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Sim, é possível ter sua marca veiculada em grandes portais de notícias

Especialista cita sobre o impacto de uma publicação em grandes portais, o sonho de todo empresário brasileiro

Divulgação 

Boa parte das empresas, desde as pequenas, médias e grandes marcas, sonham em ver seu negócio sendo noticiado em grandes portais como PEGN, Estadão, G1, Folha de S.Paulo, UOL, O Globo, entre muitos outros.

 

Mas acredite, não é tarefa tão simples, como muitos brasileiros pensam, e é claro que é possível ver sua marca nesses portais de forma espontânea, ou seja, sem a necessidade de pagar algo para estar naquele conteúdo.

 

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que um dos trabalhos da assessoria é exatamente apresentar o case do cliente ao jornalista. “Para isso usamos como ferramenta o release. Com todos os dados em mãos é o jornalista quem define se irá ou não fazer a matéria sobre o assunto proposto. Daí a importância de a empresa fornecer sempre números e informações relevantes sobre o seu negócio que vão referendar o potencial e diferenciais da empresa para o mercado, e não apenas temas aleatórios. Um dos passos que também considero fundamental é o relacionamento entre assessor de imprensa e jornalista, um dos pilares de todo o trabalho”, diz.

 

Peso para os negócios

 

A assessoria de imprensa é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, independente do porte. Contar com mais esse mecanismo de trabalho faz com que o empresário obtenha resultados satisfatórios ainda mais rápido.

 

Com o desenvolvimento do trabalho é possível gerar ao negócio confiabilidade e fortalecimento no nicho de atuação, diferente de um anúncio. Isso acontece porque uma matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato de que na propaganda a empresa estará falando dela própria.

 

“A recorrência na mídia faz com que uma marca fique um passo à frente do seu concorrente. Mas atenção! Contar com uma equipe que possui know-how no assunto, principalmente as especializadas dentro de um nicho de atuação, possibilita uma estratégia de comunicação mais eficaz e resultados satisfatórios”, enfatiza a diretora.

 

E qual o impacto que uma publicação em um portal, revista ou TV de grande alcance pode gerar ao seu negócio? Muitos leads; grande notabilidade, já que isso gera uma exposição e relação rápida com o seu público e também com possíveis investidores interessados pelo empreendimento, e principalmente, credibilidade!

 

Publicação paga

 

Alguns sites de notícias também possibilitam a publicação através de um investimento, que a depender da relevância do portal tem um custo elevado por publicação, seja ele em forma de texto (publieditorias) ou anúncios.

 

Renata enfatiza que cada site tem a sua forma de publicação e a redação. “Por isso, sempre conversamos antes com o cliente para avaliar onde ele deve investir de forma assertiva, e se realmente pagar certo valor compensa para o que ele busca. Por exemplo, o trabalho da minha assessoria é focar em mídia espontânea/conquistada, mas caso o cliente insista em sair em determinado portal, mesmo que seja custeando a sua participação, analisamos o custo-benefício”, diz Renata.

 

Planejamento

 

Um dos primeiros passos para criar a estratégia de comunicação do cliente é começar com o planejamento. Sem um planejamento adequado e alinhado, ninguém vai a lugar algum. Pelo menos não com o resultado que a marca almeja!

 

Antes de oferecer um assunto ao jornalista, verifique os pontos fortes do seu cliente, como por exemplo, conheça com detalhes a história do empresário que criou a marca; curiosidades do negócio e que podem servir como inspiração para outras pessoas; diferenciais do negócio; potenciais números, etc.

 

Renata salienta que o texto deve ser atraente aos olhos do leitor. Mas atenção: quanto mais informação, maiores as chances de o jornalista gostar da história. “Todo texto deve ter uma boa estrutura. Pense que o jornalista na redação recebe diariamente centenas de releases por dia (e eu estou falando sério!). Então o que vai fazer o seu texto ter o diferencial? Na Fatos&Ideias, por exemplo, contamos com uma equipe especializada e preparada para trabalhar com pautas direcionadas a grandes portais. Todo texto tem que ser bem escrito, saber transformar em palavras uma boa história e todo assessor tem que saber como argumentar com o jornalista ao oferecer a pauta. Isso potencializa as chances do seu material ser aceito por grandes portais”, finaliza.

 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

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