Brasileiros compram menos queijo, mas fazem ingrediente durar mais
Dados da Kantar
mostram que o Rio de Janeiro é a região metropolitana que mais consome um único
tipo de frios durante refeições
Com o crescimento
de preço expressivo – alta de 26,3% em valor na comparação entre o segundo
trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano –, os brasileiros estão fazendo
render mais o queijo comprado – aumento de 6,4% em ocasiões de consumo. Isso
significa que estão deixando de comer, em média, meia fatia por refeição para
conseguir manter os frios no carrinho.
Os dados da Kantar,
líder em dados, insights e consultoria, apontam que o queijo fatiado é o único
formato que apresenta crescimento em volume na variação estudada – aumento de
3%. A contribuição para a alta é puxada pela muçarela (+2,5%), sendo que prato
é o único tipo que contribui negativamente (-1,8%) com a categoria.
Em relação ao
perfil de comprador, os Heavy Buyers (consumidores assíduos) são os que
mais contribuem com a categoria. Os clientes fazem parte das classes D e E, têm
mais de 50 anos de idade, compram no varejo tradicional e são residentes de
regiões metropolitanas do Sul (Curitiba e Porto Alegre) e de São Paulo.
É válido destacar
que, apesar do incremento nas ocasiões de consumo, o queijo sofre perda de
espaço para o presunto. Com menor repasse de preço (+12,8% no segundo trimestre
de 2023 em comparação com o mesmo intervalo de 2022), os brasileiros estão
comprando mais desse embutido e incrementando suas refeições com aumento de
volume médio (+12%).
Das sete regiões
metropolitanas analisadas pela Kantar, o Rio de Janeiro é o que mais consome um
único tipo de frios durante as refeições: 88% das ocasiões são feitas com um
ingrediente, sendo que metade delas são apenas com queijo. As outras cidades
que fazem parte do estudo são Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife,
Salvador e São Paulo.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder
global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados globais
e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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