Aftas causas por aparelho dental: Como tratar
As aftas são pequenas úlceras rasas, que são ovais, brancas ou até mesmo amareladas e têm bordas avermelhadas e elas costumam medir 1 cm. Existem diversas causas para o surgimento dela, como por exemplo:
Sistema imunológico baixo;
Falta de vitamina B12;
Reações para bactérias bucais;
Enfermidades inflamatórias;
Traumas ou acidentes;
Estresse.
Entretanto, dentre outras causas que podem ser citadas para o surgimento da afta é o caso de um aparelho dental, como os alinhadores invisíveis.
Desse modo, caso queira entender mais sobre a afta, a sua relação com o uso de um aparelho, os seus sintomas e o tratamento, basta continuar a leitura. Dentro desse conteúdo, todos esses tópicos serão abordados.
Quais os sintomas da afta?
Assim como visto anteriormente, as aftas são pequenas lesões que aparecem dentro da cavidade oral, na maioria das vezes surge na mucosa bucal, embaixo da língua e na gengiva.
Elas são apresentadas como uma úlcera pequena arredondada, que costumam ter uma coloração branca ou amarela com bordas avermelhadas. A afta costuma aparecer de forma única na região da boca, mas em alguns casos, pode surgir mais de uma.
As causas da afta, assim como já visto, podem ser inúmeras, desde uma queda do sistema imunológico até mesmo fatores emocionais, como estresse e ansiedade. O uso de alinhadores, como um aparelho dental invisível, também pode ser colocado.
Os sintomas da afta são diversos, mas os principais que indicam o seu surgimento costumam ser:
Surgimento de uma pequena lesão;
Dor;
Febre;
Sintomas de mal-estar.
O primeiro é um dos mais comuns, afinal, a afta possui uma aparência única e possível de identificar facilmente.
Então, conforme já dito, ao notar uma pequena lesão arredondada com coloração amarela ou branca e bordas vermelhas, é um grande indicativo de que seja uma afta.
O segundo é um dos mais comuns e incômodos. A afta costuma surgir em diferentes locais da boca, seja embaixo da língua ou até mesmo na gengiva.
É justamente nessa região em que a afta está localizada onde é possível sentir uma forte dor, o que pode causar uma enorme dificuldade principalmente para comer, engolir e até mesmo falar.
Os últimos dois sintomas são menos comuns, mas também são fortes indicadores. Isso porque, não são todos os casos de afta, mas em alguns, é possível que sinta febre ou até mesmo um leve mal-estar.
Vale ressaltar que não existe nenhum exame específico que consiga diagnosticar a afta. Na maioria das vezes, um clínico pode auxiliar para identificar lesões, isso se houver a suspeita de algo pior.
Entretanto, é sempre bom se consultar periodicamente com um profissional dentista, podendo ser até mesmo um que aplique implante dentário para consultas rotineiras e outros possíveis diagnósticos.
Qual a relação entre a afta e o aparelho dental?
Dentre as diversas causas que podem provocar o surgimento de uma afta, uma das mais comuns e pouco comentadas é sobre o uso de um aparelho.
Isso porque, entre os motivos para uma afta são os traumas, que podem ser causados por diversos fatores, como acidentes ou quedas.
Entretanto, com o uso de um alinhador, seja ele um aparelho dentário invisível ou não, é comum que nos primeiros dias de uso ocorra um leve desconforto ou estranhamento. Isso pode causar mordidas na bochecha ou batidas na escova durante o momento da higienização.
Além disso, um aparelho fixo metálico conta com braquetes que podem gerar um atrito leve e assim, causar alguns traumas.
Portanto, todos esses fatores de um aparelho podem ser levados como consequência para o surgimento de uma afta.
Dessa forma, ao pesquisar sobre “aparelho invisível preço”, é preciso procurar bons profissionais que ofereçam conselhos para o não surgimento de uma afta no processo.
Qual o tratamento?
Vale ressaltar que não existe nenhum tratamento específico para o surgimento de uma afta. Afinal, elas costumam desaparecer depois de 15 dias. Porém, caso isso não ocorra, é preciso procurar um profissional dentista.
Além disso, existem outros tratamentos que podem ser feitos, como por exemplo, pomadas com anestésicos ou medicamentos anti-inflamatórios para o alívio da dor e do incômodo que costuma surgir.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Nenhum comentário