Recommerce atraiu mais de 7 milhões de brasileiros, em 2022
Para Alex Moro, especialista em marketplace, dá dicas de como lucrar nas plataformas de ecommerce sem capital
ou estoque
Hoje, com o avanço do comércio digital feito por gigantes do marketplace, como a Amazon e o Mercado Livre, lojistas independentes se beneficiam da reputação e visibilidade dessas plataformas para promover uma economia circular, colaborativa e sustentável – o que vem ganhando força e forma com o termo “recommerce”. Não à toa, segundo dados recentes do Mercado Livre, mais de 7 milhões de brasileiros utilizam a plataforma para vender produtos usados. Outro dado do levantamento chama atenção: mais de 38 milhões de produtos usados são listados na plataforma a cada mês. De acordo com Alex Moro, especialista em marketplace, o mercado de venda de itens usados na internet está em pleno crescimento, gerando, inclusive, uma segunda fonte renda para os brasileiros.
"As plataformas de ecommerce,
como o Mercado Livre, se tornaram uma alternativa eficiente para os brasileiros
que desejam se desfazer de itens que não usam mais. Além de oferecer uma vasta
gama de mercadorias usadas para compra, com preços mais atraentes, esse tipo de
revenda evita o desperdício de itens e o descarte, promovendo a
sustentabilidade e uma economia colaborativa. Em resumo, o benefício é mútuo:
os lojistas vendem mais e as redes varejistas ampliam o portfólio",
comenta Moro, que também é CEO do Efeito Empreendedor, 1ª escola on-line voltada para vendas nesse segmento, onde o
santista já educou mais de 17 mil alunos.
O setor de recommerce
também desponta como uma tendência promissora para empreendedores que buscam
lucrar e ainda contribuir para um futuro sustentável. O processo consiste em
comprar e vender produtos usados, promovendo a reutilização e a redução do desperdício.
Com a ascensão dessa tendência, os consumidores brasileiros têm encontrado uma
maneira prática e lucrativa de se desfazer de itens usados e adquirir produtos
de qualidade por preços mais acessíveis. O Mercado Livre, por exemplo, já
se estabeleceu como uma das principais plataformas de e-commerce no Brasil.
Segundo o especialista Alex Moro, que também é influencer oficial do Mercado
Livre, é possível empreender em 2023 sem capital ou estoque, com custo zero e
apenas conhecimento e estratégia no segmento. “Se você tem produtos na sua casa
que não estão mais em uso, eles serão úteis para outra pessoa e ainda vão te
gerar renda. Com base nessa estratégia, além de ajudar outra pessoa a adquirir
aquele produto em condições mais acessíveis, o empreendedor ainda começa sua
loja on-line sem investimento inicial”, argumenta.
Alex Moro ensina para os seus alunos
Brasil afora como o ecommerce pode abrir portas para quem está desempregado ou
precisando complementar a renda familiar. "Hoje o Mercado Livre atinge
todos os públicos, não importa se você é um lojista que quer ampliar a área de
atuação do seu negócio e potencializar as vendas do seu espaço físico, se você
está desempregado ou se precisa fazer uma renda extra para a família. A plataforma
oferece oportunidade para todos, possibilitando até mesmo a venda de produtos
usados, para quem ainda não tem capital para investir na primeira leva de
produtos”, comenta.
Para Moro essa tendência de
recommerce é impulsionada tanto pela facilidade de uso das plataformas
quanto pelo desejo dos consumidores de encontrar produtos de qualidade a preços
mais baixos. "A recessão econômica no Brasil nos últimos anos fez com que
os consumidores se tornassem mais conscientes do valor do dinheiro. Eles
aprenderam a vender coisas usadas na internet como uma forma de obter renda
extra e como um método econômico para satisfazer suas necessidades de
consumo", explica.
Outro dado interessante
ressaltado por Moro é o crescimento do número de pessoas que utilizam a
internet para aprender a vender produtos usados. Segundo ele, os brasileiros
estão buscando informações, tutoriais e dicas on-line para otimizar suas vendas
e maximizar seus lucros. "Com a popularização das redes sociais e dos
blogs de economia, muitos brasileiros têm se dedicado a aprender as melhores
práticas para vender produtos usados na internet. "Eles estão investindo
tempo e energia para criar anúncios atrativos, tirar fotos de qualidade e
estabelecer uma reputação positiva como vendedores confiáveis", argumenta.
Esse direcionamento veio
para ficar e representa uma oportunidade valiosa tanto para consumidores quanto
para vendedores. "As plataformas de e-commerce, como OLX e Mercado Livre,
estão transformando a maneira como compramos e vendemos produtos usados. Essa
nova realidade oferece benefícios econômicos significativos para todas as
partes envolvidas e tem um impacto positivo tanto na sustentabilidade ambiental
quanto na economia brasileira como um todo", argumenta. O segmento de recommerce
também se mostra uma oportunidade de negócio para pequenos empreendedores. Com
um baixo investimento inicial e possibilidade de trabalhar de forma online, é
possível iniciar um negócio nesse ramo com relativa facilidade.
Grande entusiasta do recommerce, Gabriel Arantes,
de 40 anos, consultor de HSE, utiliza os sites para vender e comprar coisas
usadas há alguns anos. "O que me motiva a usar, é a facilidade de compra e
também a gama de ofertas. Em plataformas como a OLX eu consigo fazer uma
comparação de preço, porque em cada cidade existe uma demanda de cada produto,
então acabo adquirindo de um lugar que o pedido para aquele produto é
baixo", comenta Gabriel.
Por outro lado, Gabriel também utiliza os
ecommerce para vender produtos usados. "As coisas que eu mais compro são
eletrônicos, itens para criança e vestuário e vendo eletrônicos e roupas",
finaliza.
Sobre Alex Moro:
Alex Moro é um dos pioneiros na especialização de vendas por meio de marketplace no Brasil. À frente da 1ª escola on-line voltada para vendas nesse segmento, o santista já educou mais de 17 mil alunos diretos e mais de 500 mil pessoas por todo o país e hoje é considerado um dos especialistas mais renomados nesse mercado. Além de empreendedor na área, Moro também é Influencer Oficial do Mercado Livre e Consultor Certificado Platinum, embaixador Oficial Amazon e parceiro da Magazine Luiza, principais canais de vendas do mercado de e-commerce do Brasil.
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