Últimas

Netimóveis celebra 30 anos de história com expansão nacional e resultados expressivos em 2025

Rede imobiliária fundada em Minas Gerais é pioneira no modelo de negócios compartilhados


Divulgação


A Netimóveis, maior rede de imobiliárias associadas do Brasil, completou, neste mês de outubro, 30 anos de atuação. Criada em Belo Horizonte em 1995, a rede surgiu com o propósito de integrar tecnologia e colaboração, além de criar o primeiro portal de imóveis brasileiro. Hoje, a Netimóveis tem presença em 16 estados brasileiros e uma operação internacional em Portugal.


Com um total de 171 empresas, entre imobiliárias associadas e anunciantes, a rede chega aos 30 anos com uma movimentação expressiva nos negócios. Somente neste ano, foram registrados R$ 186 bilhões em vendas (VGV) e R$ 114 milhões em locações (VGL), números que refletem o fortalecimento do modelo de rede e a confiança crescente do mercado. 


Segundo Ariano Cavalcanti de Paula, presidente da Netimóveis Brasil e um dos fundadores da rede, o marco de 30 anos demonstra o compromisso com uma evolução em paralelo ao mercado imobiliário brasileiro. O fundador cita os inúmeros avanços tecnológicos que impactaram a organização do setor e destaca como a rede se manteve alinhada às mudanças na intermediação imobiliária. Isso porque a Netimóveis, idealizada ainda em 1992, acompanhou os primeiros passos do país na era digital. “Naquela época, o setor ainda dependia dos classificados impressos, com anúncios curtos e poucas imagens. Quando a internet comercial foi liberada no Brasil, percebemos que estávamos diante de uma oportunidade de transformar completamente a forma de conectar pessoas e imóveis”, relembra Ariano.


Ele explica que, a partir desse ponto, o site evoluiu para uma plataforma colaborativa de alcance nacional. “A digitalização abriu caminho para soluções cada vez mais sofisticadas, desde sistemas de gestão em rede até o uso de tecnologias como blockchain e tokenização, que trazem segurança e acessibilidade para o setor”, afirma. 


Crescimento e expansão

De janeiro a setembro de 2025, a rede registrou um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, com ampliação da presença e fortalecimento do número de associadas. Nesse período, 15 novas imobiliárias –com atuações em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Santa Luzia– passaram a integrar a Netimóveis, que atualmente totaliza cerca de 1,8 mil profissionais atuantes, entre corretores, gestores e colaboradores.


Além de pioneira na digitalização, a Netimóveis também se destaca pela capacidade de inovar em rede, ao permitir o compartilhamento de carteiras de imóveis e oportunidades de negócios entre as associadas. "O trabalho colaborativo é um dos nossos grandes diferenciais. Quando uma imobiliária cresce, todas crescem juntas. Esse modelo organizacional é o que nos impulsiona a inovar continuamente e a manter o mercado mais profissional e competitivo", acrescenta Ariano. 


Um dos avanços mais recentes dessa trajetória é a criação da NIA, inteligência artificial da Netimóveis, a primeira do tipo implantada em uma rede associada no Brasil. Com um investimento de 880 horas de desenvolvimento em sua primeira fase, ela colabora especialmente com as questões iniciais do cliente. O tempo médio de conversação é de 3 minutos até que a inteligência artificial encaminhe o interessado ao bate-papo com o corretor. "A NIA é o símbolo do nosso tempo. Ela mostra que a inovação acontece de forma coletiva e que a tecnologia deve estar sempre a serviço das pessoas", destaca Ariano.


Ele cita também outras etapas de transformação, ainda em curso de aprimoramento, que moldam o futuro do mercado imobiliário. “A tokenização, que consiste em transformar um imóvel, ou parte dele, em ativos digitais negociáveis já possibilita a compra fracionada de propriedades e um universo de possibilidades de investimento”, afirma. 


Campanha nacional

Em celebração aos 30 anos de atividades, a Netimóveis lança, neste mês, uma campanha institucional que reforça a trajetória de inovação e protagonismo no mercado imobiliário. Será veiculado nos canais digitais da rede, como YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok, um vídeo que destaca a evolução do setor e o papel da tecnologia na aproximação entre corretores, imobiliárias e clientes.


Com uma narrativa que acompanha a jornada de um casal em busca de um novo lar, a peça ilustra como a digitalização e o trabalho em rede tornaram o processo mais ágil, seguro e humano. A campanha sintetiza o propósito da Netimóveis de continuar conectando pessoas e negócios, aliando experiência, credibilidade e transformação tecnológica.


De acordo com o presidente da Netimóveis BH, Leirson Cunha, a campanha de celebração traduz em imagens o que sempre esteve no DNA da rede. "Chegar aos 30 anos reafirma o que sempre acreditamos: tecnologia é fundamental, mas são as conexões humanas que realmente constroem o futuro do mercado imobiliário", destaca.



Sobre a Netimóveis

A Netimóveis é uma rede de imobiliárias com cerca de 170 empresas associadas e anunciantes no país e uma unidade de operação internacional em Portugal. Fundada em 1995 em Belo Horizonte (MG), a rede mantém um dos maiores portais imobiliários do Brasil, com aproximadamente 100 mil imóveis únicos qualificados, disponíveis para compra e aluguel com segurança e agilidade.

Nenhum comentário