Últimas

Miriam Squeo, italiana apaixonada pelo Rio, estreia na literatura com romance sáfico

Viagens e encontros costuram o enredo provocante de “Por trás dos meus cabelos”, com personagens e fatos inspirados na história pessoal da autora

No Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a italiana Miriam Squeo (@miriamsqueo) lança no Brasil seu primeiro livro "Por trás dos meus cabelos" (Autografia), romance sáfico inspirado em amores vividos e descobertas da própria sexualidade. O enredo apimentado percorre várias cidades do mundo, como Milão e Paris, mas é no Rio de Janeiro, cidade do Carnaval e da diversidade, que a história realmente se desenrola e toma novos rumos. Miriam se apaixonou pela Cidade Maravilhosa, onde se permitiu viver com fluidez novas experiências sexuais, rompendo suas próprias barreiras.

"Por trás dos meus cabelos" é um mergulho na jornada de autodescoberta de uma mulher que desafia as expectativas impostas pela sociedade. O romance aborda temas relevantes, como amor, amadurecimento e aceitação pessoal, enquanto abraça a diversidade e destaca os prazeres sexuais entre mulheres. Ao longo da história, a protagonista percorre uma linha do tempo com sua trajetória desde a vida simples na pequena cidade do Sul da Itália, destaca as relações familiares, o sucesso profissional, as perdas emocionais e a busca pela própria identidade e autoamor.

“Essa obra é um marco na minha trajetória pessoal, pois retrata com franqueza meu caminho em busca do amor, do prazer sexual e da liberdade. Hoje me considero uma mulher livre, mas até chegar aqui percorri uma estrada de muitos desafios na busca de me tornar a mulher que sempre sonhei”, diz a autora, que também espera desmistificar o amor entre mulheres. “Acho que ainda existem poucas referências na literatura sobre o amor entre mulheres, especialmente na idade adulta. Espero que meu livro possa ser para outras mulheres a referência que eu gostaria de ter tido acesso ao curso das minhas experiências."

Outro mito que precisa acabar, de acordo com a autora, e que o livro também aborda é de que as relações entre mulheres são perfeitas. “Assim como em qualquer relação, o amor entre mulheres também é complexo, podendo ser abusivo ou tóxico e dar margem para nos perdermos. Por isso, a reflexão sobre o amor próprio deve vir em primeiro lugar, sempre!”. 

Para Miriam, escrever o livro em português, uma língua que ela começou a estudar há pouco mais de três anos e hoje é fluente, foi natural. “Sinto que o português é uma língua 100% minha. Claro que se estivesse escrito em italiano, minha língua materna, teria muito mais riqueza de detalhes, mas como boa parte das coisas que vivi e são retratadas no livro estão relacionadas ao Brasil, foi muito natural me expressar em português”.


 

Trecho do livro:

“...Quando entramos, o beijo se intensificou, contra a parede da sala, no sofá, no quarto, enquanto cada peça de roupa caía no chão. Beijar a barriga, abrir a calça, ficar pele contra pele, na cama, com uma mulher. Embora fosse totalmente novo para mim, não precisei de nenhuma instrução. Eu a olhei intensa­mente, encontrei no fundo dos seus olhos aquele não sei o quê, que me tirava o ar, quando se tornava mais intenso. Os sexos molhados, os beijos que já tinham aprendido a ir em qualquer direção, gemidos, mãos cruzadas. Sorri para ela, os nossos dedos se cruzaram de novo, de um jeito tão natural, como se sempre tivesse sido assim.”

SOBRE A AUTORA

Miriam Squeo nasceu em Trani, cidadezinha do sul da Itália, mas há três anos escolheu o Rio de Janeiro como lar. A gringa mais carioca, como se autointitula, é apaixonada pelo Carnaval, pela diversidade e espontaneidade da Cidade Maravilhosa. De origem humilde, saiu do interior e ganhou o mundo, trilhando uma carreira de sucesso. Atualmente, é diretora de marketing do escritório brasileiro de uma multinacional francesa de cosméticos. Sua paixão pela escrita e sua experiência pessoal inspiraram seu primeiro livro “Por trás dos meus cabelos”, com o qual espera ajudar outras mulheres que estejam atravessando as dúvidas e desafios que enfrentou até se descobrir bissexual. 

 

FICHA TÉCNICA
Por trás dos meus cabelos
Autora: Miriam Squeo
Editora Autografia
1ª edição, 2023
166 páginas
Preço no Brasil: R$ 55,90 
Distribuição nacional:
Livro físico pronta entrega: Livraria Travessa de Ipanema.
Livro físico ou e-Book vendas online:
Amazon, Americanas, Submarino, Shoptime, Google Play e Autografia.
Distribuição Internacional:
Amazon (apenas em português).

Redes sociais: @miriamsqueo e @portrasdosmeuscabelos

Fotos de divulgação: Alessandra Lima

Nenhum comentário