Golpe do QR Code: O estabelecimento tem dever de ressarcir o cliente? Advogada explica
Segundo a advogada Dra. Lorrana Gomes, o
estabelecimento tem responsabilidade sobre a segurança dos clientes
Os crimes estão cada vez
mais utilizando recursos tecnológicos para fazer mais vítimas, o recurso do
momento é o QR Code.
O QR Code é uma espécie de
código-símbolo que após ser escaneado redireciona o usuário para algum link
específico, sua praticidade logo fez com que se tornasse um meio popular de se
realizar pagamentos ou ter acesso a conteúdos de forma rápida.
Como funciona o novo golpe?
O golpe consiste em
substituir o QR Code original de um estabelecimento por outro, que na verdade
redireciona o usuário para um link malicioso capaz de roubar os dados do
celular do consumidor e usá-los para aplicar diversos tipos de golpes através
da internet.
Para isso ,os criminosos
visitam anteriormente o local e analisam a forma como o QR code é
disponibilizado, então imprimem um em formato similar e colam por cima do
original, fazendo com que os clientes o escaneiem sem saber.
Nestes casos, o
estabelecimento tem responsabilidade?
De acordo com a advogada e
consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, o estabelecimento tem o dever de
garantir a segurança do cliente no local.
“Nesse tipo de caso, pode
parecer que o estabelecimento também está sendo vítima, no entanto, ele tem o
dever de garantir a segurança do cliente, em especial pela ferramentas que ele
disponibiliza”.
“De acordo com o Código
do Consumidor, o fornecedor de serviços responde, independentemente da
existência de culpa, pela reparação dos danos, materiais ou morais, causados
aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por
informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos, ou seja,
cabe ao estabelecimento utilizar técnicas para impedir esse tipo de ação que
possa lesar o consumidor”.
Como evitar esse tipo de
golpe?
1. Esteja atento aos
detalhes: Ao escanear um QR Code, observe cuidadosamente se há algum sinal
de adulteração. Verifique se o código parece danificado, se há adesivos
sobrepostos ou se algo parece fora do lugar, se notar qualquer irregularidade,
evite escanear o código e informe imediatamente o estabelecimento.
2. Utilize um aplicativo
confiável: Certifique-se de que está
utilizando um aplicativo de leitura de QR Code confiável, baixado de uma fonte
segura, como a loja oficial do seu sistema operacional. Verifique se o
aplicativo está atualizado, pois as atualizações frequentes podem incluir
melhorias de segurança.
4. Comunique-se com o
estabelecimento: Caso você desconfie de
qualquer irregularidade no QR Code, informe imediatamente a equipe do
estabelecimento. Ao relatar suas suspeitas, você não apenas protege a si mesmo,
mas também ajuda a prevenir que outros clientes sejam vítimas do mesmo golpe.
Sobre a Dra. Lorrana Gomes
Lorrana Gomes, Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162,
fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada
em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito
Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Pós graduada em Processo do
Trabalho. Membro da Comissão de Admissibilidade do Processos Ético Disciplinar
da OAB/MG. Autora de diversos artigos jurídicos.
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