Para aproximar a população da COP30, Pacto Global da ONU - Rede Brasil e Mynd levam influenciadoras às ruas de São Paulo
Influenciadoras convidam o público a participar da discussão sobre o futuro do planeta e a importância da 30a Conferência do Clima, que ocorre em novembro, em Belém (PA)
São Paulo, outubro de 2025 – Em um momento em que a crise climática parece uma pauta distante da realidade de muitos brasileiros, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do planeta, e a Mynd, maior especialista em marketing de influência e entretenimento da América Latina, uniram forças para levar o debate diretamente para as ruas com a campanha “Impacta a Rua” do Programa Pacto Rumo à COP30.
A iniciativa transformou pontos icônicos e centros empresariais de São Paulo, como as avenidas Faria Lima e Paulista, em palcos para o diálogo aberto sobre a crise climática, conferência de clima e o papel das empresas e do Brasil nesta agenda, com o país escolhido como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A campanha promoveu, nos dias 15 e 17 de setembro, uma série de intervenções urbanas com o objetivo de capturar a percepção do público, desmistificar temas ambientais e conectar a urgência global com o dia a dia das pessoas e das empresas. A dinâmica foi pensada para ser totalmente interativa: em vez de discursos técnicos, as influenciadoras abordavam os cidadãos de forma leve, conduzindo entrevistas que eram complementadas pelo “Desafio COP30”, um quiz para testar os conhecimentos das pessoas participantes.
A iniciativa contou, também, com o “Posto Tira-Dúvidas”, um espaço interativo que promoveu o diálogo com especialistas do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Danielly Mello Freire, gerente de Clima, e Paloma Pinheiro, coordenadora de Clima, estiveram presentes para aprofundar os temas. Após participarem do quiz, os cidadãos eram incentivados a conversar com as especialistas, esclarecendo desde conceitos complexos, como o Acordo de Paris, até dicas práticas para contribuir com um futuro mais sustentável e com menos emissão de gases de efeito estufa.
"Acreditamos no poder transformador da comunicação e na capacidade das influenciadoras em conectar causas importantes com milhões de pessoas. Com essa ação, utilizamos a linguagem e o alcance digital para democratizar o debate sobre sustentabilidade, ESG e mudança climática", afirma Daniela Grelin, codiretora executiva do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. "Levar essas mulheres para as ruas foi uma forma inovadora de quebrar barreiras, responder dúvidas e inspirar a ação individual e coletiva, mostrando que o futuro do planeta é um tema que nos pertence e a todas as pessoas", completa.
A escolha do time de influenciadoras foi estratégica para amplificar a mensagem e garantir representatividade. A ação contou com as Influenciadoras de Impacto do Programa Pacto Rumo à COP30: Nataly Neri, cientista social e pioneira na criação de conteúdo sobre consumo consciente; as ex-BBBs Gleici Damasceno e Isabelle Nogueira, vozes potentes da região amazônica e ativistas da causa ambiental; e Beta Boechat, que foi Conselheira Jovem do Pacto Global e participou do lançamento do IPO da “TERR4” na B3, iniciativa premiada em Cannes. Elas não apenas entrevistaram o público, mas também aproveitaram a presença das especialistas para esclarecer as próprias dúvidas, tornando a troca ainda mais genuína.
“Acreditamos que a influência é uma ferramenta poderosa para gerar impacto real na sociedade. Ao lado do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, levamos essa conversa para as ruas porque entendemos que a crise climática só será enfrentada se todas as pessoas se sentirem parte dela. Quando conectamos vozes potentes com causas urgentes, conseguimos traduzir temas complexos em uma linguagem acessível e mobilizadora. Essa é a força da comunicação de influência: aproximar, engajar e inspirar ação coletiva.”, afirma Fátima Pissarra, fundadora e CEO da Mynd.
Com esta ação, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil e a Mynd reforçam o compromisso de democratizar a informação e mobilizar empresas e a sociedade. A dinâmica aproxima o cotidiano das pessoas de uma ação empresarial concreta: o Programa Pacto Rumo à COP30. Mais do que uma campanha pontual, a iniciativa busca plantar uma semente de curiosidade e responsabilidade cívica, pavimentando o caminho para uma participação social e empresarial mais ativa e consciente na jornada rumo à COP30 e além.
O vídeo do teaser oficial da ação pode ser acessado pelo perfil do Pacto Global da ONU – Rede Brasil no Instagram, por meio deste link. O vídeo da influenciadora Nátaly Nery para a ação na rede social pode ser visto aqui, e o post de Gleici Damasceno, aqui.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes nacionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água, Oceano, Resíduos, Agricultura, Florestas, Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Sobre a Mynd:
Fundada pelos sócios Fátima Pissarra, Preta Gil e Carlos Scappini, a Mynd é a maior especialista em marketing de influência e entretenimento da América Latina. Ela auxilia empresas e agências na identificação de oportunidades, planejamento de estratégias e execução de projetos publicitários, unindo música, entretenimento, artistas e influenciadores.
Também conta com um casting exclusivo, composto por mais de 300 grandes nomes do cenário nacional e internacional, e atua com gestão de imagem e desenvolvimento de estratégias individuais dos artistas, identificando oportunidades no mercado publicitário com marcas que tenham fit com os perfis. Em 2025, ela completa oito anos no mercado.
Nenhum comentário