Empresas desenvolvem ações de ESG para se enquadrar na agenda da ONU até 2030
São Paulo, dezembro de 2022 - No último ano vimos empresas correrem
para desenvolver ações de ESG (Environmental, Social and Governance) e se
enquadrar na agenda da ONU de que até 2030 que propõe as ODS - Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável. A novidade tem como estratégia envolver todos
os stakeholders como protagonistas na atuação dos 10 princípios universais
estabelecidos nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e
Anticorrupção.
As organizações que praticam uma gestão
sustentável percebem o impacto no engajamento de seus públicos de interesse e
até em seu valor de mercado.
Segundo relatório do Bank of America, para cada US$3 investidos em fundos em
todo o mundo em 2021, US$1 foi destinado ao fundo de ações baseado em
sustentabilidade e governança. O documento revela ainda que os depósitos em
fundos de ESG subiram 73% em média em 2021, em comparação com 2020.
Diante desse cenário, a Matera, empresa de tecnologia líder em soluções e
produtos financeiros, está apostando no desenvolvimento de ações nos pilares do
ESG para se enquadrar na agenda da ONU até 2030. Embora a sigla tenha
repercutido bastante no último ano, o ESG – que significa ambiental, social e
governança – está presente na empresa há mais de 10 anos e considera que, a sua
participação por meio de ações e projetos reverbere positivamente nos valores
da companhia.
A empresa tornou-se signatária do Pacto
Global da ONU, em 2020, assumindo o compromisso com a agenda de 2030. O
investimento social da organização já ultrapassa R$ 200 mil, beneficiando mais
de mil famílias, resultados que vêm da atuação dos comitês voltados para a
diversidade, educação, meio ambiente e voluntariado. Além disso, os projetos:
Adoção Afetiva, BootCamp Matera, Matera Inclusiva, Mentorar para Transformar,
Educa+ e o aporte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, têm um alcance
significativo de participantes. “Já desenvolvemos um trabalho que abrange
muitos pilares do ESG. Hoje, estamos dando mais um importante passo tornando
público o nosso compromisso com o mundo”, afirma Ricardo Chisman, Presidente da
Matera no Brasil.
Com o objetivo de contribuir com a
diminuição do desperdício, a foodtech brasileira, b4waste, conecta empresas com perdas de
alimento e outros produtos por validade a interessados em adquirir itens de
supermercado por um preço mais acessível (acima de 50% de desconto). Em 16
meses de operação, mais de 600 toneladas de alimentos já foram salvas e
deixaram de virar lixo.
O Brasil é o quarto maior produtor
mundial de alimentos e tem sido, infelizmente, um expoente do desperdício. Mais
de nove milhões de toneladas de frutas, legumes e outros alimentos em bom
estado são jogados fora todos os anos. “Temos uma conexão direta com quatro dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e sabemos o potencial que
temos para contribuir em escala na redução do desperdício e nos danos
ambientais. Reduzir desperdício de alimentos é menos complexo e custoso que
reduzir circulação de carros e aviões. Temos como objetivo converter
desperdício de alimentos em oportunidade, beneficiando todos os envolvidos na
cadeia e gerando valor”, acrescenta Luciano Kleiman, CEO da b4waste.
No contexto do mercado alimentício, a Mombora,
indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma
brasileiro, se destaca pelo amplo investimento em ações ESG, com foco na
preservação do meio ambiente e incentivo à sustentabilidade. A foodtech conta
com uma estrutura que visa fortalecer sua missão de apoiar a agricultura
familiar e colaborar com a preservação das florestas. A marca utiliza como
ingredientes principais para os seus produtos, frutas típicas do ecossistema
local, como o cambuci, o açaí, a juçara e outras, com o objetivo de promover os
sabores nacionais e valorizar a diversidade do país.
A Juntos Somos Mais é a criadora
do maior ecossistema do varejo da construção civil no Brasil. A startup tem
como destaque o programa de capacitação Papo de Balcão, uma ação educativa
direcionada a profissionais que atuam em pequenas e médias lojas de materiais
de construção. Desde 2021, o programa incluiu em seu conteúdo audiovisual
informações sobre boas práticas em diversidade e inclusão.
No Papo de Balcão são debatidos temas
ligados ao setor da construção civil como informações sobre a melhor aplicação
de produtos, ou dicas de vendas, porém temas como equidade racial e de gênero,
inclusão LGBTI+ e de pessoas com deficiência também foram abordados visando
trazer luz e entendimento ao tema. A iniciativa é acessada, em média, por mais
de 30 mil pessoas mensalmente. Os conteúdos são produzidos por parceiros da
Juntos Somos Mais como a Votorantim Cimentos, Gerdau, Tigre, entre outros, e
veiculados na plataforma da Juntos Somos Mais.
Já a Partage Shopping Centers, grupo
paulista com 14 shoppings em todas as regiões do país, anuncia investimentos em
organizações da sociedade civil (OSCs) voltadas à educação. Para auxiliar na
operacionalização desses aportes, a empresa escolheu a BrazilFoundation,
entidade que promove filantropia estratégica no Brasil, como apoiadora técnica
na melhor aplicação das verbas. A iniciativa contempla todos os 12 shoppings em
operação do grupo, a grande maioria em regiões fora das capitais do país.
"Todos os nossos empreendimentos
sempre tiveram uma grande vocação para transformar e desenvolver as regiões
onde a Partage atua. Geramos empregos, levamos cultura e lazer a cidades que,
muitas vezes, são carentes de outras formas de desenvolvimento. E ao
escolhermos o tema educação sabemos que podemos contribuir com o futuro de
crianças e jovens não somente nos municípios onde estão os shoppings, mas em
toda região ao redor. Já iniciamos em 2022 em três shoppings e no próximo ano
evoluímos para os outros. Será uma iniciativa nacional, em todas as regiões do
Brasil, por isso escolhemos a BrazilFoundation, que tem enorme expertise e
credibilidade nesse tipo de projeto”, afirma Pupo Neto, Diretor de Marketing do
Grupo.
Com relação ao mercado de Gestão de
Pessoas, a Intelligenza IT,
maior consultoria nacional de tecnologia SAP no Brasil, investe amplamente em
ações ESG para o fortalecimento de sua cultura interna e desempenho no mercado.
Hoje, a HRTech conta com um forte programa interno de capacitação de trainees e
também de líderes, além de diversas iniciativas voltadas para a aquisição e
retenção de talentos. Já com foco no social, a consultoria desenvolveu o
Programa Cores, projeto de responsabilidade social que rendeu uma premiação SAP
por ser a única parceira no Brasil comprometida com a Diversidade e Inclusão.
Para os próximos anos, a Intelligenza IT pretende ampliar seu programa de
capacitação interna, com a criação de novas iniciativas voltadas para o
desenvolvimento de novos talentos, além de fortalecer os investimentos
direcionados ao Programa Cores.
Sobre a Matera
A Matera é uma empresa de tecnologia com
foco em soluções e produtos financeiros. Além dos bancos tradicionais e
digitais e fintechs, possui clientes em diversos segmentos tais como,
distribuição, varejo, consumo, educação, telecom, transportes entre
outros. Com um time de mais de 850 profissionais e 35 anos de atuação no
mercado, está presente no Brasil, Canadá e avançando em sua expansão
internacional com foco nos Estados Unidos. Para saber mais, acesse o site aqui.
Sobre a B4Waste
Fundada em 2020 por Luciano Kleiman e
Daniel Neuman, a b4waste tem o propósito de impactar as pessoas e o planeta,
contribuindo para a redução do desperdício. Com o objetivo de reduzir a perda
de mais de nove milhões de toneladas de alimentos no Brasil - o que representa
mais de R$ 50 bilhões perdidos anualmente -, a foodtech une em sua plataforma
qualquer empresa que tenha perdas por validade com quem queira produtos para
consumo rápido com pelo menos 50% de desconto. Dessa forma, além de reduzir
pela metade o desperdício dos varejistas, a b4waste ajuda os consumidores a
economizarem e a se tornarem protagonistas também na redução de impactos
ambientais. Desde seu lançamento, a plataforma já salvou mais de 400 toneladas
de alimentos do desperdício, prevenindo a emissão de mais de 18 toneladas de
Metano no meio ambiente.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em
2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o
início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo,
assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios.
Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou
em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que
tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e
qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40
empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil
lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e
profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup
gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta
Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de
grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma
de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção,
reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.
Sobre o Grupo Partage
O Grupo Partage atua desde 1997 no
desenvolvimento e administração de empreendimentos imobiliários Triple A. Com
14 prédios em São Paulo e 12 shoppings em operação em todas as regiões do
Brasil, além de 2 em construção, a empresa tem a missão de transformar a
realidade socioeconômica das cidades onde está presente, já que é responsável
por todo planejamento, comercialização e administração dos empreendimentos,
acompanhando e participando ativamente de todo o processo de desenvolvimento.
Os empreendimentos somam mais de 450 mil
m² em ABL e geram mais de 10 mil empregos por todo o país. Com a construção de
novos shoppings em São Paulo e Brasília, o Grupo quer trazer ainda mais
conveniência, lazer e entretenimento para o público.
Sobre a Intelligenza IT
A Intelligenza IT é a maior consultoria
de tecnologia SAP para RH do Brasil e uma das únicas a alcançar nível 5 em
implementação WorkForce Software da América Latina, com atendimento
personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma
organização: as pessoas. Além das plataformas e produtos oferecidos, preza pela
qualidade e agilidade de todos os seus processos, com um diferencial
competitivo que une experiência vivencial e técnica durante o atendimento de
seus consultores. O estilo de atuação da Intelligenza IT a posicionou como a
principal consultoria de tecnologias para RH do Brasil, que acumula casos
de sucesso desde a sua fundação, em 2008. Atualmente, conta com mais de 1.000
projetos implantados em mais de 20 países, e um time interno com mais de 250
colaboradores. Mais informações pelo site
oficial
Sobre a Mombora
A Mombora,
marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma
brasileiro, foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com
consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e
qualquer ingrediente artificial. Se destacando no mercado, a Mombora dispõe de
produtos com ingredientes nativos do bioma brasileiro para proporcionar
experiências reais sem deixar o sabor de lado.
Provocando a disrupção do até então normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Para isso, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. Em um mercado promissor, a Mombora continuará a expandir seus produtos para, cada vez mais, levar o seu propósito àqueles que buscam momentos saborosos com produtos naturais.
Nenhum comentário