantes para ambos.

  1. Postar stories regularmente

Os stories são uma funcionalidade do instagram que ajudam muito os perfis a terem mais engajamento, ainda mais se forem usados da maneira como devem.

Seu uso pode ajudar a aumentar ainda mais o  interesse que os seguidores têm pelas postagens e melhorar a relação com o público.

Além de aumentar a audiência, ele é um recurso que possibilita o uso de várias ferramentas que aumentam o reconhecimento do perfil, o que também leva a um aumento do engajamento.

Com os stories, é possível criar enquetes, usar figurinhas, menções, músicas e muito mais para tornar as fotos e vídeos postados ainda mais interessantes 

  1. Publicar no Reels

O Reels é uma novidade do Instagram que surgiu e já ganhou o coração dos usuários por permitir a postagem de vídeos curtos e interessantes.

Ele pode levar desde vídeos com momentos engraçados até vídeos que agreguem mais conhecimento de forma que cative ainda mais o público.

Para uma página criar vídeo no reels, é essencial que ela trabalhe com criatividade e busque conhecer o que seus seguidores gostam e esperam.

Conhecer o público e levar conteúdos que interessam é uma ótima forma de surpreendê-los e trilhar um caminho de maior sucesso com o aumento do engajamento.

Considerações finais

Nos dias de hoje, muitas pessoas e muitas empresas apostam nas redes sociais e no engajamento que elas podem levar para suas marcas e negócios.

Essa métrica é fundamental para qualquer negócio, porque ela ajuda a entender se os conteúdos estão sendo bem vistos pelos seguidores ou não.

Todo mundo que está entrando nesse mundo deve entender o que é engajamento, a sua importância para os negócios on-line e conhecer dicas sobre como aumentar esse engajamento.

Vale a pena investir em cada uma das dicas para otimizar os conteúdos e o alcance que as publicações têm, aumentando assim a interação do público e o engajamento na página.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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