A história do selo de verificação: Polêmicas, compras e marketing
De acordo com o Pós PhD em neurociências e CEO
da MF Press Global, Dr. Fabiano de Abreu, a nova fase do selo de verificação
trará mais protagonismo à imprensa
O selo de verificação nas
redes sociais é um símbolo que indica autenticidade e validação de contas de
personalidades, marcas ou organizações, geralmente representado por um ícone de
“check” azul, ele confere credibilidade e confiança ao perfil verificado,
mostrando que a conta pertence realmente à pessoa ou entidade.
Desde que surgiu, o selo de
verificação foi objeto de desejo de personalidades da internet e empresas em
ascenção como forma de validar seu sucesso e fornecer credibilidade suficiente
para abrir as portas para novas oportunidades profissionais, mas diversas
polêmicas e alterações marcaram a história dessa ferramenta.
A importância inicial do
selo de verificação e a máfia de vendas
Segundo o Pós PhD em
neurociências, jornalista e CEO da empresa de comunicação MF Press Global, Dr.
Fabiano de Abreu Agrela, as grandes empresas e personalidades foram a
principal razão para que o selo de verificação ganhasse tamanha importância.
“Quando o selo de
verificação começou as pessoas que eram realmente famosas que se destacaram e
se diferenciam conquistaram o selo de verificação, assim como grandes empresas,
e ele passou a ser associado ao sucesso dos perfis que o possuiam”.
“Com o tempo, pessoas
comuns também viram a oportunidade de obter um selo de verificação e, dessa
forma, ter mais fama nas redes sociais, essa alta demanda fez com que também
surgissem pessoas que prometiam o selo de verificação, mas acabavam aplicando
golpes, o que gerou diversas denúncias, começava aí a ‘máfia de venda de selos
de verificação’ que se autodenominavam assessores, mas que na verdade apenas
conseguiam matérias pagas” Explica Dr. Fabiano.
“O Meta não reconhecia os
sites que participavam desse esquema fraudulento, fazendo com que muitos
acabavam conseguindo o selo por vias antiéticas”.
Assinatura para selo de
verificação: A novidade irá resolver o problema?
Recentemente as principais
redes sociais, como Meta, dona do Facebook e Instagram, e o Twitter, anunciaram
programas de assinaturas que dariam direito a recursos especiais, entre eles, o
selo de verificação, o que levantou debates, mas de acordo com Dr. Fabiano de
Abreu, irá ajudar a imprensa a ter um papel mais importante na formação de
personalidades.
“Agora o selo de
verificação é para qualquer pessoa. O que é ruim para os influenciadores e
profissionais de maior destaque já que, terão que investir mais em assessoria
para as redes sociais e de imprensa como maneira de se destacarem mais. Será
ruim também para os autônomos que ganhavam dinheiro com "promessas"
de que conseguiriam selo, se passando por assessores. Também será ruim para
sites de notícias falidos, pequenos ou sites fakes que serviam de argumento
para vender matérias que destacavam os profissionais, com a promessa desses
pseudo assessores de que para conseguir o selo, deveriam ter matérias que os
destacassem”.
“Agora o grande
diferencial não será um selo de verificação e sim a real relevância de
determinada empresa ou personalidade e isso será ótimo para a imprensa que
passará a desempenhar um papel fundamental para quem quiser se diferenciar da
grande massa que passará a ter o selo de verificação” Afirma Dr. Fabiano de
Abreu.
Sobre Dr. Fabiano de
Abreu Agrela
O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.
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