Últimas

Como escolher o melhor implante dentário para você: Dicas e cuidados

 O procedimento de implante dentário tornou-se muito procurado nos últimos anos, devido à possibilidade de recuperar o sorriso e mais do que isso, a felicidade e a autoestima.


O implante dentário é uma solução interessante que ajuda na recuperação de um ou mais dentes. O procedimento não é tão complexo como muitos imaginam, o desafio é escolher um tipo ideal.




O que é um implante dentário?

Antes mesmo de pensar em um tipo de implante, é importante entender o que é e como pode ajudar na sua saúde bucal.


O implante dentário é um procedimento odontológico que consiste em substituir os dentes perdidos por traumas, doenças periodontais ou outros problemas.


Basicamente, é colocar um dente novo no espaço que está sem o natural. Assim, é possível restituir as funções de fala, mastigação e a estética do sorriso que é tão importante para todos.


O implante é um procedimento permanente, ou seja, é colocado um pino de titânio no osso mandibular e faz uma função de base que dá apoio à prótese e funciona como se fosse uma raiz do dente.


Então, é importante saber que não existe um único tipo de implante, ou seja, esse nicho cresceu e hoje, há diferentes tipos que podem ajudar para cada caso em específico.

Tipos de implante

Antes de mais nada, é preciso saber que existem algumas opções mais comuns nos consultórios odontológicos, que são:

Implante dentário simples ou unitário

É recomendado para quem perdeu um elemento dentário ou até mais de um, desde que não estejam posicionados um ao lado do outro.


Então, é fundamental procurar o dentista assim que ocorrer a perda dentária, seja por problemas de carie no dente ou outras questões. 


Procurar o profissional é importante porque o organismo pode acabar absorvendo o osso maxilar com o passar do tempo e isso inviabiliza o procedimento de implante ou pode exigir um enxerto ósseo.

Implante duplo ou 2x3

É indicado para quem perdeu mais de três dentes consecutivos, ou seja, um ao lado do outro. 


Neste caso, os pinos que irão receber as próteses são colocados apenas em dois dentes das extremidades e fica um espaço do dente do meio livre para que a prótese que será posicionada corretamente.


Então, é uma opção que possui ótimo custo-benefício, além de ser excelente para quem perdeu mais de três dentes.

Implante com prótese overdenture

Overdenture, em português, sobredentadura que é um tipo de implante que utiliza de 2 a 4 pinos de titânio para fixar a prótese móvel. 


Embora ela fique presa ao implante, possui um sistema de encaixe que permite ao paciente removê-la para higienização e quando necessário. É indicado para casos de grande perda dentária.

Implante com prótese protocolo

Esse tipo de implante, assim como a prótese overdenture, é indicado para grandes perdas dentárias. 


Então, pode ser feito tanto na arcada inferior quanto superior e não necessita da instalação de um pino para cada dente, sendo necessário apenas de 4 a 6 pinos para as próteses.


Os pinos são posicionados de forma estratégica para receber a prótese fixa. Sendo assim, por ser fixo, não pode ser removido como uma dentadura.

Implante zigomático

Indicado para pacientes que não possuem estrutura óssea para receber o pino de titânio e funciona como uma alternativa para que a pessoa não precise passar pelo procedimento de enxerto ósseo.


Quanto mais o tempo passa e mais a pessoa demora para procurar o dentista, a estrutura óssea é reabsorvida pelo organismo. Pacientes, por exemplo, com atrofia muscular para fazer um implante, precisam de enxerto.


É nesse momento que o implante zigomático entra em cena, com pinos sendo posicionados no osso zigomático, conhecido como osso da bochecha ou malar. Então, ele é indicado apenas para a parte superior da boca.


Sendo assim, os implantes, assim como os alinhadores ortodônticos, possuem várias possibilidades e somente a avaliação profissional irá determinar o melhor tipo de implante conforme o seu caso, assim como o uso ou não de um aparelho autoligado.


Os materiais mais utilizados na confecção dos implantes são o titânio e a zircônia. Já as próteses podem ser fabricadas em porcelana ou resina.

Cuidados importantes com o implante dentário

Então, é muito importante manter uma rotina de cuidados antes e depois do implante, porque são esses cuidados que ajudam a garantir a durabilidade do procedimento. 


Além de evitar problemas de canal no dente e outros que podem prejudicar a arcada dentária. Então, esses cuidados são:


  • Evite cigarro e álcool;

  • Seguir corretamente as orientações do dentista;

  • Ter uma alimentação saudável;

  • Fazer a higiene bucal corretamente;

  • Não deixe de visitar regularmente o dentista.


Deste modo, seguindo corretamente todas as indicações do profissional e se preparando para o procedimento é o modo de ter um implante dentário e assim, recuperar as funções bucais e autoestima ao sorrir.


Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Nenhum comentário