Autoras brasileira e americana lançam livro para explicar o uso da Investigação Apreciativa (IA) no planejamento estratégico
Novo livro
explica como planejar estratégias a partir de pontos fortes das organizações
A
Investigação Apreciativa e todos os seus estágios, desde a descoberta dos
pontos positivos de uma organização até a sua aplicação está no livro ‘SOAR:
uma abordagem apreciativa a estratégia e planejamento estratégico’, fruto
de pesquisas e experiências desenvolvidas ao longo de anos de aplicação da
metodologia em organizações, pelas pesquisadoras Heide Castro, do Brasil, e
Jacqueline Stavros, dos Estados Unidos. As autoras se dedicaram a consolidar
esse conhecimento, ainda pouco difundido em literaturas brasileiras e, com
isso, contribuir para a melhor compreensão e prática do método, capaz de trazer
resultados inspiradores para toda a equipe.
O livro
será lançado dia 12 de maio, às 17h30, na livraria Martins Fontes (SP),
e é dedicado a gestores, líderes de negócios, administradores e empreendedores.
A obra ajuda a despertar a importância do Planejamento Estratégico com outro
olhar, usando a Investigação Apreciativa (IA) para moldar a forma de pensar
estrategicamente. A metodologia tem foco no que há de positivo e no que
realmente funciona nas organizações, sendo o ponto de partida para a análise SOAR
– que significa Strenghts, Opportunities, Aspirations e Results,
em português Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados. Tudo isso em uma
inspiração de visão do futuro, que, a partir de objetivos estratégicos, trará
resultados.
“Não
basta ter planos. Eles precisam ser implementados para alcançar as metas e
objetivos da organização. Disciplina, comprometimento e energia são necessários
nessa fase. Além de garantir que estamos cumprindo a missão e caminhando para o
futuro desejado, as metas e os objetivos devem ter ciclos de feedback para
monitoramento dos resultados e correção do curso, o que inclui definir quem
deve ser responsável pelo quê e quando”, esclarece Heide Castro, psicóloga,
professora e Practitioner em Investigação Apreciativa pela Case Western
Reserve.
Segundo
Heide, planejar é o primeiro passo para colocar em prática qualquer projeto ou
ação nas organizações e a tarefa exige o conhecimento do cenário atual, das
oportunidades e das ameaças futuras que podem impactar o negócio. “Embora o
planejamento estratégico aponte os caminhos para atingir um objetivo principal,
ainda é uma tarefa designada às lideranças e, muitas vezes, sem o envolvimento
direto das equipes, o que pode gerar resultados não tão assertivos”, completa.
No livro,
as autoras abordam o conceito de Investigação Apreciativa, que vai além de
consertar o que não está funcionando para criar algo maior e ainda melhor. E a
definição das ações, a partir dessa perspectiva positiva, envolve a
contribuição dos atores empresariais que, por meio do diálogo, constroem o
planejamento partindo de seus pontos fortes, levando a resultados
significativos e mensuráveis. Esses atores incluem pessoas de diferentes
departamentos e áreas da empresa, clientes, fornecedores e partes interessadas,
que são conduzidas, de forma organizada, a consolidar as informações relevantes
que serão analisadas na matriz SOAR. “É importante seguir a abordagem correta
para implementar o SOAR, o que envolve fazer as perguntas certas para estabelecer
uma conversa estratégica. O livro dá esse passo a passo de forma didática, com
exemplos de como conduzir esse diálogo”, explica Heide Castro.
O SOAR é
uma opção à matriz SWOT, método bastante utilizado para elaborar o planejamento
estratégico, e tem como princípio deslocar o foco nos problemas para promover
um clima positivo e influenciar os colaboradores a olhar as ameaças sob uma
nova perspectiva, criando um ambiente de cooperação profunda nas organizações.
Nos convida a olhar conforme as forças e os potenciais humanos e, assim,
corrigir falhas e promover mudanças. Mais do que uma intervenção pontual, o
SOAR é útil, especialmente, para momentos desafiadores como os que estamos
vivenciando atualmente, com incertezas, instabilidade econômica e política,
pandemia, entre outros.
Justamente
por contar com a participação de pessoas de todas as áreas e com a diversidade
de pontos de vista para levar os aspectos positivos ao centro das discussões, a
Investigação Apreciativa vem se tornando um modelo de cultura em algumas
organizações, especialmente aquelas que buscam gerar uma conexão verdadeira
entre as pessoas e promover um ambiente de cooperação pautado em potenciais
positivos.
“Incorporar
a análise SOAR a esse processo é o que permitirá a construção de um plano
participativo, com a entrega de soluções criativas para obter resultados
tangíveis e mensuráveis. Este é um pilar fundamental dessa estratégia, pois
fornece sinais que indicam se a empresa está ou não no caminho certo para a
consecução de seus objetivos. E quando eles são atingidos, a organização é
motivada a manter as mesmas tendências, dando continuidade aos processos
desenvolvidos”.
É
possível, ainda, ver exemplos práticos da aplicação da análise SOAR em
empresas, com ferramentas de apoio para definições, elaboração do planejamento
estratégico, indicadores e resultados de casos reais de superação de metas e
resultados inspiradores.
A
criação da Investigação Apreciativa -- No início da década de 1980, o
norte-americano David Cooperrider, professor e estudioso do comportamento
organizacional, criou uma abordagem batizada de “Investigação Apreciativa”
(IA), com o intuito de promover mudanças, bater metas e colher resultados de
forma menos difícil e mais leve. Na
contramão da cultura vigente, em que a atenção tem como foco o que falta e
o que dá errado, Cooperrider propôs uma pergunta essencial: “O que
dá ‘vida’ aos sistemas humanos? Em outras palavras, quando nos
sentimos mais vivos, o que gera essa ‘vida’? Não são os fracassos e as
fraquezas tão valorizados; são nossas virtudes e fortalezas”.
Sobre as autoras
Heide
Castro é Psicóloga e Practitioner em Investigação Apreciativa pela Case
Western Reserve. É professora convidada da PUC-PR e da FAE e trabalha com a
abordagem de investigação apreciativa em diferentes áreas, como educação, saúde
e desenvolvimento organizacional. Publicou vários artigos e livros sobre o
tema, incluindo "Investigação Apreciativa na Educação: Uma Abordagem para
a Melhoria da Qualidade da Educação" e "Investigação Apreciativa no
Desenvolvimento Organizacional: Uma Abordagem para a Mudança Positiva". É
autora do livro “SOAR: Uma abordagem apreciativa à Estratégia e Planejamento
estratégico” e coautora dos livros “Felicidade 360º”, “Ciência da Felicidade em
destaque” e em Portugal, “Educação para a Felicidade e o Bem-estar”.
Jacqueline
Stavros é consultora de gestão e professora do College of Business and
Information Technology na Lawrence Technological University. É reconhecida por
sua criação do SOAR, uma abordagem positiva ao pensamento estratégico,
planejamento, conversas e liderança, e é coautora de muitos artigos e livros
com dois recentes: Conversations Worth Having: Using Appreciative Inquiry to
Fuel Productive and Meaningful Engagement (www.cwh. today) e Learning to
SOAR: Creating Strategy that Inspires Innovation and Engagement (www.soar-strategy.com).
Trabalhou em todos os setores e em mais de 25 países usando a Investigação
Apreciativa (IA) e sua pesquisa baseia-se em IA, neurociência e psicologia
positiva para ajudar outras pessoas a entender como suas conversas influenciam
o bem-estar e a capacidade de sucesso. Seu trabalho foi apresentado na Forbes,
SmartBrief, Detroit’s Live in the D, People & Strategy, e em blogs e
podcasts de liderança e treinamento. Obteve o título de Doutora em
Administração em Construção de capacitação usando uma abordagem apreciativa:
Um processo relacional de construção do futuro da sua organização na Case
Western Reserve University. Possui MBA em Marketing Internacional pela Michigan
State University e bacharelado em Marketing pela Wayne State University.
Ficha técnica
Título: SOAR:
uma abordagem apreciativa a estratégia e planejamento estratégico. Editora
CRV
Lançamento:
12/05/23
Horário: 17h30
Local:
Livraria Martins Fontes (SP) -- Av. Paulista, 509
Preço sugerido: R$ 36,00
Nenhum comentário