Novas regras para e-commerce entram em vigor e beneficiam consumidor
O Meliuz utiliza as novas regras e aposta que essas mudanças
irão forçar o mercado online a oferecer melhores serviços dando maior segurança
ao consumidor
Hoje entrou em vigor as novas regras para o e-commerce
Brasileiro. Entre as obrigações previstas no Decreto Federal 7.962/13 está a
necessidade de implantação de serviços pós-venda (SAC, gerenciamento de
entregas etc.) online, além da obrigação de informar sobre o endereço físico,
contendo CNPJ ou CPF do responsável pelo site, e outras formas de contato como
o telefone para atendimento.
Além disso, as empresas agora devem discriminar no preço de
seus produtos ou serviços, quaisquer despesas adicionais como entrega (frete)
ou seguro, além de trazer informações mais claras sobre o produto ou serviço
oferecidos, além de possíveis restrições e regras referentes ao uso de por
exemplo cupons de desconto de sites de compra coletiva, uma vez que as novas
regras também são válidas para esse tipo de site.
Dentre as principais obrigações está o direto do consumidor
de se arrepender da compra. A loja agora é obrigada a estornar o valor pago,
depositando-o na conta do usuário comprador, caso ele se arrependa da compra e
entre em contato com a loja num prazo de sete dias.
A mudança é um avanço pois quando o Código do Consumidor foi
implantado, o comércio eletrônico brasileiro ainda não tinha tanta relevância
no país. Além disso, as novas regras vão forçar que lojas que hoje oferecem um
serviço de baixa qualidade, passem a trabalhar de forma mais séria, passando a
confiança e a segurança que o consumidor deseja. "As empresas que não se
adaptarem acabarão sendo excluídas do mercado aos poucos, uma vez que os
consumidores conseguirão ter uma visão mais claro sobre a qualidade dos
produtos e serviços oferecidos, além da credibilidade de cada loja", é o que
afirma Israel Salmen, CEO e co-fundador do Meliuz - www.meliuz.com.br - site
que reúne cupons de desconto das melhores lojas virtuais do país, e que ainda
recompensa seus usuários com parte do v alor gasto na compra de volta, direto
na conta bancaria.
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FONTE: MAXPRESS
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