Fragmentação é estratégia usada para manter consumo apesar do aumento de preços
Pesquisa
da Kantar mostra como latino-americanos administram as compras em tempos de
inflação
Globalmente,
o ano de 2023 tem sido marcado pelo medo de uma forte desaceleração econômica,
resultante das medidas para reduzir a inflação. Essa é uma preocupação bastante
razoável, já que o cenário atual é marcado pelo aumento de preços dos produtos
de consumo massivo e pela redução do poder de compra.
A
América Latina, no entanto, mostra-se resiliente em absorver o impacto
inflacionário e manter o consumo, conforme aponta o Consumer Insights 2023,
estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Com
Brasil e México como referência, a cesta básica na América Latina apresentou
crescimento em valor acima da inflação e performance positiva em volume. Em
paralelo, outras regiões do mundo não tiveram crescimento em valor —
protagonizando, inclusive, queda em volume. Isso significa que, enquanto o
consumidor latino-americano absorve o impacto da inflação para seguir
comprando, o global reduz o consumo.
Ao
considerar os aumentos de preço dos produtos de consumo massivo, o estudo
mostra que os consumidores deveriam estar comprando 75% da quantidade que
adquiriam há dois anos. Porém, este índice está em 99%. A questão é: como eles
reduziram apenas 1% do nível de consumo mesmo com a inflação? A resposta está
na fragmentação oportunizada pela omnicanalidade; o consumidor visita mais
canais de compra buscando os mais atrativos para seu bolso.
Nessa
dinâmica, o consumidor latino-americano optou por fazer compras menores, mais
frequentes e com maior experimentação. Diminuindo ligeiramente o volume de cada
categoria para manter o número de categorias compradas, as compras têm sido 12%
menores e com visitas a 18% mais canais. Com isso, está adquirindo duas
categorias e seis marcas a mais do que há dois anos.
Além
disso, o consumo de bens de consumo massivo na América Latina pode ser
considerado muito básico, ao contrário de outras regiões. Sendo assim, os
consumidores se esforçam para manter os níveis de compra, diferente de países
desenvolvidos, onde os shoppers podem tirar do carrinho produtos não
essenciais.
Vale
destacar que esse não é um movimento recente. Ele começou no final de 2021,
quando a inflação acelerou. Agora, em 2023, o que se vê é a repercussão desses
hábitos. Isso significa que, embora a pressão econômica siga forte, as famílias
já parecem ter incorporado bem essa nova estratégia de manutenção de consumo.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e
consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende
como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao
combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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