Sorvetes: faturamento de picolés fora de casa ultrapassa o de potes pela primeira vez em quatro anos
Estudo
da Kantar aponta que canais informais, como os ambulantes, são responsáveis por
25% do aumento de valor.
Sorvetes
de impulso, a exemplo dos picolés, faturaram R$ 1,3 bilhões no acumulado de 12
meses até julho de 2023 e, assim, ultrapassaram o valor dos modelos de pote
para consumo On The Go (realizado pelo consumidor que está em deslocamento). É
o que aponta estudo realizado pela Kantar, líder em dados, insights e
consultoria.
Historicamente,
o consumo do formato já era maior em unidades, abocanhando 73% do mercado de
sorvetes para consumo fora do lar. Pela primeira vez, no entanto, em quatro
anos, o segmento de impulso consegue ultrapassar o de potes quando o assunto é valor, representando 57%
contra 43%.
Contudo,
mesmo com o avanço do consumo On The Go, um dos grandes contribuintes para os sorvetes de impulso acaba sendo o
aumento de preço, uma vez que o segmento teve um incremento de seu preço médio
em 65% nos últimos 12 meses terminados em julho de 2023 na comparação com o ano
anterior, com a unidade chegando a quase R$ 7, enquanto o sorvete de pote
apresentou um aumento médio de preço em 3,4% no mesmo intervalo.
Esse
aumento de preço impacta no número de consumidores, que caíram de 27,2 milhões
para 24,8 milhões – retração de 8,7% em relação ao ano passado. Os mais
afetados acabam sendo as classes
mais baixas, que passaram de 17% para 15% em importância de valor.
Ainda
é válido destacar que canais informais, como os ambulantes, voltam a ganhar
relevância para a categoria. O grupo é responsável por 25% do aumento de valor
de picolés e outros sorvetes de impulso no consumo fora de casa, e se torna o
segundo mais importante no faturamento da categoria, atrás apenas das
sorveterias.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e
consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados globais e somos a empresa que mais
entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem.
Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário