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4 motivos para utilizar o SMS Marketing na sua empresa


O SMS Marketing é uma estratégia usada pelas organizações para enviar mensagens de texto aos aparelhos celulares dos consumidores, com o intuito de estabelecer uma comunicação, impactar as pessoas e enviar informações interessantes.

É o envio de mensagens curtas, geralmente voltadas para avisar sobre oportunidades, alertas relevantes, atualizações e ofertas para os clientes.

A maior vantagem dessa prática é a entrega imediata do conteúdo, pois para se ter uma ideia, é possível transmitir conteúdos curtos e objetivos que serão abertos por 98% dos usuários.

Também é uma ação prática, de longo alcance e muito barata, que faz do SMS Marketing uma das estratégias que estão sempre em alta e que não podem faltar no planejamento do negócio.

A praticidade desse tipo de envio torna essa opção ideal para impactar as pessoas em um curto período. Isso porque 90% dos conteúdos SMS são lidos em até três minutos, e se a estratégia for bem elaborada, trará resultados surpreendentes.

A companhia consegue vender muito mais e ainda consegue estabelecer um relacionamento mais próximo com os consumidores, sem precisar gastar muito.

Para entender melhor a estratégia, este artigo vai explicar os principais benefícios do SMS Marketing, como se compara a outros canais, por que as entidades estão adotando, quais setores se beneficiam e como evitar que seja invasivo.

Benefícios do SMS Marketing

O SMS Marketing é uma estratégia simples e prática, capaz de trazer muitos benefícios para a organização, e entre os principais estão:

  • Aumenta as conversões;

  • Fácil de mensurar;

  • Visualização rápida;

  • Conteúdo personalizável.

Basicamente, um dos maiores benefícios desse tipo de marketing é o fato de que aumenta a taxa de conversão. De acordo com uma pesquisa feita pela Liveperson, a taxa de resposta é de 45%.

Até mesmo um hospital veterinário cães e gatos 24h consegue obter esse resultado porque conteúdos compactos conseguem impactar facilmente os consumidores, e funcionam, principalmente, com o público mais jovem.

Outro benefício dessa estratégia é a facilidade em mensurar seus resultados, como a taxa de abertura, os cliques e as conversões. A mensuração é algo muito vantajoso para a companhia porque fala sobre a eficiência da estratégia.

Por meio de uma lista de contatos segmentada, o negócio também descobre se a estratégia é bem aceita pelo público.

O SMS Marketing é uma estratégia rápida porque a maioria dos usuários de smartphone abrem a mensagem em até três minutos após o recebimento, portanto, é algo de visualização rápida.

Enviar mensagens de texto é uma excelente alternativa para campanhas de ação, promoções e outras estratégias que precisam da atenção imediata do consumidor.

Para uma entidade especializada em remoção de pacientes entre hospitais, outra vantagem é poder personalizar o conteúdo da mensagem, e isso garante a conversão.

Por meio de programas que automatizam o envio, o negócio tem mais liberdade para criar mensagens direcionadas e enviá-las para uma lista de contatos específica.

Como se compara a outros canais?

Existem muitas outras estratégias de comunicação que as empresas podem utilizar, como no caso do e-mail marketing, das redes sociais e até dos canais offline, mas o SMS Marketing traz uma solução diferenciada.

Isso porque se trata de uma forma de comunicação direta com o cliente, por meio de um conteúdo curto, mas atraente é capaz de induzir uma ação por parte do usuário.

O melhor é que a empresa consegue se comunicar com sua audiência dessa forma, mas sem precisar gastar muito dinheiro. Trata-se de uma das opções mais baratas e que não requer muito trabalho para ser planejada.

Além de ser mais prático do que outras ações de marketing, o SMS acaba amplificando outros canais. Isso porque a marca pode mandar o link do site institucional, o que aumenta os acessos e beneficia outras estratégias.

Por que as empresas adotam o SMS?

Uma autoescola especializada em treinamento para habilitado investe em SMS como estratégia de marketing por vários motivos. Um deles é o alcance dessa solução, pois como mencionado anteriormente, a maioria das mensagens são lidas.

O Brasil é um país com 109 milhões de smartphones ativos e esse número não para de crescer, por essa razão, é uma prática que combina perfeitamente com qualquer negócio, seja qual for seu segmento de atuação.

Outro motivo que justifica os investimentos é a eficiência. Ter um celular é uma regra hoje em dia, o que permite estabelecer uma comunicação com as pessoas em diferentes plataformas.

As próprias empresas de telefonia mudaram a cobrança nesse tipo de envio, e atualmente, os clientes podem enviar mensagens para quantas pessoas quiserem sem pagar nada.

Além do mais, as empresas investem nessa ação porque seu custo é muito baixo, mesmo assim, consegue oferecer excelentes resultados, o que representa um ótimo custo benefício para os negócios.

Setores que mais se beneficiam

Uma loja de acessórios para cachorros Shih Tzu pode se beneficiar com o uso do SMS Marketing, além de diversos outros setores. Um deles é o varejo, e o SMS Marketing entra como uma ferramenta para que as lojas possam se conectar com os clientes.

Essa ação não se resume apenas a enviar mensagens promocionais, mas de criar um vínculo mais forte, melhorar o envolvimento do cliente e aumentar os lucros.

Corporações especialistas em comunicação recomendam o uso de SMS Marketing para o varejo, destacando que esse tipo de conteúdo ajuda a transformar o envolvimento do cliente.

Isso acontece porque o SMS atua como abordagem estratégica, permitindo que as organizações aproveitem as mensagens de texto para impactar as pessoas certas e alcançar seus objetivos.

Tudo isso é feito por meio de uma comunicação direcionada, partindo do envio de ofertas e descontos personalizados. Uma entidade que faz conserto de tela Xiaomi, por exemplo, pode enviar uma mensagem de aniversário com desconto para o cliente.

Ao longo do tempo, a corporação vai conseguir construir relacionamentos duradouros, permitindo que o negócio desenvolva uma linha direta de comunicação com os consumidores.

Isso é imprescindível para alcançar relacionamentos duradouros que trazem mais liberdade para a organização falar sobre ofertas personalizadas e até para responder o cliente, o que aumenta a satisfação e a fidelidade.

Dicas para utilizar a estratégia e garantir a eficácia

Embora seja uma estratégia muito relevante e necessária para os negócios, é fundamental saber utilizar o SMS Marketing para que ele seja eficaz e não se torne uma prática invasiva para o cliente. Algumas dicas são:

1. Cuidar da ortografia

O texto SMS é muito pequeno e tem apenas 160 caracteres, mesmo assim, precisa ser bem elaborado e não pode conter erros de ortografia.

Escrever bem é indispensável para transmitir a mensagem e o pequeno espaço para escrever não pode ser desperdiçado com erros ortográficos e gramaticais.

Sendo assim, uma corporação que realiza lavagem de tapetes persas também precisa ter cuidado com isso porque muitos golpes são aplicados via SMS e eles costumam ter erros ortográficos.

Além do mais, a credibilidade do negócio pode ser prejudicada, assim como a imagem pode ser rebaixada por conta de erros.

2. Escolher horários adequados

O ideal e recomendável é enviar mensagens para as pessoas no horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Mesmo que a proposta seja imperdível, é um erro gravíssimo enviar mensagem para o cliente após o horário comercial e aos fins de semana. São momentos em que as pessoas não desejam esse tipo de contato e que podem tornar a estratégia invasiva.

3. Não espalhar spam

De maneira geral, um empreendimento que possui operador de empilhadeira terceirizado deve chamar a atenção de seu público por meio da qualidade dos produtos que oferece e não por mandar mensagens o tempo todo.

É muito importante evitar o spam, pois, além de a empresa correr o risco de ser bloqueada no celular do contato, terá muita dificuldade para restabelecer a comunicação com essa pessoa.

4. Usar um prazo de validade

O ser humano costuma postergar as coisas que gostaria de fazer, e a procrastinação é uma realidade na vida da maioria da população.

Para lidar com essa questão, um fabricante de portão de ferro automático pode colocar um prazo de validade para que o cliente realize a ação proposta.

Se o indivíduo sabe que existe um prazo limite para preencher uma ficha de inscrição, baixar um material ou até mesmo aproveitar uma promoção, dificilmente vai esperar muito tempo.

Considerações finais

As mensagens SMS são um modelo antigo de troca de mensagens e faziam muito sucesso quando ainda não existiam os aplicativos de mensagem instantânea.

Mas com a popularização desses recursos, as mensagens de texto enviadas para o celular se tornaram uma excelente estratégia de marketing.

Dificilmente uma pessoa ignora ao receber uma mensagem em seu celular, a não ser que tenha desabilitado as notificações.

Boa parte dos consumidores não fazem isso, e é por essa razão que a taxa de abertura é tão alta. Isso faz da estratégia uma excelente alternativa para quem quer se comunicar rapidamente com o público e obter excelentes resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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