Sim, é possível ter sua marca veiculada em grandes portais de notícias
Especialista cita sobre o impacto de uma publicação em
grandes portais, o sonho de todo empresário brasileiro
Boa parte das empresas, desde as pequenas, médias e
grandes marcas, sonham em ver seu negócio sendo noticiado em grandes portais
como PEGN, Estadão, G1, Folha de S.Paulo, UOL, O Globo, entre muitos outros.
Mas acredite, não é tarefa tão simples, como muitos
brasileiros pensam, e é claro que é possível ver sua marca nesses portais de
forma espontânea, ou seja, sem a necessidade de pagar algo para estar naquele
conteúdo.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias
Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a
marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que um dos trabalhos
da assessoria é exatamente apresentar o case do cliente ao jornalista. “Para
isso usamos como ferramenta o release. Com todos os dados em mãos é o
jornalista quem define se irá ou não fazer a matéria sobre o assunto proposto.
Daí a importância de a empresa fornecer sempre números e informações relevantes
sobre o seu negócio que vão referendar o potencial e diferenciais da empresa
para o mercado, e não apenas temas aleatórios. Um dos passos que também
considero fundamental é o relacionamento entre assessor de imprensa e
jornalista, um dos pilares de todo o trabalho”, diz.
Peso para os negócios
A assessoria de imprensa é de extrema
importância para o desenvolvimento de um negócio, independente do porte. Contar
com mais esse mecanismo de trabalho faz com que o empresário obtenha resultados
satisfatórios ainda mais rápido.
Com o desenvolvimento do trabalho é
possível gerar ao negócio confiabilidade e fortalecimento no nicho de atuação,
diferente de um anúncio. Isso acontece porque uma matéria jornalística
transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato
de que na propaganda a empresa estará falando dela própria.
“A recorrência na mídia faz com que uma
marca fique um passo à frente do seu concorrente. Mas atenção! Contar com uma
equipe que possui know-how no assunto, principalmente as especializadas dentro
de um nicho de atuação, possibilita uma estratégia de comunicação mais eficaz e
resultados satisfatórios”, enfatiza a diretora.
E qual o impacto que uma publicação em um
portal, revista ou TV de grande alcance pode gerar ao seu negócio? Muitos
leads; grande notabilidade, já que isso gera uma exposição e relação rápida com
o seu público e também com possíveis investidores interessados pelo
empreendimento, e principalmente, credibilidade!
Publicação paga
Alguns sites de notícias também
possibilitam a publicação através de um investimento, que a depender da
relevância do portal tem um custo elevado por publicação, seja ele em forma de
texto (publieditorias) ou anúncios.
Renata enfatiza que cada site tem a sua
forma de publicação e a redação. “Por isso, sempre conversamos antes com o
cliente para avaliar onde ele deve investir de forma assertiva, e se realmente
pagar certo valor compensa para o que ele busca. Por exemplo, o trabalho da
minha assessoria é focar em mídia espontânea/conquistada, mas caso o cliente
insista em sair em determinado portal, mesmo que seja custeando a sua
participação, analisamos o custo-benefício”, diz Renata.
Planejamento
Um dos primeiros passos para criar a
estratégia de comunicação do cliente é começar com o planejamento. Sem um
planejamento adequado e alinhado, ninguém vai a lugar algum. Pelo menos não com
o resultado que a marca almeja!
Antes de oferecer um assunto ao
jornalista, verifique os pontos fortes do seu cliente, como por exemplo,
conheça com detalhes a história do empresário que criou a marca; curiosidades
do negócio e que podem servir como inspiração para outras pessoas; diferenciais
do negócio; potenciais números, etc.
Renata salienta que o texto deve ser
atraente aos olhos do leitor. Mas atenção: quanto mais informação, maiores as
chances de o jornalista gostar da história. “Todo texto deve ter uma boa
estrutura. Pense que o jornalista na redação recebe diariamente centenas de
releases por dia (e eu estou falando sério!). Então o que vai fazer o seu texto
ter o diferencial? Na Fatos&Ideias, por exemplo, contamos com uma equipe
especializada e preparada para trabalhar com pautas direcionadas a grandes
portais. Todo texto tem que ser bem escrito, saber transformar em palavras uma
boa história e todo assessor tem que saber como argumentar com o jornalista ao
oferecer a pauta. Isso potencializa as chances do seu material ser aceito por
grandes portais”, finaliza.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br
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