ORIZ: gestora e boutique de negócios independente chega ao mercado
Com o economista Carlos Kawall à frente e XP
como sócia minoritária, empresa oferece serviços personalizados para famílias e
empresários
A ORIZ, gestora e boutique de negócios
independente, chega ao mercado atuando em três frentes: Gestão Patrimonial,
serviços de Banco de Investimento e Mesa de Operações. Com o economista Carlos
Kawall (ex-secretário do Tesouro Nacional, ex-economista-chefe do Citi e do
Banco Safra) à frente da empresa, a ORIZ nasce com formato inovador, reunindo a
exclusividade do family office com serviços do private banking. O time
multidisciplinar de profissionais da ORIZ, que reúne passagens por diversos
bancos, empresas e instituições do setor financeiro, como Banco Santander,
Itaú, Banco Safra, Bradesco, Credit Suisse, Julius Baer, Alvarez & Marsal,
é outro diferencial da empresa.
“O nome ORIZ se refere a horizonte,
simbolizando a inspiração de nosso time para traçar estratégias e servir de
ponte entre os clientes e um futuro sólido e seguro”, diz Carlos Kawall.
“Oferecemos soluções abrangentes para patrimônio dos clientes, envolvendo tanto
recursos líquidos como apoio em seus negócios e patrimônio em imóveis”,
completa.
A ORIZ oferece serviços personalizados
nas áreas de Gestão Patrimonial, com administração de carteiras, fundos
exclusivos, family office e planejamento sucessório; serviços de Banco de
Investimento, com operações estruturadas, fusões e aquisições e situações
especiais; e Mesa de Operações, com aconselhamento em operações de renda fixa e
variável, inclusive derivativos. Ou seja, a proposta é um portfólio completo
para atender o cliente em todas as suas necessidades, em diferentes frentes de
negócios, como venda, fusão e aquisição de empresas; criação de nova empresa ou
startup; avaliação patrimonial; estratégia sucessória e administração de
carteira.
“Umas das atribuições mais importantes
da equipe é pensar na alocação dos clientes em termos globais, levando em conta
a conjuntura econômica e política nos principais países”, afirma Marcos Bredda
De Marchi, economista-chefe da ORIZ, com quase 20 anos de carreira no Grupo
Safra como analista econômico internacional. “Em muitos momentos, os ativos
domésticos se valorizam ou depreciam de acordo com a dinâmica econômica e
política nos EUA, China ou Europa, e não por conta da conjuntura brasileira.
Esse tipo de análise é de suma importância para os investimentos de nossos
clientes”, completa.
Na Gestão Patrimonial, a ORIZ conta com
as áreas de relacionamento com o cliente, planejamento sucessório e estratégias
de investimentos. Com cerca de 20 anos de experiência na
administração de fortunas, Fabio Lellis,
oriundo do private banking do Credit Suisse e do Banco Safra, é um dos líderes
da área de Gestão Patrimonial da ORIZ. “A Gestão Patrimonial é a nossa porta de
entrada. Identificamos as necessidades de cada cliente e direcionamos a agenda
às demais áreas de negócio da empresa”, diz Lellis. A consultoria em
planejamento sucessório, para organização e proteção de patrimônios familiares,
tem como líder Daniela Caffaro, especialista com mais de 20 anos de atuação no
mercado e passagem pelos maiores private bankings e pelas principais empresas
de consultorias do Brasil. “O
planejamento sucessório tem por objetivo orientar as famílias em sua
organização patrimonial, tanto no Brasil quanto no exterior, buscando o melhor
cenário de acordo com sua estrutura familiar, necessidades sucessórias e
eficiência tributária, por meio de veículos de investimento como fundos
exclusivos, companhias ou fundos offshore, holdings e instrumentos legais como
contrato de doação, acordo de acionistas, testamentos, entre outros”, explica
Daniela. À frente da estratégia de investimentos, a empresa conta com a
experiência de Paulo Minari, com passagens pelo BankBoston, Itaú Unibanco, Santander
e Safra. “Nos pautamos em um processo rigoroso com objetivo de trazer as
melhores alternativas de investimentos adequadas ao perfil de cada cliente”,
diz Minari.
João Lencioni, à frente da área de
Situações Especiais, lidera operações de reestruturação e capitalização de
empresas com problemas operacionais ou estrutura de capital inadequada. O time
possui ampla experiência em transações de compra e venda de empresas em
situação de estresse financeiro, reestruturação de passivos e turnaround operacional.
“O foco da área é olhar situações complexas, traduzi-las em produtos
estruturados em que risco e retorno sejam adequados”, diz Lencioni. “Hoje, cada
oportunidade é executada em ‘club deals’ (clientes do private banking da ORIZ),
trazendo investidores confortáveis com o risco e buscando altos retornos. No
início de 2023, captaremos um fundo de situações especiais com viés de equity”,
anuncia.
A ORIZ também oferece aos clientes a
prestação de serviço de Banco de Investimento, por meio de fusões e aquisições,
financiamento ou soluções estruturadas. Rafael Prudente, à frente da àrea de
Operações Estruturadas, ex-Banco Safra, ex-Bradesco e com passagem pelas áreas
jurídica e de mercado de capitais, comenta: “O objetivo da estrutura de banco
de investimento é atender as demandas dos nossos clientes em seus negócios, de
forma a apresentar soluções financeiras estruturadas em busca da maior
eficiência possível. Este atendimento pode ocorrer tanto por meio de operações
que envolvam fusões e aquisições, quanto em estruturas de financiamento para
captação de recursos junto a terceiros”.
Advogado e economista com especialização
em finanças, Bruno Viveros, ex-Banco Safra, está à frente da diretoria de
Operações e Compliance, compondo o time de profissionais da ORIZ. Para ele, a
missão é oferecer soluções e segurança. “Além de prover todo o suporte
sistêmico e operacional, de forma segura e consistente para as áreas de
negócios, nossa missão maior é sermos vistos como uma área que entrega valor e
soluções tanto para nossos clientes internos quanto externos”, explica
Viveros.
Com a direção de José Bastos (ex-Octagon
e com experiências em estratégias de posicionamento e ativação de marcas como
Budweiser, NBA, Redbull, entre outras), a área de Marketing, visa promover exclusividade,
acesso e networking aos clientes da ORIZ por meio de estratégias de customer
experience. “A área de marketing da ORIZ atende os clientes em todas as suas
plataformas, tanto no digital quanto no presencial. Temos o compromisso de
entender as preferências de cada cliente para oferecer experiencias únicas, de
forma personalizada.”, diz José Bastos.
A ORIZ traz no DNA os valores de transparência, sustentabilidade, diversidade e inclusão: adota critérios inclusivos na contratação de seus colaboradores e investe em educação e inclusão digital. A empresa adota as práticas de ESG e incentiva o trabalho voluntário de seus colaboradores em ações socioambientais.
Nenhum comentário