Take disponibiliza inteligência artificial de suas geladeiras para minimercados com o objetivo de minimizar furtos
Startup contribui para uma taxa de evasão de
menos de 0,1% em geladeiras instaladas em condomínios, que são responsáveis por
mais de 90% da consumação por meio dos equipamentos da empresa
Segundo informações divulgadas pela 5ª
Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo, realizada em junho deste ano pela
Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em parceria com a
consultoria KPMG, as perdas de produtos em supermercados aumentaram de 2,10%
para 2,15% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que boa parte
dessas baixas são em minimercados autônomos instalados em complexos
residenciais ou comerciais.
De acordo com Vinícius Valente, CTO da Take, rede de smart vending cooler - nome
dado às geladeiras de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em áreas residenciais
e comerciais, essa situação acontece por conta do modelo de negócio das lojas
autônomas. “Os minimercados também são conhecidos como mercado honesto, já que
operam com base no honest
market. Ou seja, não há a presença de um vendedor no local. O
serviço fica disponível por 24 horas nos sete dias da semana e a compra é feita
pelo próprio morador do condomínio, que normalmente escaneia o item desejado e
finaliza a aquisição em um totem de pagamento”, diz o executivo.
Quanto a consumação nesse tipo de
comércio, Valente afirma que costuma representar em torno de 60% de bebida
alcoólica e 20% de sorvete, por consequência, esses são os itens com maior
frequência de furto. Diante desse contexto, a rede de smart vending cooler enxergou
uma oportunidade de usar a sua tecnologia para auxiliar os minimercados. “As
nossas geladeiras funcionam por meio do conceito grab and go. Neste caso, contam com
inteligência artificial e câmeras internas para identificar os produtos
retirados pelos consumidores, com uma cobrança automática feita em nosso
aplicativo via cartão de crédito ou carteira digital do cliente”,
explica.
Segurança e ampliação da tecnologia
Além do aumento do controle de acesso
aos itens via geladeira inteligente, a Take também propõe o uso da biometria
facial no momento do cadastro no aplicativo, o para alguns usuários exige uma
fotografia com o documento em mãos para identificação e autenticação. “Em
nossos testes, praticamente zeramos os furtos com a união dessas tecnologias”,
pontua Valente. Até o momento, a startup conquistou uma taxa de evasão de menos
de 0,1% nos coolers automatizados.
Atualmente, a Take está em processo de
implementação das soluções antifurtos em minimercados e aberta a novas
parcerias com esse nicho. “Nós fornecemos a tecnologia por meio de aluguel, que
acaba sendo um investimento menor do que arcar com os roubos diários, além de
evitar que os síndicos dispensem energia e tempo em cobranças com os
infratores, visto que a geladeira requer uma cobrança em tempo real”, reforça o
CTO, que prevê um período de implementação dos recursos em 30 dias. A startup
espera expandir a inovação também para carnes e demais congelados no primeiro
trimestre de 2023. Outra demanda que está nos planos futuros é a segurança para
produtos secos que ficam nas prateleiras.
Sobre a Take
É uma startup que une hiper conveniência ao disponibilizar uma smart vending cooler, como são conhecidos os refrigeradores inteligentes que comportam até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas, em condomínios, clubes e outros estabelecimentos, que tenham cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado, ou Wi-Fi disponível. É também o primeiro modelo no Brasil a operar com inteligência artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada e é automaticamente cobrada do cartão de crédito cadastrado no app. Atualmente tem presença nacional com mais de 2.500 pontos de vendas. Saiba mais aqui.
Nenhum comentário