Retrato dos consumidores de cervejas 2022 — pesquisa aponta hábitos de consumo e reflexões para o mercado
Resultados da 3ª edição da pesquisa,
organizada pelo podcast Surra de Lúpulo, já podem ser baixados gratuitamente
Rio de Janeiro, 1º de dezembro de 2022 – O quão valioso é para um mercado conhecer o hábito de
consumo de seu público? Sem a pretensão de achar respostas definitivas, mas com
o objetivo de colaborar com as tomadas de decisão do setor cervejeiro nacional
e provocar reflexões, os criadores do podcast Surra de Lúpulo, Ludmyla Almeida
(do perfil @IPAcondriaca) e Leandro Bulkool, promovem desde 2020 a pesquisa Retrato
dos consumidores de cervejas. A 3ª edição, que acaba de ser divulgada,
quebrou recordes e recebeu 4.388 respostas, mais do que o dobro das 2.023 do
ano anterior, de todos os estados do Brasil. Os resultados já podem ser
baixados pelo link: https://bit.ly/3FiTZsY
A pesquisa aconteceu durante o mês de agosto e contou
com dois questionários — um para as pessoas que bebem exclusivamente cervejas
populares (como Brahma e Heineken) e outro para quem também bebe as artesanais
—, que abordaram temas como perfil demográfico, ocasiões de consumo, local de
compra e gasto mensal.
No geral, entre as pessoas que bebem tanto cervejas
comuns quanto artesanais, a pesquisa aponta que a decisão de compra é
principalmente motivada pelo estilo, seguido pela relação custo-benefício, pelo
preço e por indicações de amigos. Isso vai ao encontro da informação sobre o
gasto deste grupo, no qual 35,75% afirma ter um custo mensal entre R$ 201 e R$
400. Já entre os que só consomem cervejas comuns, 29,82% disseram gastar até R$
100 por mês.
A pesquisa confirma que a cerveja é conhecida por ser
uma bebida social. O maior percentual de consumo é entre amigos,
independentemente do sexo do respondente, chegando a 85%. Os homens tendem a
tomar mais cerveja sozinhos (61%) do que as mulheres (50%).
Sobre a ocasião de consumo, quanto mais
"especial", mais pessoas optam por beber cerveja artesanal, assim
como em aniversários e jantares românticos. Porém, em eventos esportivos,
shows, boates e churrascos, a opção mais marcada foi “tanto faz”.
Para a compra, os locais preferidos são bares ou lojas
especializadas, seguidos pelos supermercados. Os brewpubs e fábricas aparecem
como a terceira opção. Aqui há uma inversão com relação à pesquisa de 2021,
onde os supermercados apareciam em primeiro lugar, seguidos dos bares e lojas.
Os brewpubs seguiam em terceiro.
Para Ludmyla Almeida, além de tentar entender quem são
os consumidores de cerveja, a pesquisa procurou mapear quais são os gargalos
que merecem investimento do mercado para ampliar a base de consumo das
artesanais. “Nós investimos muitos esforços para alcançar um espectro mais
amplo de pessoas. Como resultado, trouxemos alguns insights, como o principal
motivo apontado para o não consumo de artesanais ser a falta de informação
sobre o produto (39,72%), e não o preço (24,82%); o fato de homens e mulheres
preferirem os mesmo elevada do público, já que 58,13% dos consumidores têm
entre 36 e 55 anos; e o alto nível de escolaridade deste consumidor (68,01% têm
superior completo, sendo que 31,69% dessas pessoas também são pós-graduadas)”,
explica Ludmyla, que desde 2017 produz conteúdo digital focado em cerveja no
perfil do Instagram @IPAcondrica.
Já Leandro Bulkool
ressalta a importância de analisar os dados apresentados pela pesquisa, mas
principalmente debatê-los em busca de uma função prática para o crescimento do
mercado. “Os dados mostram que temos avanços consideráveis, porém a cerveja
artesanal ainda constitui um universo majoritariamente masculino (73,56%),
branco (77,98%) e cada vez menos jovem. A longo prazo isso pode ser
preocupante. Existe muita margem de crescimento se usarem estratégias mais
inclusivas”, conclui Leandro.
Além dos dois idealizadores, a pesquisa Retrato dos
consumidores de cervejas 2022 teve em seu corpo técnico Lucas Fernandes,
mestre em estatística pela UnB (2013) e sommelier de cervejas pelo Science of
Beer (2022); Guilherme Oliveira, bacharel em sistemas de informação; e Roberto
“Bob” Fonseca, jornalista, idealizador e realizador da pesquisa Melhores do Ano
na Cerveja por 10 anos.
A pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 conta com os
seguintes apoios: MyTapp, Bier Held, Fermenta Pessoas e Lamas Brewshop.
Pesquisa – Retrato dos consumidores de cervejas 2022
Download: http://bit.ly/3gMLi0E
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