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Para quem o trabalho de assessoria de imprensa é recomendado?

Não somente as empresas beneficiam desse tipo de serviço para levar conteúdo a seu público; influenciadores, médicos, artistas, empresários entre muitos outros profissionais recorrem ao trabalho de um assessor de imprensa

 


Diferente do que boa parte das pessoas pensam, o trabalho de assessoria de imprensa não se restringe apenas às empresas. Políticos, artistas, pessoas físicas, instituições governamentais, médicos, influenciadores digitais, ONGs, entre muitos outros, também têm acesso a esse tipo de serviço tendo em vista que o objetivo principal é que seja reconhecida e tenha autoridade no mercado de atuação com a criação de uma comunicação mais efetiva.

 

Mas afinal, o que faz a assessoria de imprensa? O trabalho feito por um jornalista está na mira daqueles que querem divulgar conteúdos, produtos, serviços, etc. na imprensa, e serve até mesmo como uma comunicação eficiente em momentos de crise.

 

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia - explica que o papel principal da assessoria de imprensa é auxiliar aqueles que querem manter o contato do seu negócio com os veículos de comunicação. Para isso, o trabalho parte da criação de press releases com assuntos que remetem ao negócio, a pessoa, etc. Mas atenção, nem toda informação tem potencial de se tornar notícia que possa ser veiculada na imprensa.

 

“O trabalho do assessor se resume na busca de conquistar espaços na mídia sem fazer investimentos neles, ou seja, trabalhar com mídia espontânea, o que gera maior credibilidade e confiança para a marca ou empresa que está representando. Para que isso ocorra, há essa necessidade na produção de material e divulgação que desperte o interesse dos veículos de comunicação. Outra dica importante é criar networking com jornalistas, mantendo sempre esse relacionamento. Se fazer presente para que quando surgir oportunidades, esse jornalista lembre de você e seu negócio”, diz a diretora.

 

Além da elaboração de press releases, o assessor de imprensa também é responsável pela criação de sugestões de pautas, comunicados de imprensa e acompanhamento de entrevistas, tem um papel estratégico no desenvolvimento da comunicação empresarial.

 

“Contar com uma boa assessoria é possível sim transformar o cliente em uma autoridade no assunto e gerar credibilidade. Mas é claro que isso não acontece da noite para o dia, é um processo a médio e longo prazo. O profissional que contrata o trabalho de assessoria tem que ter em mente que para aparecer nos veículos tem que se fazer presente, ou seja, criar um “corpo” para o seu negócio. E isso é possível através da pulverização de informações relevantes ao público de forma geral, de acordo com o nicho de atuação”, explica Renata.

 

A jornalista pontua que entre os benefícios ao contratar esse trabalho está a redução de custos ao divulgar materiais de forma orgânica, aumento da autoridade, e maior visibilidade, já que alcança portais, jornais impressos, revistas, rádio e TV. Vale lembrar que esse trabalho é muito interessante principalmente para fortalecimento da marca; estar constantemente na mídia; enfrentar momentos de crise; alcançar um público maior; divulgar eventos e lançamentos de produtos.

 

Como encontrar a assessoria de imprensa ideal?

 

Como encontrar a agência ideal para o que você procura? Brito explica que deve ser levado em conta a experiência comprovada da assessoria, inclusive com cases de sucesso; o custo-benefício, já que muitas vezes o barato pode sair caro, daí a necessidade de pagar um preço justo pelo trabalho.

 

“Para mensurar os resultados obtidos com o trabalho da assessoria, a Fatos&Ideias envia diariamente ao cliente o clipping (todas as notícias que saíram na imprensa sobre sua marca) e costumamos enviar mensalmente o relatório de ações trabalhadas naquele mês. É possível afirmar que a assessoria de imprensa se resume em criar estratégias para aprimorar a comunicação da marca, e esse tipo de trabalho é muito importante em qualquer negócio”, finaliza Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.

 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

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