Como a inteligência aumentada pode melhorar a experiência no setor de transporte
*Por Augusto Borella, diretor de produtos da Viasat,
INTELIE
O conceito de Inteligência Artificial
(IA) também está atrelado ao de Inteligência Aumentada, termo criado para
designar modelos que utilizam o melhor da máquina e da capacidade humana para
incrementar a performance cognitiva. Isso inclui aprendizagem, tomada de
decisões e novas experiências. Nessas operações, o sistema automatizado
assimila e compreende em qual momento deve requisitar a ação humana - uma
dessas formas é quando detecta ambiguidades, por exemplo.
O uso desse tipo de inteligência pode
ajudar muito o setor de transportes, sendo capaz de auxiliar no planejamento de
viagens, na geolocalização de ônibus fretados, no transporte de cargas e, até
mesmo, as empresas de e-commerce
e delivery de
alimentos, pois se integra de maneira efetiva e ágil com a análise de
dados.
Essa rapidez se deve ao fato da
Inteligência Artificial fornecer melhor desempenho na leitura e interpretação
dos dados, ocasionando o aumento da produtividade e permitindo uma operação
padronizada e alinhada aos objetivos de gestão da área de logística. Os
relatórios que coletam e analisam informações, facilitando a tomada de decisões
e gerando maior praticidade às empresas, possibilitam que elas fiquem à frente
dos concorrentes, visto que é possível criar e implementar novas estratégias
com mais velocidade ao verificar as atividades realizadas.
Outro benefício que vale ser ressaltado
é a utilização dessa inteligência como instrumento de monitoramento dos
veículos e cargas, pois permite maior controle do horário em que os motoristas
estão trabalhando, da velocidade em que estão dirigindo, informações sobre as
estradas que podem oferecer algum tipo de risco ou dos trechos que não
comportam os veículos, entre outros dados. Tudo isso pode ser fornecido ao
mesmo tempo e, por mais que a tecnologia tenha que organizar uma grande
quantidade de tarefas, as chances de erro são relativamente baixas, bem como a
execução de atividades. Ou seja, o número de falhas é menor em comparação ao
trabalho humano.
Além das vantagens citadas acima, o
prazo de entrega também é um fator impactado pelas melhorias, tendo em vista
que os clientes podem ter o rastreamento de suas compras e as entregas podem
ser mais rápidas, graças ao suporte que a IA fornece aos motoristas, criando,
assim, uma ótima relação entre cliente e empresa, mediante um atendimento
dentro do prazo, confiável e seguro - fatores que agradam aos consumidores e
costumam conquistar sua fidelidade.
Portanto, a Inteligência Artificial
atrelada à Inteligência Aumentada fornece eficiência nos atendimentos,
reduzindo o tempo de resposta e facilitando o acesso ao histórico de cada
cliente, além de garantir mais agilidade no fluxo de trabalho.
Esses fatores são essenciais, uma vez que proporcionam redução de custos por
meio da automatização de atividades, otimização dos deslocamentos ao agrupar
trabalhos geograficamente próximos, acesso a dados atualizados que facilitam o
acompanhamento de métricas, com indicadores que garantem a satisfação dos
clientes, e, por último, melhoram a rentabilidade, devido ao aumento da
produtividade da equipe.
Além disso, é válido ressaltar que, durante a jornada evolutiva, a coleta de
dados e as consequentes respostas para a área de negócios das empresas
são primordiais. Por esse motivo, a adoção de Inteligência Artificial é um
processo que sempre precisará passar por um ciclo contínuo de otimização.
Somente dessa forma, as empresas conseguirão se destacar das outras e aprimorar
cada vez mais suas próximas tomadas de decisões.
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