Profissão de corretor de imóveis ganha novas atribuições e deve crescer 20% no Brasil até 2026
Empresas intensificam investimentos em capacitação destes profissionais
Em meio ao crescimento da construção civil e do mercado imobiliário, o corretor de imóveis se consolida como peça-chave na realização do sonho da casa própria. Mais do que um vendedor, ele é um estrategista, responsável por conectar empreendimentos a futuros moradores, que oferece um atendimento personalizado e humanizado. No Brasil, a importância dessa profissão é celebrada no Dia do Corretor de Imóveis, comemorado em 27 de agosto.
Segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), o país conta com mais de 600 mil profissionais ativos e ocupa o segundo lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. A previsão é que, até 2026, esse número cresça cerca de 20%, o que reforça a relevância da profissão no setor imobiliário e na economia nacional.
Nos últimos 30 anos, a profissão ganhou um escopo de trabalho cada vez mais complexo e completo. Segundo o vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Leirson Cunha, com o tempo, o corretor deixou de ser um "mostrador de imóveis" e se tornou um consultor integral de negócios imobiliários. "O corretor moderno precisa entender de urbanismo, legislação, arquitetura, tecnologia, crédito imobiliário, marketing digital e, sobretudo, de comportamento humano", afirma.
| Divulgação |
Leirson Cunha, que também é presidente da Netimóveis BH, explica que, num cenário em que a informação está disponível em excesso, o corretor se posiciona como um curador do conhecimento. Segundo ele, com o advento da tecnologia, a posição passou a exigir competências, como filtrar dados, interpretar tendências, analisar riscos e, principalmente, traduzir tudo isso em soluções práticas para o cliente. "Mais do que um intermediador, ele é um consultor que orienta, esclarece e transmite segurança em um processo que, muitas vezes, é a maior decisão financeira da vida de uma família ou de um investidor", destaca.
Capacitação e alinhamento cultural como diferencial competitivo
Na Emccamp Residencial, uma das maiores construtoras do segmento de habitação popular no Brasil, o corretor é visto como peça-chave para o sucesso dos empreendimentos. Segundo Luciano Bernardes, diretor regional de vendas dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, o investimento na capacitação e no alinhamento cultural dos corretores é essencial para garantir a qualidade no atendimento e a satisfação dos clientes.
"A seleção dos corretores próprios é feita com rigor e privilegia indicações, análise de experiência e conhecimento técnico. Depois do credenciamento, oferecemos uma trilha contínua de capacitação, que inclui treinamento detalhado sobre produtos, técnicas de sondagem, negociação e financiamentos imobiliários", explica Bernardes. Ele destaca que o objetivo é transformar o corretor em um especialista do empreendimento e da região em que atua.
Além disso, o alinhamento à marca e à cultura corporativa da Emccamp é uma prioridade. "Ter um corretor que vive e respira o produto, que conhece profundamente as características do empreendimento e o perfil do público, é fundamental para elevar a qualidade do atendimento e fortalecer o relacionamento com o cliente", ressalta.
Em solo paulista, Edner Siqueira de Carvalho, diretor regional de vendas do estado de São Paulo, reforça a importância da integração entre os times próprios e terceirizados. "Temos cerca de 110 corretores terceirizados ativos e uma base de 600 profissionais cadastrados. Todos recebem treinamentos periódicos e participam das mesmas atividades do time interno, o que garante sinergia e padronização no atendimento", afirma.
Corretores como aliados estratégicos na experiência do cliente
Na Somattos Engenharia, especializada em imóveis de alto padrão, o corretor de imóveis é visto como um profissional estratégico. A construtora opera com uma equipe própria de 11 corretores, além de uma rede de parceiros. Segundo o supervisor de vendas da Somattos, Gustavo Silveira, os corretores próprios participam de treinamentos internos e reuniões semanais para discutir estratégias, questões contratuais e aprimorar o atendimento.
"O corretor da Somattos não se limita ao conhecimento técnico do produto. Ele participa de todas as etapas da venda e do pós-venda, com autonomia para conduzir negociações e segurança para atender o cliente. É um profissional que entende de pessoas, sabe traçar o perfil do cliente e transmitir confiança", afirma Silveira.
A construtora também valoriza a relação com seus corretores parceiros e mantém um vínculo de confiança e ética. "Eles são responsáveis por boa parte das nossas vendas. A primeira abertura de um estande de vendas, por exemplo, é sempre dedicada aos parceiros, como forma de reconhecimento", destaca.
Celebrando o Dia do Corretor com reconhecimento e valorização
No Grupo EPO, referência no mercado imobiliário de alto padrão em Minas Gerais, o Dia do Corretor foi celebrado com um evento especial: o “Cineart: Cinema Open Air”, realizado no Espaço 356, empreendimento do próprio grupo. A noite contou com pipoca, música ao vivo e networking, proporcionando um momento de descontração e celebração das conquistas.
"Para o Grupo EPO, o corretor não é meramente um intermediário; ele é o elo vital entre a nossa visão e a realização do sonho de cada cliente. Em cada projeto, mergulhamos na história e cultura do local para erguer empreendimentos que deixem um legado, transformando vidas e bairros. No entanto, essa grandiosa missão só se completa e ganha sentido através da visão estratégica, do conhecimento aprofundado e da sensibilidade dos nossos corretores", explica Marcelo Carvalho, diretor de vendas da construtora. Ele reforça que "são eles que traduzem a alma de cada empreendimento, compreendem as necessidades mais íntimas de quem busca um novo lar ou novo investimento e, com maestria, constroem pontes para o futuro. O sucesso do nosso trabalho é, em sua essência, um reflexo da dedicação e da expertise desses profissionais que, ao lado do Grupo EPO, vivenciam e prezam pelos mesmos valores de inovação, excelência e transformação”, afirma.
A estrutura mista da equipe, composta por corretores próprios e terceirizados, permite ampliar o alcance do atendimento e oferecer um acompanhamento personalizado em todas as etapas da compra. Para os profissionais, a parceria com o Grupo EPO é sinônimo de qualidade e crescimento.
“O que verdadeiramente me impulsiona a acordar todos os dias, com paixão por esta profissão, é a convicção de que posso proporcionar aos nossos clientes, em Belo Horizonte e Região, não apenas um imóvel, mas uma solução imobiliária de excelência. Meu compromisso é garantir negociações equilibradas e, acima de tudo, seguras. Adquirir um empreendimento EPO, para mim, é sinônimo de total tranquilidade: a certeza absoluta da entrega, de um projeto meticulosamente executado e planejado nos mínimos detalhes, e do padrão de acabamento incomparável que só o Grupo EPO oferece", destaca Breno Donato, diretor e proprietário da Anuar Donato, parceira da construtora.
Nenhum comentário