Women in Venture reúne 300 mulheres empreendedoras em São Paulo
Evento abordou o panorama da liderança feminina no
mercado e bateu o recorde mundial de participação de público em ações desse
tipo
Não é novidade que a desigualdade de gênero
ainda é um problema social relevante no Brasil e em todo o mundo. A questão
envolve também o mundo corporativo e fica especialmente evidente ao considerar
a discrepância na representatividade de mulheres no mercado de trabalho e em
cargos de liderança. Pensando nisso, foi promovido em São Paulo o Women in
Venture, que contou com a presença de Patricia Zanlorenci, CEO da Vellore
Ventures. O evento, que abordou o panorama da liderança feminina, bateu o
recorde mundial de presença de público, alcançando a participação de mais de 300 mulheres.
A média era de 40 empreendedoras em eventos
anteriores. Direcionado às mulheres à frente de negócios, o Women in Venture
contou com um dia inteiro de
palestras, painéis e muitas oportunidades de networking ( palestras,
workshops?).
Embora seja um aumento significativo de
participação de público, ainda é assustadora a baixa quantidade de mulheres na
liderança de empresas. “Se pensarmos que estamos em um país com aproximadamente
108 milhões de mulheres e que, destas, em torno de 10 milhões são
empreendedoras, o recorde de 300 inscritas torna-se ínfimo”, aponta Patrícia Zanlorenci, CEO da
Vellore Ventures.
Fica evidente que a representação feminina
no Brasil ainda tem muito a conquistar; está em torno de 27% abaixo da média
global, que atingi a marca de 31%. No setor de inovação, a presença de mulheres
também é mínima. Se considerar a quantidade de CEOs mulheres dentro da FCJ
Venture Builder, por exemplo, não chega a 20%.
No entanto, tudo caminha para a
transformação desse cenário. Aos poucos, o empreendedorismo feminino no Brasil
está crescendo. Houve aumento de 41% de mulheres empreendedoras durante a
pandemia.
“A Luiza Trajano, empresária brasileira que
comanda as lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas ligadas à sua
holding, estava presente no evento. Segundo ela, chegou o momento de as
mulheres se consolidarem no mercado de trabalho. A própria bolsa de valores
está facilitando esse processo buscando práticas ESG. Luiza contou que, no
prazo de quatro anos, já teremos um novo cenário, com muitas mulheres em cargos
de liderança e somente as que realmente são boas vão se sustentar no mercado”, Patrícia Zanlorenci, CEO da
Vellore Ventures
Ainda de acordo com Patrícia Zanlorenci, eventos como esse
surgem como diferencial de networking, já que envolvem as poucas
mulheres do ecossistema. “Isso torna o público feminino mais forte e traz mais
perspectivas de elas ocuparem o seu lugar no mercado”, destaca.
Não é à toa que a Vellore Ventures está
super engajada nesse futuro próximo. Afinal, nomeou uma CEO mulher, Patrícia Zanlorenci, para liderar a empresa em um
mercado extremamente masculinizado como o de Matcon. Além disso, na construção
de sua equipe, a CEO visa a um quadro equilibrado entre homens e mulheres.
Sobre a Vellore Ventures
A Vellore Ventures é o braço de inovação do Grupo Vellore. Com foco no mercado matcon, a empresa paranaense é responsável pelas marcas Foxlux e Famastil, grandes players em importação e comercialização de produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas de construção, jardinagem e linha agrícola. A companhia anunciou sua entrada no universo da inovação e startups por meio de uma parceria com a FCJ Venture Builder, multinacional líder em venture building. Para mais informações, acesse: https://vellore.ventures/ ou @vellore.ventures
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