Marco Legal do Transporte Público, dados do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana e a Expansão de Metrôs no Brasil serão apresentados em encontro sobre inovação em S. Paulo, de 16 a 19/09
A edição 2025 da Semana de Tecnologia Metroferroviária terá no dia de abertura a presença do Coordenador-Geral de Regulação da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Antonio Maria Esposito Neto, para expor avanços e novos dados sobre o Marco Legal do Transporte Público e do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana. A apresentação está prevista para 17h dessa terça, 16/09, no Nikkei Palace Hotel - R. Galvão Bueno, 425 - Liberdade, São Paulo
No segundo dia, o destaque é o painel que vai detalhar a Expansão das Redes de Metrô no Brasil, com apresentações de Thiago Valente (Superintende de Planejamento e Projeto do Metrô-DF), Guilherme Ribeiro Bieler ( Coordenador de Inteligência de Mercado do Metrô Rio), Frank Alves Ferreira (engenheiro do Setor de Planejamento e Projetos de Mobilidade Urbana da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre - Trensurb); e a mediação será a cargo de Thiago dos Santos da Silva (da CPTM). O painel está programado para 9h.
Mais tarde, no mesmo dia, 12h, o tema será sobre Mudanças Climáticas no contexto da mobilidade urbana com exposições de Riciane Pombo (Guajava), Luiza Orsini Cavalcante (CPTM), José Manoel Gonçalves (Ferrofrente) e mediação de Carlos Belolli (Trensurb).
Ainda na quarta, teremos série de painéis sobre o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) com apresentação de Luciene Machado (BNDES) e a mediação de Antônio Espósito (Ministério das Cidades).
Debate sobre os avanços no sistema de Ferrovias de Passageiros, sob os cuidados de Jefferson Vasconcelos (Ministério dos Transportes), Alexandre Lamarck Rodrigues Sobreira (TIC Trens)e Fabio Tadeu de Oliveira Marcondes (CPTM). Modera o encontro Renato Meirelles (SIMEFRE)
O último debate do dia será sobre Mobilidade Ativa com as presenças de Antônio Espósito (Ministério das Cidades) Ciro Biderman (FGV) Meli Malatesta (Pé de Igualdade).
Realizada pela AEAMESP - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, o evento é patrocinado pelas empresas comprometidas com a qualidade e segurança do setor e tem parceria e apoio das principais instituições e associações que congregam os profissionais e as empresas da área.
Inovação no setor público
O terceiro dia está dedicado para exposições sobre inovação e desempenho na administração pública com a participação de Priscila Haidar Sakalem, Secretária de Estado de Transporte do Rio de Janeiro, Edpo Covalciuk Silva, especialista em transporte do Banco Mundial e Michael Sotelo Cerqueira, Diretor Presidente da CPTM. O encontro será mediado pelo advogado Maurício Portugal.
Outro painel de destaque no dia será sobre o Plano de Logística e Investimentos do Estado de São Paulo e os desafios e oportunidades para o setor metroferroviário, que será apresentado pelo diretor presidente da CPTM, Michael Sotelo Cerqueira.
A regulação do setor metroferroviário será debatida por Eduardo Copello (ANPTrilhos) e Jelson Antonio Sayeg de Siqueira (ARTESP) com mediação de Jean Pejo.
O último dia do evento terá painéis sobre o papel da arquitetura na mobilidade urbana, a formação de talentos e a atuação de mulheres em posição de liderança nas empresas do setor.
Desafios
De acordo com o presidente da Aeamesp, Luiz Kolle, apesar dos avanços, o setor ainda sofre com limitações orçamentárias, que dificultam a expansão e a modernização em ritmo acelerado. Questões legais e ambientais muitas vezes atrasam a implementação de novos projetos. E o envelhecimento de parte da frota e da infraestrutura exige investimentos constantes em manutenção preventiva e corretiva.
A semana de inovação tecnológica busca mostrar recorte importante sobre as perspectivas da atividade metroferroviária. Para Kolle, a busca por tecnologias mais limpas, como trens movidos a energia renovável e sistemas de eficiência energética, tende a crescer. “A adoção de tecnologias como bilhetagem digital, sistemas inteligentes de monitoramento e automação total das linhas prometem transformar ainda mais o setor”.
Mudanças da programação
Por motivos de força maior, alguns palestrantes precisaram cancelar sua presença no evento.
Saiba mais
A grade atualizada do evento pode ser acessada em: (inserir link novo)
O desenvolvimento do Marco Legal do Transporte por Público pode ser visto aqui - https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/149920
Os avanços do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana estão aqui:
Para cobertura do evento, por favor, contatar
11 99645-3499 – Luciana Juhas
11 98192 0700 – Cleinaldo Simões
11 98192 0002 – Nayara Alves
Nenhum comentário