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IA vira peça-chave para alavancar conceito Customer Experience nas indústrias

Além de garantir uma experiência personalizada para os clientes, a integração eficaz entre a IA e vendedores também agiliza o processo de vendas.

A era digital tem proporcionado avanços extraordinários na forma como os negócios são conduzidos nas indústrias de telecom. A utilização frequente da inteligência artificial (IA) e a aplicação de conceitos como Customer Experience [Experiência do Cliente], tem impulsionado de maneira significativa a geração de novas possibilidades comerciais e a eficiência dentro das fabricantes.

De acordo com a CEO da Fibracem, uma das principais indústrias especializadas no mercado brasileiro de comunicação óptica, Carina Bitencourt, ao personalizar cada etapa no processo de compra é possível antecipar necessidades e oferecer ofertas cada vez mais customizadas, o que consequentemente aumenta a taxa de experiência positiva de clientes.

“Desde a recomendação de produtos até o suporte a estes clientes – que pode ser durante 24 horas, nos sete dias da semana – através de chatbots avançados, a IA vem tornando as interações mais satisfatórias, eficientes e ágeis dia após dia”, avalia a executiva.

Outro benefício do auxílio da inteligência artificial – desde que programada de maneira correta – está na celeridade do atendimento, que pode ser cerca de 50% mais ágil. Ainda segundo Carina, isso pode, inclusive, abrir espaço para mais geração de negócios.

Integração pode ser o diferencial

A IA vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, mas isso não significa redução do fator humano. Para Carina, um vendedor especializado ainda será o principal responsável por transformar o primeiro atendimento [realizado pelo chatbot integrado com a IA] em um relacionamento positivo e, consequentemente, em oportunidades concretas de negócio.

“Com isso, os executivos de contas, com o auxílio da Inteligência Artificial, poderão focar em tarefas mais técnicas, projetos personalizados e negociações de maior complexidade, assegurando uma experiência positiva a eles [clientes], mas também um alcance de melhores resultados”, enfatiza a CEO.

IA também melhora processos internos

Carina destaca, ainda, que o potencial da Inteligência Artificial também ajuda de maneira significativa a otimizar a produtividade dentro das empresas. Segundo ela, a capacidade da ferramenta em analisar grandes volumes de dados em tempo real possibilita o monitoramento e controle mais eficientes de aspectos como o funcionamento do maquinário e do desempenho do pessoal.

“Essa abordagem baseada em dados aumenta a eficiência operacional, identificando áreas de melhoria e oportunidades de inovação que impulsionam a competitividade empresarial”, finaliza.

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