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Hotelaria marca presença na 30ª Rio Restaurant Week

Até dia 30 de novembro, edição celebra 15 anos do festival gastronômico na capital carioca com o tema “Uma Volta pela Itália” e conta com a participação de restaurantes em hotéis pela cidade 

Divulgação

O principal festival gastronômico da América Latina está de volta à Cidade Maravilhosa! Até o dia 30 de novembro de 2025, o Rio de Janeiro recebe a 30ª edição da Restaurant Week, iniciativa consagrada que movimenta o setor de bares e restaurantes, valoriza a culinária local e democratiza o acesso à boa gastronomia. Já são 100 estabelecimentos confirmados esse ano, em diversas regiões da cidade, Centro, Zona Sul e  Barra da Tijuca. Alguns hotéis da cidade fazem parte do evento, que conta com o apoio do Hotéis Rio. Intercity Porto Maravilha (Centro), Bene - Sheraton Grand Rio (São Conrado), Masserini Osteria di Mare - Hotel Sol Ipanema (Ipanema), Origens - Hotel Radisson Barra (Barra da Tijuca), The Rooftop (Yoo2 Rio - Botafogo) e Térèze (Santa Teresa Hotel). 

Celebrando 15 anos de história no Rio de Janeiro, a programação democratiza o acesso à boa mesa com menus completos a preços fixos, que variam de R$59,90 a R$149,90. As categorias são: Menu Tradicional R$ 59,90 almoço e no jantar R$ 74,90, Menu Plus R$ 73,90 almoço  e no jantar R$ 94,90, Menu Premium R$ 95,00 almoço e no jantar R$ 115,00, Menu Diamond R$ 109,00 almoço e  no jantar R$ 149,00. 

Nesta edição, o tema presta homenagem à Itália, convidando os chefs a explorarem ingredientes típicos de diversas regiões do País, como massas, queijos, embutidos, doces, entre outros. É uma oportunidade única para o público vivenciar “Uma Volta pela Itália" nos menus dos restaurantes nesta temporada. 

Segundo Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week — hoje presente em 20 cidades brasileiras —, o filme Nonnas, no qual um homem cria um restaurante comandado por avós italianas apaixonadas pela cozinha, foi uma inspiração especial para a escolha do tema.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais restaurantes italianos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Não por acaso, são mais de 25 milhões de descendentes de italianos vivendo aqui, o que torna essa conexão ainda mais viva, autêntica e relevante.

“A Restaurant Week é hoje o principal festival gastronômico da América Latina. A cada edição, cresce o desafio de inspirar chefs e empresários, além de motivar o público a embarcar em novas jornadas de sabor e resgatar o prazer da mesa compartilhada. Nossa proposta é valorizar a simplicidade que encanta, convidando os chefs a apresentarem receitas clássicas ou a ousarem em criações que unam a tradição italiana aos ingredientes e temperos brasileiros”, destaca Reis.

“A Restaurant Week mostra como o Rio é, cada vez mais, um destino delicioso. Apoiar essa edição, com 100 casas pela cidade, é reforçar o que a gente acredita: gastronomia também é turismo, é cultura e é um jeito incrível de viver o Rio”, comenta Ronaldo Porto, gerente de marketing do Visit Rio.

Além de ampla divulgação nas redes sociais, imprensa, plataformas digitais e mobiliário urbano, os restaurantes participantes contam com ações e parcerias estratégicas com grandes marcas do setor e a possibilidade de contribuir com uma causa social: R$2 de cada menu week vendido podem ser destinados a uma organização social parceira da edição. Desta vez, a ação beneficiará o INCAvoluntário - área de ações sociais do Instituto Nacional de Câncer.

“Ficamos muito felizes em fazer parte dessa edição especial da Rio Restaurant Week. É inspirador ver um festival gastronômico dessa dimensão incluir a solidariedade no cardápio. Cada cliente que participa também contribui para que o INCAvoluntário siga acolhendo pacientes e familiares com mais estrutura, conforto e dignidade. A soma de pequenos gestos, como esse, faz uma enorme diferença na vida de quem enfrenta o câncer”, afirma Fernanda Vieira, gerente-geral do INCAvoluntário.

A Rio Restaurant Week nessa edição tem patrocínio da PayBy e apoios do Ifood, Sebrae, Hotéis Rio, Ecad e Softys. Ao pedir o Menu Week você pode pedir a sua  coca-cola ou cerveja 
Therezópolis por um valor promocional em restaurantes selecionados para enriquecer ainda mais sua experiência. 

Restaurantes participantes:

Menu Plus: R$ 73,90 (almoço) e R$ 94,90 (jantar)

Intercity Porto Maravilha (Centro) Principal: Fettuccine ao molho 4 queijos ou Pescado do dia Filé de Tilápia grelhada com pesto, acompanhado de arroz de brócolis e fritas e Principal do jantar:  Bife à parmegiana - Filé mignon empanado coberto com molho de tomate rústico, gratinado de muçarela e parmesão, arroz e fritas ou Risoto de Gorgonzola ou Pescado do dia Filé de Tilápia grelhada com pesto, acompanhado de arroz de brócolis e fritas

Menu Premium: R$ 95,00 (almoço) e R$ 115,00 (jantar)

Bene - Sheraton Grand Rio (São Conrado) Principal: Lasagna verde al ragù bolognese su fonduta di formaggi e tocco di rôti di cipolla assada - Massa fresca verde artesanal em camadas com ragù alla bolognese cozido lentamente, servida sobre fonduta cremosa de queijos e finalizada com rôti de cebola assada ou Risotto alla milanese con ragù di ossobuco e gremolata Arroz arbório cremoso ao açafrão, servido com ragù de ossobuco cozido lentamente e finalizado com gremolata de limão-siciliano e ervas frescas ou Cappellacci di zucca al burro e amaretto Massa artesanal recheada com abóbora e biscoito amaretto servida com creme de manteiga e sálvia, Masserini Osteria di Mare - Hotel Sol Ipanema (Ipanema) Principal: Pappardelle con costata, pangrattato e insalata Papardelle com costela, pangrattato e salada de agrião com picles de maxixe ou Riso con gamberi, maiale e aioli Arroz de camarão com porco e aioli ou Gnocchi di patata baroa con crema di funghi al tartufo Nhoque de batata baroa, com creme de cogumelos e azeite trufado, Origens - Hotel Radisson Barra (Barra da Tijuca) Principal: Risoto de beterraba com queijo de cabra finalizado com grana padano e azeite de ervas ou Lasanha de vitelo Massa artesanal com vitelo braseado e fonduta de grana padano ou Bife de chorizo Chorizo grelhado com polenta frita gratinado com queijo brie e creme de cogumelos frescos, The Rooftop (Yoo2 Rio - Botafogo) Principal: Il Brasiliano tagliatelle verde e amarelo ao óleo de moqueca e camarões ou Gnocchi de banana da terra, creme de castanhas e peixinho (vegetariano) ou Lasanha de carne de sol com fonduta de queijo coalho

Menu Diamond : R$ 109,00 (almoço) e R$ 149,00 (jantar)

Térèze (Santa Teresa) Principal almoço: Costela com risotinho defumado de queijo Taleggio Costela suculenta, servida com risoto cremoso e defumado, enriquecido pelo sabor marcante do queijo Taleggio ou Pescado com mousseline de couve-flor, legumes da horta e coulis de tomate Peixe, acompanhado de mousseline de couve-flor, legumes orgânicos e coulis de tomate, um molho suave e aromático à base de tomate ou Ratatouille com torradas Clássico francês em versão colorida e aromática, preparado com legumes frescos e servido com torradas crocantes e Principal no jantar: Parmentier de cupim com cebola confit Clássico francês, cupim macio e suculento sob camada cremosa de batata, com o dulçor delicado da cebola confitada ou Peixe crocante com vagens persillade, chips de batata-doce e molho tártaro Peixe em crosta leve e dourada, servido com vagens salteadas com alho e salsa, chips de batata-doce e toque artesanal de molho tártaro ou Moquequinha de banana com arroz de capim-limão e tapioca crocante Versão vegana da moqueca, com a doçura da banana, o perfume do capim-limão e flocos de tapioca crocante, criando uma combinação de sabores e texturas.

Todos os menus, dias e horários de funcionamento dos restaurantes participantes estão disponíveis em: restaurantweek.com.br. Para acompanhar as novidades acesse  @restaurantweekbrasil e compartilhe sua experiência com #riorestaurantweek

Sobre a Restaurant Week

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 19 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Sobre o  INCAvoluntário
A área de ações sociais do Instituto Nacional de Câncer, o INCAvoluntário (incavoluntario.org.br/) fez 22 anos em 2025 cumprindo a nobre tarefa de tornar mais suave a jornada de pacientes com câncer e de seus familiares. Com o trabalho de voluntários e de parceiros, doações de recursos financeiros e de serviços, o INCAvoluntário promove ações de humanização e de bem-estar diariamente, dentro das quatro unidades hospitalares do INCA no Rio de Janeiro. Pacientes em vulnerabilidade social também recebem uma série de doações para continuarem o tratamento. 

Sobre o Visit Rio

Media partner oficial do festival, o Visit Rio é a marca oficial de promoção turística da cidade do Rio de Janeiro, com a missão de conectar cariocas e visitantes a tudo o que a cidade maravilhosa tem de mais vibrante. Durante o festival, conteúdos especiais que destacam a vocação gastronômica do Rio ganharão espaço nas redes sociais e no site do Visit Rio, assim como na página @CidadeDeliciosa, dedicada exclusivamente à cena gastronômica carioca. 


@VisitRio e @CidadeDeliciosa

30º Rio Restaurant Week
Data: 30 de outubro a 30 de novembro de 2025

www.restaurantweek.com.br 

@restaurantweekbrasil

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