Com a inflação, a lealdade das marcas cai na América Latina
Relatório analisa decisões de consumo feitas pelos
clientes da região
Apesar de ser um fenômeno global, a inflação é especialmente
sentida na América Latina. Tanto que os consumidores perderam 25% de seu poder
de compra nos últimos dois anos. Isso é, no fim de 2022, US$ 100 compravam 30 unidades a menos
do que em 2020.
De acordo com o Brand Footprint LATAM 2023, relatório produzido
pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, essa retração levou
as pessoas a racionalizar as compras. Em 2022, os latino-americanos visitaram 18%
mais canais do que no ano anterior, para aproveitar os melhores preços, e
compraram, em média, 93,4 marcas – quase cinco a mais do que em 2021 –, com o
objetivo de avaliar o custo-benefício.
Com o aumento nas escolhas de marcas surge a luta pela atenção do consumidor.
Nessa batalha, as pequenas e médias empresas mostram seu potencial, abocanhando
71% da região. A Kantar ainda ressalta que o desempenho de tamanho pequeno e
médio é melhor, com equilíbrio de 50% de crescimento e 50% de retração, contra
40% e 60%, respectivamente, das marcas de outros tamanhos.
Independentemente do porte, a penetração (número de pessoas que compram determinada
marca) é mais do que nunca a chave para o crescimento na região – especialmente quando a fidelidade diminui. Nesse contexto,
as empresas regionais se saíram ligeiramente melhor do que as globais. Enquanto
o primeiro grupo aumentou seu CRP em 0,1%, o segundo retraiu em 0,2%.
É válido destacar que CRP – ou Consumer Reach Points – é uma
métrica original da Kantar, que mensura a
quantidade de vezes que uma marca é escolhida no ponto de venda.
Em relação às marcas mais compradas, o Top 5 permanece
consistentemente forte, mas estagnado. Entre as empresas mais escolhidas na
América Latina, apenas uma está crescendo. Na quarta posição, a Pepsi conseguiu aumentar seu CRP em 2%.
O ranking é formado por Coca-Cola (1º colocado e - 4% no CRP), Colgate (2º
lugar e -1% no CRP), Bimbo (3ª posição e -7% no CRP) e Grupo Lala (5ª colocação
e -2% no CRP).
Os dados acima fazem parte do relatório Brand Footprint LATAM
2023, que analisa as decisões de compra feitas pelos clientes
latino-americanos. O material abrange mais de 5 mil marcas locais e 37 mil
globais. Contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população
regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala,
Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia,
Equador, México e Peru.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights
e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais
entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem.
Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações www.kantar.com/latin-america.
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