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Kantar: Aumentam os gastos com limpeza entre os lares brasileiros sem empregada doméstica

Marcas econômicas se destacam em vendas.

 

Para equilibrar o orçamento, o brasileiro vem fazendo escolhas mais racionais na hora de comprar produtos de limpeza do lar, que tiveram um aumento médio de preço em 12,5% este ano em relação a 2021. Casas com empregada doméstica diminuíram os gastos com a cesta este ano e os lares sem a profissional têm impulsionado as vendas. É o que mostra o mais novo relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no País.

 

Lares sem funcionária doméstica, que são 1 milhão a mais hoje do que eram em setembro do ano passado, registraram aumento de 2% em unidades e de 13% em gasto médio com itens de limpeza do lar nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 (ano móvel) versus o mesmo período de 2021. Esses domicílios impulsionaram a cesta de limpeza via categorias básicas e marcas econômicas.

 

Já os domicílios que optaram por contratar ou manter empregadas domésticas tiveram que fazer escolhas para desafogar o bolso e diminuíram em 4% os gastos com produtos de limpeza e em 8% o volume médio comprado no ano móvel de 2022 em comparação ao de 2021.

 

“Essa movimentação indica que os lares sem empregada doméstica acabaram adquirindo mais produtos para simplificar a rotina de limpeza de casa. Na contramão, os lares com essa funcionária tiveram que racionalizar os gastos com a cesta para não prejudicar o bolso,” explica Vanessa Mateus, Gerente de Contas da divisão Worldpanel da Kantar.

 

As vendas totais de itens de limpeza para casa aumentaram 4% nos últimos 12 meses terminados em setembro deste ano versus o ano móvel anterior e o gasto com a cesta aumentou 12%. Destaque para marcas econômicas, que registraram aumento de mais 8,5% em volume de vendas.

As categorias de limpeza que apresentaram maior aumento em unidades vendidas este ano foram limpador brilho (+15%), amaciante (+5%) e limpador sanitário (+4%), enquanto as que mais perderam em volume vendido foram alvejante sem cloro (-14%), produtos de limpeza pesada (-14%) e desengordurante de cozinha (-11%).

 

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil. 

 

Sobre a Kantar

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.

 

Mais informações em www.kantar.com/brazil.

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