Últimas

Univali promove encontro internacional de pesquisadores

4ª edição do Science Day foi nesta quinta, 22, em Itajaí

Foto/Dales Hoeckesfeld

Nesta quinta, 22, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu a 4ª edição do Science Day, evento que reúne pesquisadores e professores com o objetivo de promover a interação científica. O encontro desta edição foi realizado em Itajaí, no espaço Beira Bar Eventos. A programação teve atividades remotas e presenciais e a contribuição de estudiosos de universidades parceiras do ecossistema internacional.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, explica que o encontro tem como objetivo central expandir o conteúdo científico para além dos muros da Universidade. Além disso, o evento transnacional também visa divulgar a expansão do processo de inovação e geração de conhecimento, fortalecer a cooperação científica internacional e facilitar a busca comum para a solução de problemas entre os países.

“A ideia é oferecer um ambiente mais descontraído para estes grupos de pesquisa conversarem, conhecerem o trabalho uns dos outros, interagirem e, a partir disso, novas parcerias serem estabelecidas. Hoje podemos afirmar que o Science Day é um projeto vitorioso, que foi crescendo gradativamente, incluindo cada vez mais pessoas e, nessa quarta edição, rompeu as barreiras do país para tornar-se um evento internacional, com parceiros de todos os continentes participando ativamente da programação”, destacou.

O pesquisador português Miguel Pereira Rocha, professor da Universidade do Minho, disse considerar importante a integração com os outros pesquisadores. “Eu tive a oportunidade de conhecer a Univali de perto e ver o que os seus professores estão produzindo aqui no Brasil. Foi uma experiência muito interessante. Percebi um grande interesse em pôr as pessoas a falar sobre as suas áreas e considero isso muito importante porque é uma oportunidade de divulgar a ciência e apresenta-la à comunidade”, afirmou.

A gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali, professora Fátima de Campos Buzzi, destacou que o evento teve o trabalho de muitas mãos e também ofereceu aos participantes a oportunidade de falar sobre ciência em diferentes línguas. “Além do português do Brasil e de Portugal, nós tivemos conteúdo em inglês, espanhol e italiano. Houve grande diversidade de participantes, das mais variadas áreas do conhecimento e o engajamento de todos foi fundamental para que o resultado dessas discussões se efetive em futuras parcerias e novos projetos internacionais”, afirmou a docente.

“Deste a primeira edição o Science Day nos permite reunir a expertise de várias áreas, compartilhar, debater e propagar o conhecimento, avançar na ciência e também buscar novas parcerias e soluções para os problemas da nossa sociedade. Este projeto foi sonhado, se tornou realidade, cresceu e conquistou engajamento internacional. Quero agradecer a todos que contribuíram para este resultado fantástico”, afirmou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.

Novos canais de divulgação da ciência

Durante a 4ª edição do Science Day também foram apresentados dois novos projetos da Univali que buscam dar maior visibilidade à produção científica utilizando, para isso, linguagem simples e formatos que possam ser distribuídos nas plataformas digitais.

Um deles é o Minuto Univali, que será conduzido pela Gerência de Marketing e Comunicação (GMC) da Universidade. A iniciativa contempla a produção de um vídeo mensal de curta duração, que apresentará conteúdo de pesquisa produzido por pesquisador da Univali e será publicado no canal da instituição no Youtube. O estudo também será transformado em matéria jornalística, que será publicada no site da Univali e divulgada à imprensa. Além disso, o conteúdo da pesquisa também será veiculado nas demais mídias sociais da Universidade, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

A outra proposta consiste na produção do podcast Ciência ao Ponto, que busca dar espaço à ciência por meio de um bate papo, informal e acessível à comunidade, com um pesquisador da Universidade. O conteúdo será produzido e distribuído pelo Sistema Educativo de Rádio e TV Univali utilizando também as redes sociais para a sua divulgação.

Apoio

A 4ª edição do Science Day, foi realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc, do Uniinova - Hub de Inovação da Univali, da Beer House Cervejaria e Beira Bar Eventos. 

Nenhum comentário