Fiat Argo Dispara e Assume a Liderança: Os 50 Carros Mais Vendidos de Outubro de 2025
O mercado automotivo brasileiro viveu uma reviravolta em outubro de 2025. Em um mês marcado pela consolidação dos SUVs e uma ofensiva histórica de marcas chinesas, foi um hatchback tradicional que roubou a cena. O Fiat Argo disparou nas vendas, conquistando o topo do pódio com 8.717 unidades e provando que os compactos ainda têm muita força no país.
A surpresa do mês, no entanto, veio da Volkswagen. O misterioso e recém-chegado VW Tera (um provável novo SUV ou crossover da marca) já aterrissou no mercado como um fenômeno, cravando o segundo lugar com 8.573 unidades, numa disputa acirrada com o Argo. O VW Polo, outro sucesso da marca, fecha o pódio em terceiro lugar (7.955), consolidando um mês de domínio da montadora alemã no "Top 3".
O mês de outubro pinta um retrato claro do novo campo de batalha automotivo: a força dos SUVs tradicionais, a resiliência dos hatches de volume e uma invasão elétrica e híbrida, liderada pela BYD e GWM, que já não pode ser ignorada.
O Domínio da Volkswagen e a Força dos SUVs no Top 10
Embora a Fiat tenha levado a medalha de ouro com o Argo, a Volkswagen foi a marca mais dominante no topo da lista. A fabricante alemã emplacou três modelos entre os 10 mais vendidos: o vice-líder VW Tera (8.573), o VW Polo (7.955) e o SUV VW T-Cross (5.311), que se mantém firme na oitava posição.
A Hyundai também mostrou sua força com uma dobradinha de peso. O Hyundai Creta foi o SUV mais vendido do Brasil em outubro, garantindo um impressionante quarto lugar com 7.421 unidades. Logo atrás, seu irmão Hyundai HB20 (7.143) ficou em quinto, mostrando que a dupla sul-coreana é uma escolha constante do consumidor.
O antigo líder, GM Onix, teve um mês mais modesto, ocupando a sexta posição (6.587), enquanto o Honda HR-V (5.535) e o Jeep Compass (4.978) confirmam a tendência absoluta dos SUVs, ocupando o sétimo e o décimo lugar, respectivamente. O Fiat Mobi (5.077), em nono, fecha o Top 10, garantindo a presença de dois hatches de entrada da Fiat na elite.
Destaques do Top 10:
- SUVs no Topo: Quatro dos dez carros mais vendidos são SUVs (Creta, HR-V, T-Cross, Compass).
- Hatches Resistem: Cinco modelos são hatches (Argo, Polo, HB20, Onix, Mobi).
- A Surpresa: O VW Tera, com seu segundo lugar, é o grande fenômeno do mês, indicando uma nova estrela no portfólio da Volkswagen.
A Invasão Chinesa: BYD e GWM se Consolidam no "Meio de Campo"
A história mais importante fora do Top 10 é, sem dúvida, a consolidação das marcas chinesas. A BYD e a GWM deixaram de ser "novidade" e agora são players estabelecidos, disputando posições de forma agressiva no pelotão intermediário.
O destaque é a briga direta entre os SUVs híbridos: o BYD Song (2.548 unidades) em 23º lugar e o GWM Haval H6 (2.440 unidades) em 24º. Ambos já vendem mais que modelos consagrados como o Toyota Corolla e o VW Virtus.
Logo atrás, o fenômeno elétrico BYD Dolphin Mini (2.339 unidades) fecha o "Top 25". A presença de três modelos chineses (dois da BYD) entre os 25 mais vendidos do país é um marco histórico e sinaliza uma rápida mudança no perfil de consumo.
A ofensiva chinesa não para por aí:
- BYD Dolphin (1.429 unidades) - 32º lugar
- BYD King (883 unidades) - 41º lugar
- Omoda Jaecoo/JaeCoo 7 (536 unidades) - 44º lugar
- BYD Yuan (441 unidades) - 46º lugar
A BYD, sozinha, emplacou cinco modelos diferentes no ranking dos 50 mais vendidos, um feito impressionante que coloca pressão direta sobre as marcas tradicionais, especialmente no segmento de sedãs e SUVs médios.
A Batalha dos Sedãs e a Chegada de Novos SUVs
Enquanto os SUVs dominam, os sedãs tentam manter seu espaço. O GM Onix Plus (4.739 unidades) continua sendo o sedã mais querido do Brasil, na 12ª posição, seguido de perto pelo Hyundai HB20S (3.765 unidades) em 16º.
O Toyota Corolla (2.155 unidades), rei absoluto dos sedãs médios, aparece em 26º, provando sua resiliência mesmo com a forte concorrência dos SUVs. No entanto, a maior ameaça ao seu reinado pode vir do novo BYD King (883 unidades), o sedã híbrido da BYD que já começa a marcar presença na lista.
O mês também foi marcado pela estreia ou consolidação de novos SUVs que buscam seu lugar ao sol:
- Citroen Basalt (1.255): O novo SUV-cupê da marca francesa estreou bem, na 36ª posição.
- Renault Kardian (1.227): A grande aposta da Renault para o ano, o Kardian, começa sua jornada na 37ª posição.
- Omoda Jaecoo/JaeCoo 7 (536): A nova marca da Chery também entrou na lista, mostrando que a concorrência chinesa vai além de BYD e GWM.
Análise Final: Um Mercado em Transformação
O ranking de outubro de 2025 é a fotografia de um mercado em plena ebulição. A vitória do Fiat Argo mostra que o preço e o custo-benefício dos hatches ainda são decisivos para o consumidor brasileiro. Ao mesmo tempo, a força da Volkswagen no Top 10 e a ascensão meteórica do "Tera" (provavelmente um SUV) mostram que a marca alemã está empenhada em liderar a era dos utilitários.
Por fim, a consolidação da BYD e da GWM não é mais uma promessa; é uma realidade. Com modelos elétricos e híbridos já figurando entre os 25 mais vendidos, eles estão forçando as marcas tradicionais a se moverem mais rápido, beneficiando o consumidor com mais tecnologia e opções de motorização.
Os 50 Carros Mais Vendidos de Outubro de 2025
| Posição | Modelo | Vendas (Out/25) |
| 1º | FIAT/ARGO | 8.717 |
| 2º | VW/TERA | 8.573 |
| 3º | VW/POLO | 7.955 |
| 4º | HYUNDAI/CRETA | 7.421 |
| 5º | HYUNDAI/HB20 | 7.143 |
| 6º | GM/ONIX | 6.587 |
| 7º | HONDA/HR-V | 5.535 |
| 8º | VW/T CROSS | 5.311 |
| 9º | FIAT/MOBI | 5.077 |
| 10º | JEEP/COMPASS | 4.978 |
| 11º | FIAT/FASTBACK | 4.842 |
| 12º | GM/ONIX PLUS | 4.739 |
| 13º | GM/TRACKER | 4.532 |
| 14º | NISSAN/KICKS | 4.525 |
| 15º | RENAULT/KWID | 4.097 |
| 16º | HYUNDAI/HB20S | 3.765 |
| 17º | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 3.534 |
| 18º | JEEP/RENEGADE | 3.436 |
| 19º | VW/NIVUS | 3.422 |
| 20º | FIAT/PULSE | 3.409 |
| 21º | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.397 |
| 22º | VW/VIRTUS | 3.106 |
| 23º | BYD/SONG | 2.548 |
| 24º | GWM/HAVAL H6 | 2.440 |
| 25º | BYD/DOLPHIN MINI | 2.339 |
| 26º | TOYOTA/COROLLA | 2.155 |
| 27º | GM/SPIN | 1.833 |
| 28º | JEEP/COMMANDER | 1.721 |
| 29º | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.648 |
| 30º | FIAT/CRONOS | 1.582 |
| 31º | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 1.462 |
| 32º | BYD/DOLPHIN | 1.429 |
| 33º | DACIA/DUSTER | 1.369 |
| 34º | HONDA/CITY | 1.321 |
| 35º | HONDA/CITY HATCH | 1.274 |
| 36º | CITROEN/BASALT | 1.255 |
| 37º | RENAULT/KARDIAN | 1.227 |
| 38º | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.161 |
| 39º | CITROEN/C3 | 1.100 |
| 40º | FORD/TERRITORY | 955 |
| 41º | BYD/KING | 883 |
| 42º | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 876 |
| 43º | PEUGEOT/208 | 646 |
| 44º | OMODA JAECOO/JAECOO 7 | 536 |
| 45º | PEUGEOT/2008 | 516 |
| 46º | BYD/YUAN | 441 |
| 47º | NISSAN/VERSA | 418 |
| 48º | VW/TAOS | 398 |
| 49º | BMW/X1 | 398 |
| 50º | VW/TIGUAN | 396 |
Nenhum comentário