Acquazero Estética Automotiva retoma seu projeto de internacionalização
A franquia de limpeza ecológica planeja estar presente em 18 países até dezembro de 2025
O franchising brasileiro tem conquistado ótimos
resultados neste início de 2023. No primeiro trimestre deste ano as franquias
do país registraram um aumento no faturamento de 17,2%, de acordo com o levantamento
feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Porém, não é só no mercado nacional que as franquias
têm obtido bons resultados. Somente no ano passado, as franquias brasileiras
cresceram 16% no seu número de unidades fora do Brasil. Dados divulgados pela
ABF, revelam que 213 redes brasileiras atuaram em 126 países em 2022.
A Acquazero Estética Automotiva –
especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial –
retomou o seu projeto de internacionalização no ano passado, participando de
missões comerciais patrocinadas pela Apex-Brasil e ABF, com as quais foi
expositora nas feiras de franquias em Paris (Paris Expo 2022) e México (FIF
Mexico 2022). Também participou de missões na
Colômbia e Peru, e em ação independente visitou
o Paraguai, onde realizou reuniões com potenciais investidores.
“Voltamos com determinação
para investir na internacionalização da Acquazero, agora mais moderna, e
contando com um novo departamento de internacionalização”, comenta Alex Mol,
COO e Chief of International Franchising da Encontre Sua Franquia (grupo
que detém a Acquazero).
Próximos países
Em maio deste ano, a Acquazero marcou presença no
Panamá, acompanhada da Apex-Brasil e ABF, além de vários
outros franqueadores brasileiros. Como em
outras missões o objetivo foi conhecer melhor o mercado e os seus desafios,
assim como prospectar possíveis investidores e candidatos a master franqueado
no respectivo país.
“Atualmente, temos um master franqueado na República
Dominicana, contando com uma unidade em implantação na cidade de Santo Domingo.
No próximo mês iremos acelerar o processo de expansão, pois acabamos de
inaugurar um novo conceito de loja, o Acquazero Black, tornando-a mais moderna
e elegante, com uma pegada automotiva. Fizemos inovações em processos, na
infraestrutura e criamos soluções que agilizam a execução dos serviços com
menor esforço e tempo. Tudo isso nos permite reduzir pela metade o tempo de
limpeza, assim como os custos de implantação e operação da loja, o que a torna
muito mais atrativa para os franqueados e clientes”, detalha Alex.
América latina
O foco principal da marca, hoje, é expandir o negócio
por quase toda América Latina, pelo fato de ser uma região que conta com países
que possuem grande potencial para receber uma franquia de limpeza ecológica.
“Acreditamos muito no potencial do nosso modelo de
negócio, por já existir uma aceitabilidade maior nesses países do que vem do
Brasil e suas crescentes valorização da sustentabilidade e preservação dos
recursos naturais, o que gera uma sinergia maior com a Acquazero”, salienta o
COO da Encontre Sua Franquia.
Mol ainda diz que já existem algumas redes de estética
automotiva que atuam por alguns países da região, mas nenhuma com a estrutura e
todo aparato que está por trás do negócio da Acquazero. “Possuímos mais de cem
colaboradores comprometidos com os franqueados, uma infraestrutura completa
para apoiá-los, ambiente de treinamentos e formação profissional, mas é a
tecnologia que tem sido nosso grande diferencial e já está preparada para a
internacionalização, fazendo com que a Acquazero também se diferencie nos
países aonde chegar.”
Projeções
A rede iniciou o processo de internacionalização no
segundo semestre de 2019 e após um período de pausa, durante a pandemia, voltou
a crescer no exterior. Para 2023 a marca tem planos de alcançar de três a
quatro operações fora do Brasil e iniciar o
processo de expansão, através de master franqueados, em 18 países diferentes -
da América Latina, América do Norte, Europa e Emirados Árabes - até o final de
2025.
A marca já possui operação no estado da Flórida,
Estados Unidos. Além de estar em processo de iniciação para novas operações em
países como a Austrália, República Dominicana e Paraguai. “Agora, a estratégia
é trabalhar em mercados prioritários definidos para o momento, como o México,
países da América Central, América do Sul e na Europa como Portugal, Espanha,
Itália e Reino Unido, além de avaliarmos no segundo semestre Dubai”, finaliza
Mol.
Sobre a Acquazero Estética Automotiva
A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica e faz parte da holding Encontre Sua Franquia. No mercado há 14 anos, é a maior rede brasileira do segmento e oferece mais de 20 tipos de serviços automotivos. Além de contar com a limpeza, higienização e impermeabilização de estofados residenciais e limpeza para embarcações e carro-forte. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. A Acquazero possui dois modelos de negócio, o Delivery e loja física, com investimento a partir de R$ 25.600,00. www.acquazero.com
Nenhum comentário