Reclamações sobre serviços de telecom caem 24% em 2023
Dados mostram uma queda de mais de 400 mil queixas entre 2022 e 2023. Nos últimos 5 anos o número de reclamações caiu 56%
Brasília, 08/02/24 – O número de reclamações de usuários de serviços
de telecomunicações caiu 24,1% em 2023 na comparação com 2022, segundo dados da
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reunidos pela Conexis Brasil
Digital.
Durante todo o ano de 2022 foram 1.721.443 reclamações registradas, já em 2023
elas caíram para 1.306.213, uma redução de 415.230 queixas.
“Nos últimos 5 anos, o número de reclamações de usuários de telecomunicações
caiu 56%, passamos de quase 3 milhões em 2029 para um pouco mais de 1,3 milhão
em 2023. Essas quedas são reflexos das políticas de autorregulação adotadas
pelas empresas e os investimentos constantes das empresas, tanto em qualidade
quanto no atendimento ao consumidor”, afirmou o presidente-executivo da Conexis
Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Entre as medidas de autorregulação do setor estão a plataforma Não Me Perturbe.
A Não Me Perturbe (disponível no site e também por aplicativo) permite o bloqueio de
ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de
crédito consignado. A plataforma tem mais de 12 milhões de números cadastrados.
Entre os serviços, a TV por assinatura teve a maior queda anual. O número de
queixas caiu 31,3% em 2023 ante 2022. As reclamações relacionadas à telefonia
móvel caíram 26,4% e as relacionadas ao serviço de banda larga fixa
apresentaram queda anual de 13,5%.
Dezembro
Em dezembro de 2023 o número de reclamações caiu 11,4% na comparação com
dezembro de 2022, passando de 109.747 para 97.243, uma redução 12,5 mil
queixas.
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