Acquazero Estética Automotiva lança novo modelo de negócio com investimento inicial menor
A franquia também lançou inovações, oferecendo mais agilidade nos serviços e rapidez na implantação de novas lojas
Pensando em
atingir uma maior fatia de empreendedores, a Acquazero Estética Automotiva
– especializada em limpeza ecológica e estética automotiva – reformulou,
recentemente, o seu modelo de negócio loja física para uma versão com
investimento inicial mais em conta e atribuiu inovações, como agilidade no
atendimento e mudança no layout da loja.
A rede de estética
automotiva, que conta com 550 unidades espalhadas pelo Brasil, teve como
principais mudanças no seu negócio a alteração da cor da loja, saindo de azul
para o preto, mudança no nome da marca e a queda robusta no investimento
inicial da franquia.
O diretor
executivo da Acquazero, Henrique Mol, afirma que eles passaram a sentir a
necessidade de mudar o negócio em vários aspectos, ainda mais com um cenário
econômico mais complexo. “Devíamos tornar o nosso modelo operacional mais
eficaz. Por isso, tínhamos que inovar com agilidade e eficácia, para oferecer
aos nossos franqueados um modelo de negócio muito mais rentável.”
Alex Mol, COO e
Chief of International Franchising da Encontre Sua Franquia (grupo que detém a
Acquazero), também detalha que a lavagem passou a ser duas vezes mais rápida do
que antes. “E ainda está com uma maior qualidade, o que ajuda a atrair e reter
mais clientes. Para o franqueado que está começando, o menor investimento e
tempo mais curto para ter a loja funcionando, são uma das vantagens.”
Serviço mais
ágil
Uma das novidades
do modelo Acquazero Black é o tempo de serviço reduzido. Agora, a lavagem
ecológica é feita em 45 minutos, com apenas um lavador, o que antes era feito
em duas horas e com dois lavadores.
Alex afirma que
isso é possível por conta da criação do sistema de pressurização e o
Workstation Cart. “O sistema de pressurização é formado por compressor,
tubulação no teto, mangueiras e conectores que são ligados às pistolas de
pintura para aplicação dos produtos que utilizamos nos automóveis. O
Workstation Cart é um carrinho que é a estação de trabalho do lavador, a qual
permite ser levado de um lado para o outro do carro, colocando próximo do
lavador tudo o que ele precisa para a execução dos serviços.”
Baixo
investimento e rápida implantação
O sonho de todo
empreendedor é ver o seu negócio em funcionamento o mais rápido possível.
Pensando nisso, outra inovação revelada pela Acquazero na nova opção de negócio
é a rápida implantação do negócio. O que antes levaria quase um ano de espera,
agora poderá ser finalizado em dois meses.
“Em média, serão
60 dias para entregar a loja, a partir da contratação do ponto comercial,
anteriormente levava 240 dias. Isso acontece graças aos componentes da
infraestrutura e da prestação dos serviços serem mais fáceis e rápidos de serem
implementados. Também agilizamos os nossos processos de implantação do setor de
implantação, pertencente ao departamento de sucesso ao franqueado”, explica
Alex.
Além de todas
essas inovações e mudanças na infraestrutura, o negócio também passou a ter um
investimento inicial menor, para uma loja de duas vagas, com metragem mínima de
45m² a 50m².
“O investimento
inicial do Acquazero Black é de R$ 110 mil (incluso taxa de franquia, capital
de giro e taxa de instalação). O faturamento bruto médio mensal começa em R$ 17 mil atingindo uma média de R$ 38 mil em até 12 meses, com rentabilidade de 37% e o prazo
de retorno em 24 meses”, afirma o COO da Encontre Sua Franquia.
Adaptação dos
franqueados
Pelo fato de a
loja ter alterado sua cor do azul para o preto, os antigos franqueados da
Acquazero terão que fazer adaptações nas suas unidades, para manter o padrão da
franquia.
“Eles terão 12
meses para fazerem uma transição, que poderá ocorrer parcialmente, mas
recomendamos começar adotando o sistema pressurizado com o Workstation Cart.
Além disso, eles deverão fazer um investimento de aproximadamente R$ 16 mil a
cada duas vagas”, salienta o COO.
Squad de
inovação
Essas mudanças no
modelo loja física da Acquazero só foram possíveis por conta do seu Squad de
Inovação, que buscou por alternativas mais econômicas, porém mantendo e
aumentando a qualidade e eficiência de todo sistema operacional que a franquia
possui.
“Esse squad é
composto por sete colaboradores, sendo uma especialista técnica e treinadora
dos franqueadoras, o diretor geral da Zaplus Car (franquia que pertence ao
grupo Encontre Sua Franquia), gerente de expansão da Acquazero, designer da
marca e dois consultores da franquia, além de mim como o COO da holding”,
detalha Alex.
De acordo com
Alex, agora o novo objetivo da equipe é trazer inovações para o modelo
Delivery. “Estamos em busca de estratégias que possam reduzir o tempo de
execução dos serviços, mantendo ou melhorando a qualidade, tendo custos
operacionais mais baixos e, consequentemente, aumentando a rentabilidade do
franqueado.”
Projeção
Em junho foi
inaugurada a primeira unidade Black da Acquazero, na cidade de Lagoa Santa/MG.
Além disso, a marca já conta com oito unidades do modelo vendidas, nas cidades
de Aracaju/SE, Itabuna/BA, Goiânia/GO, Santa Cruz do Sul/RS, Cuiabá/MT,
Salinas/MG, Anápolis/GO e Rio de Janeiro/RJ.
“As nossas
expectativas são as melhores, pois assim como nós gostamos muito do resultado
do novo modelo de loja, também gerou muitos elogios por parte dos nossos
clientes. Acreditamos que a Acquazero Black será um novo marco de
desenvolvimento no mercado nacional e internacional”, garante Alex.
A estimativa da
marca é de vender mais de 60 unidades apenas do modelo Black até o final deste
ano.
Sobre
a Acquazero Estética Automotiva
A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica e faz parte da holding Encontre Sua Franquia. No mercado há 14 anos, é a maior rede brasileira do segmento e oferece cerca de 20 tipos de serviços automotivos. Além de contar com a limpeza, higienização e impermeabilização de estofados residenciais e limpeza para embarcações e carro-forte. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. A Acquazero possui dois modelos de negócio, o delivery e loja física, com investimento a partir de R$ 25.600,00. www.acquazero.com
Nenhum comentário