Últimas

Enquete do Grupo IMAM verifica o estágio das empresas em supply chain, logística e intralogística

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2025, o grupo IMAM realizou uma enquete com os participantes do Fórum, visitantes VIPs e convidados do evento Visão 360º da INTRA-LOG Expo South America sobre o estado da arte da ciência e tecnologia aplicadas à Supply Chain, Logística e Intralogística. O trabalho foi coordenado pelo Presidente do Conselho do Grupo IMAM, Reinaldo Moura.

A pergunta chave era da enquete era: Onde se encontra a sua empresa em cada uma das áreas supply chain, logística e intralogística? No caso do supply chain os respondentes disseram que 41% estavam na fase ‘Iniciando’; 48% no ‘Aperfeiçoamento’ e 11% no ‘Best Class’ (Excelência). Na logística 14% disseram que estavam na fase ‘Iniciando’; 74% no ‘Aperfeiçoamento’ e 12% no ‘Best Class’ (Excelência). Na intralogística, 5% informaram que a desconheciam; 31% estavam na fase ‘Iniciando’; 60% no ‘Aperfeiçoando’ e 4% no ‘Best Class (Excelência).


Para Reynaldo Moura, o campo da Supply Chain está bem disseminado nas empresas, principalmente graças às iniciativas em compras, procurement entre outras, apoiadas pela tecnologia da informação. “Além disso, a autoavaliação nos traz 11% das empresas na categoria “Best Class”, cujas matrizes estão, em muitos casos, no exterior e já há anos praticam as melhores práticas”, observou ele.

No que diz respeito à logística, Moura expôs que se pode observar uma maior maturidade e, apesar de as empresas “Best Class” se concentrarem nas referências que se vê em supply chain, a maioria está se aperfeiçoando e deixaram as fases iniciais de desenvolvimento no passado.

Quanto a área de intralogística, Reynaldo Moura observou que a dispersão foi maior, com empresas desconhecendo completamente o termo, (caso de empresas de comércio varejista e laboratórios) e algumas até são empresas de excelência. “Apesar disso, a maioria se encontra no estágio de aperfeiçoamento, mostrando que é a área com o maior potencial para se alcançar a “Best Class”, analisou.  

 O presidente do Conselho do Grupo IMAM conclui “que não por acaso, a INTRA-LOG Expo/Forum trouxe as mais avançadas soluções que muitos ainda desconheciam e isso moverá certamente as iniciativas no setor para os próximos anos”.


Nenhum comentário