Itaú Unibanco se alia ao Grupo Boticário e Elo7 em prol do empreendedorismo feminino
Parceria entre as empresas tem foco na criação
de conteúdo sobre finanças e vendas on-line para mulheres empreendedoras, mais
de 6 mil mulheres já foram capacitadas
Dezembro de 2022 – O Itaú Unibanco, maior banco privado da
América Latina, se uniu às empresas Grupo Boticário e Elo7 para incentivar e
alavancar o empreendedorismo feminino no Brasil. A parceria entre as empresas
será por meio dos programas Empreendedoras da Beleza e Itaú Mulher
Empreendedora, que são gratuitos e fomentam a profissionalização de mulheres
por meio de cursos online. O banco apoiará na criação de conteúdo sobre gestão
financeira.
A parceria entre as empresas vem em um
momento estratégico para ajudar na recuperação dos negócios comandados por
mulheres, colocando-as de volta na espiral de crescimento observada no período
pré-pandemia. Segundo dados do estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil em
2021”, do SEBRAE, elas eram 10,1 milhões de empreendedoras em 2019, caíram para
8,6 milhões no segundo trimestre de 2020 e só no final de 2021 voltaram ao
patamar de 10 milhões. Em termos de comparação, a taxa de homens donos de
negócio em 2019 era de 18,9 milhões, aumentando para 19,7 milhões em 2021.
Empreendedoras da Beleza
Criado pelo Grupo Boticário em 2020, o
Empreendedoras da Beleza, que já alcançou a marca de mais 30 mil inscrições,
fornece capacitação por meio de cursos online voltados para a qualificação no
setor de beleza e empreendedorismo. Em novo ciclo do programa, em parceria com
o Itaú Unibanco, por meio do Itaú Mulher Empreendedora, mais de 6 mil mulheres
foram formadas. Desde a sua criação, o programa já capacitou 12 mil
empreendedoras.
O banco ingressa no projeto com uma
trilha formativa de conteúdos sobre gerenciamento financeiro para que todas as
mulheres tenham uma experiência de formação completa e possam abrir seus
negócios ou oferecer seus produtos individualmente. Mulheres em situação de
vulnerabilidade social, negras e/ou trans serão priorizadas durante o processo
de inscrição.
“Fomentar o empreendedorismo passa
também pelo fomento à educação financeira. E o Grupo Boticário viu no Itaú um
parceiro capacitado para apoiar as empreendedoras da beleza nessa jornada.
Agora, nossas trilhas estão ainda mais robustas, as mulheres podem sonhar cada
vez mais alto e nós podemos transformar o mundo ao nosso redor por meio do
ecossistema de beleza” explica Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário.
Capacitação em e-commerce
A parceria com o Elo7 tem o objetivo de
oferecer um direcionamento sobre como funcionam as vendas em um marketplace
para as empreendedoras que têm interesse em levar seu negócio para o mundo do
e-commerce. Atualmente, o Elo7 conta com mais de 50 mil lojas ativas, sendo 85%
delas comandadas por mulheres.
O programa Itaú Mulher Empreendedora já
oferece conteúdos de capacitação em empreendedorismo, negócios, finanças e
vendas. Contando com a especialização do Elo7, passará a oferecer também uma
trilha personalizada para ensinar essas mulheres sobre a importância de inserir
o seu negócio em um bom canal digital e quais as estratégias de vendas. Essa
troca de expertises beneficia ambas as empresas e, no final, quem sai realmente
ganhando são os negócios femininos.
Os conteúdos de capacitação estão
disponíveis e podem ser acessados no link: https://www.itaumeunegocio.com.br/trilhas-aprendizado/mulher-empreendedora.
“Esta parceria com o Itaú é extremamente
positiva para o Elo7, pois reforça o nosso interesse em estreitar laços com
marcas que se preocupam em incentivar o empreendedorismo e a criatividade. Um
dos nossos principais valores é sermos diferenciados, ou por meio dos produtos
exclusivos que oferecemos ou pelo atendimento que prestamos. E, encontrar
parceiros que tenham esses mesmos objetivos, nos fortalece. Considerando que
85% das lojas do Elo7 são lideradas por mulheres, poder proporcionar alianças
poderosas como essa reforça nosso compromisso com as comunidades onde atuamos.
Nossa meta é oferecer, cada vez mais, capacitação e apoio ao empreendedorismo
feminino, que enfrenta questões particulares e extremamente desafiadoras na
sociedade brasileira” destaca Carlos Curioni, CEO do Elo7.
Vale lembrar que através da parceria com
o Itaú Mulher Empreendedora, o Elo7 também oferece o curso “Planejamento
Estratégico para Empreendedoras” de forma gratuita. A capacitação é realizada
via WhatsApp e conta com 10 videoaulas, de 2 a 5 minutos de duração cada, e
tutoria ao longo de toda programação. Mais de 950 vendedoras do Elo7 já estão
realizando o curso.
“Alavancar o empreendedorismo feminino é
um compromisso que levamos muito a sério no Itaú e poder contar com esses
parceiros fortalece a nossa jornada para transformar ainda mais a vida de
muitas mulheres, pois acreditamos que o empreendedorismo feminino é essencial
para o desenvolvimento econômico e social do país.”, comenta Luciana Nicola,
diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.
Itaú Mulher Empreendedora
O programa Itaú Mulher Empreendedora,
desde o seu lançamento em 2015, já apoiou mais de 26 mil mulheres a se
profissionalizarem para gerir melhor os seus negócios. São mais de 2 milhões de
acessos na plataforma, que possui mais de 790 conteúdos didáticos sobre gestão,
empreendedorismo e finanças disponíveis.
Sobre o Elo7
Fundado em 2008, o Elo7 é um marketplace de produtos criativos e autorais. Atualmente, o site recebe 24 milhões de visitantes ao mês em busca de produtos únicos para celebrar seus momentos mais especiais ou simplesmente personalizar sua casa e estilo de vida. No Elo7, nossos usuários encontram 9,9 milhões de produtos organizados em centenas de categorias distintas e produzidos sob encomenda ou pronta-entrega por 50 mil empreendedores criativos presentes em 3,7 mil cidades de todo o Brasil
Nenhum comentário