Últimas

Casa Mário de Andrade abre inscrições para a volta de suas oficinas culturais

Atrações incluem TV, cinema, xilogravura, fotografia, literatura, artes plásticas e até um minicurso sobre a história do perfume

Reaberta para o público na última segunda-feira, dia 25 de maio, a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade abre inscrições – pelo site – para nada menos que dez cursos e workshops de diversas áreas. Entre as atrações, a produtora executiva Daniela Conde mostra formas de financiamento para produção independente de TV e cinema no Brasil para quem está interessado em viabilizar projetos audiovisuais. Os participantes poderão aprender a elaborar projetos e planos de negócios, além de se informar sobre os principais recursos práticos de abordagem das fontes financiadoras.

Para os apaixonados por perfume, a oficina oferece o minicurso História da Perfumaria, sob a coordenação de Renata Ashcar, considerada a maior especialista do Brasil na área de perfumes. Os alunos farão uma imersão completa no universo da perfumaria, sua história e evolução. Ela aborda também aspectos relacionados à arte da perfumaria, seus ingredientes, sua criação e linguagem olfativa. A última aula será uma visita monitorada ao Espaço Perfume Arte + História, em Perdizes.

No segmento de fotografia, são oferecidos dois workshops: Processos artesanais de fotografia, com coordenação de Luisa Malzoni; e a Criação em fotografia para culinária, com Angela di Sessa. Marcio Périgo e o convidado João Carlos Luengo vão ministrar a Oficina de xilogravura em grandes formatos – a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. O curso é voltado para ilustradores, artistas plásticos e estudantes de artes e literatura. As matrizes terão dois metros por oitenta centímetros –, trabalhadas coletivamente pelos participantes.

Com coordenação de Luiz Bras, o Ateliê Permanente de Criação Textual pretende estimular, de maneira livre, porém disciplinada, a produção de contos e crônicas de qualidade. Serão desenvolvidas atividades práticas de redação e leitura crítica, intercaladas com a apresentação e análise de clássicos da literatura. Diferentemente das oficinas tradicionais, o ateliê terá um início, mas não necessariamente um meio e um fim: os participantes poderão frequentar quantos encontros quiserem – poucos, muitos ou indefinidamente. A oficina Caminhos da literatura infantil e juvenil, com Marcelo Maluf, pretende estimular a produção de textos voltados aos jovens leitores.

As áreas de música e teatro também fazem parte do pacote. No primeiro, será oferecido o workshop de Criação musical em baixa tecnologia, com o violonista e produtor musical Marcelo Ozorio. A proposta é a criação de uma trilha sonora experimental para a exposição Tramas, em cartaz no Galpão da Casa Mário de Andrade, por meio da chamada baixa tecnologia, como gravadores portáteis, fita cassete, instrumentos musicais rústicos, populares e/ou artesanais e sons que se manifestam na cidade de melancólicas trilhas cinematográficas.

Em evento único, será realizada a palestra interativa Macunaíma – uma experiência teatral, com coordenação de Mirtes Mesquita. Atriz, contadora de histórias, produtora e diretora teatral, Mirtes situa Macunaíma, de Mário de Andrade, no contexto histórico e literário brasileiro, e aborda a célebre adaptação teatral realizada por Antunes Filho.

(Para saber mais sobre a reabertura da casa, veja release no fim deste texto.)

Confira a programação, com as datas dos eventos e prazo para inscrição:

1 – CURSO: FORMAS DE FINANCIAMENTO PARA PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE TV E CINEMA NO BRASIL
Coordenação: Daniela Conde
23/6 a 2/7 – terças, quartas e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados em viabilizar projetos audiovisuais, a partir de 18 anos
Inscrições: 20/5 a 15/6
Seleção: questionário
15 vagas

O curso tem por objetivo: expor as principais formas de financiamento utilizadas pelo mercado audiovisual no Brasil; apresentar maneiras de elaboração de projetos e de planos de negócios; informar sobre os principais recursos práticos de abordagem das fontes financiadoras.

Daniela Conde, formada em Rádio e TV, é produtora executiva e desenvolve projetos de audiovisual há nove anos. Coordenou a área de conteúdo e entretenimento da produtora Ioio Filmes, trabalhando com projetos de longas e curtas-metragens, programas de TV e produtos para novas mídias. Também prestou consultoria para diversas produtoras paulistas. Em 2011 fundou a produtora independente Carmela Conteúdos e Ideias, voltada a cinema e TV.

2 – ATELIÊ PERMANENTE DE CRIAÇÃO TEXTUAL: CONTOS E CRÔNICAS
Coordenação: Luiz Bras
Turma A: 9/6 a 8/12 – terças -feiras – 15h às 18h;
Turma B: 9/6 a 8/12 – terças-feiras – 18h30 às 21h30;
Público: escritores diletantes com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem ficcional.
Inscrições: a partir de 20/5
Seleção: primeiros inscritos
10 vagas por turma
Este ateliê pretende estimular, de maneira livre, porém disciplinada, a produção de contos e crônicas de qualidade. Serão desenvolvidas atividades práticas de redação e leitura crítica, intercaladas com a apresentação e análise de clássicos da literatura. Diferentemente das oficinas tradicionais, o ateliê terá um início, mas não necessariamente um meio e um fim: os participantes poderão frequentar quantos encontros quiserem – poucos, muitos ou indefinidamente.

Luiz Bras (Nelson de Oliveira) é doutor em Letras pela USP. Publicou, entre outros livros, o romance “Sozinho no deserto extremo”, a coletânea de contos “Paraíso Líquido” e os romances juvenis “Sonhos, sombras e super-heróis” e “Babel Hotel”; em parceria com Tereza Yamashita, os infantis “A menina vermelha” e “Dias incríveis”. Colabora regularmente com os jornais Folha de S. Paulo e Rascunho; mantém o blog ObjetoNãoIdentificado : http://luizbras.wordpress.com.

3 – MINICURSO: HISTÓRIA DA PERFUMARIA
Coordenação: Renata Ashcar
16 a 18/7 – quinta e sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h
Público: interessados em geral a partir de 18 anos
Inscrições: 20/5 a 3/7
Seleção: questionário
15 vagas

O minicurso propõe uma imersão completa no universo da perfumaria, sua história e evolução, abordando também aspectos relacionados à arte da perfumaria, seus ingredientes, sua criação e linguagem olfativa. A última aula será uma visita monitorada ao Espaço Perfume Arte + História, em Perdizes.

Considerada a maior especialista do Brasil na área de perfumes, Renata Ashcar é curadora do Espaço Perfume Arte + História em São Paulo, correspondente internacional da revista francesa BW Confidential e professora dos cursos de pós-graduação em perfumaria das faculdades Oswaldo Cruz e Santa Marcelina. Autora de diversos livros e guias sobre perfumes, entre eles “Banho: História e Rituais” e “Brasilessência: a cultura do perfume”. Criou e coordena, na Fundação Dorina Nowill, curso de avaliação olfativa para pessoas com deficiência visual.

4 – OFICINA DE XILOGRAVURA EM GRANDES FORMATOS: A HISTÓRIA DE MACUNAÍMA, O HÉROI SEM NENHUM CARÁTER
Coordenação: Marcio Périgo
Convidado: João Carlos Luengo
9/6 a 2/7 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: ilustradores, artistas plásticos e estudantes de artes e literatura a partir de 18 anos
Inscrições: 20/5 a 1/6
Seleção: questionário
12 vagas

A oficina produzirá matrizes de xilogravura em grandes formatos – dois metros por oitenta centímetros –, trabalhadas coletivamente pelos participantes. Cada matriz comportará ilustrações de capítulos do romance “Macunaíma” de Mário de Andrade. No final da atividade, serão impressas cópias das gravuras para figurarem na exposição “Tramas”, no galpão da unidade. Os participantes da atividade estão convidados à palestra interativa “Macunaíma – Uma Experiência Teatral”, nesta programação.

Marcio Périgo, graduado em Artes Plásticas pela FAAP, é mestre e doutor em Artes Visuais pela Unicamp. Com obra gráfica de grande requinte técnico, expõe desde 1974 e está representado nas principais coleções particulares e museus do país. É professor de gravura, orientador no curso de pós-graduação e um dos responsáveis pelo Centro de Pesquisa de Gravura do Instituto de Artes da Unicamp.

João Carlos Luengo é licenciado em Artes Plásticas pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp. Foi assistente do Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall.

5 – OFICINA DE AQUARELA EM GRANDES FORMATOS: MEDITAÇÃO SOBRE O TIETÊ
Coordenação: Guillermo Von Plocki
9/6 a 2/7 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 20/5 a 1/6
Seleção: questionário e envio de desenho ou ilustração para análise (em PDF de até 5MB, contendo de duas a cinco imagens, com no máximo 1000px na aresta longa na imagem, ou link para portfólio digital)
15 vagas

A oficina abordará técnicas combinadas (sobreposições úmidas e semiúmidas) de pintura em aquarela sobre papel em grande formato, tendo como inspiração temática o poema “Meditação sobre o Tietê”, de Mário de Andrade. No final da atividade, o conjunto do material produzido será incorporado à exposição “Tramas”, no galpão da unidade.

Guillermo Von Plocki é graduado em Ilustração e Design Gráfico na Alemanha. Em 2007 realizou a exposição individual “Rastros” no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. Participou de várias exposições coletivas: VIII Exposição de Artistas Plásticos Argentinos (Memorial da América Latina), 12° Salão de Arte Contemporânea (Casa das Rosas) e 11° Salão Paulista de Arte Contemporânea (MAC-SP, mostra em que recebeu o Prêmio Mário Covas), entre outras.

6 – WORKSHOP: PROCESSOS ARTESANAIS DE FOTOGRAFIA
Coordenação: Luisa Malzoni
9 a 13/6 – terça a sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h
Público: interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 20/5 a 1/6
Seleção: questionário
15 vagas

O workshop proporciona a experimentação de técnicas como o Cianótipo e o Marrom Van Dyke, processos artesanais do século 19 que permitem criar imagens em diferentes superfícies. Os participantes poderão testar suas fotos e fotogramas em suportes como tecidos e papéis de diferentes tipos; tendo como inspiração a leitura de trechos de “Amar, verbo intransitivo”, de Mário de Andrade, serão criadas imagens para a exposição coletiva “Tramas”.
Formada em Fotografia pelo Senac, Luisa Malzoni desenvolve, há dez anos, trabalho autoral utilizando processos artesanais. Integrou o coletivo Oficina da Luz e realizou sua primeira exposição individual em 2013, no Atelier Bricoleur. Além de fotógrafa e professora, trabalhou nove anos na Cinemateca Brasileira, pesquisando e restaurando filmes realizados com as primeiras técnicas coloridas da história do cinema. Atualmente trabalha, em algumas temporadas do ano, na restauração de filmes na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

7 – OFICINA DE CRIAÇÃO EM FOTOGRAFIA PARA CULINÁRIA
Coordenação: Angela di Sessa
14 a 30/7 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 18 anos, com noções intermediárias de manuseio de câmera digital e que possuam o equipamento
Inscrições: 20/5 a 2/7
Seleção: questionário
15 vagas

Voltada àqueles que pretendem se aperfeiçoar no domínio da câmera, a oficina explorará o universo da produção fotográfica de alimentos, abordando técnicas de iluminação, tempos de exposição, efeitos e cenografia, utilizados nas imagens de revistas, livros e sites de culinária e gastronomia. A atividade tem um aspecto lúdico envolvido, já que os “modelos” poderão ser comidos ao final de cada encontro.

A fotógrafa Angela di Sessa é mestre em Artes Visuais pela Unicamp. Professora universitária de fotografia e comunicação visual, lecionou no Senac, Mackenzie, PUC e Unip. Fotografou para clientes como Fiat, Galeria Raquel Arnaud e Cosac Naify; realizou exposições individuais no Brasil e na Itália.

8 – OFICINA: CAMINHOS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Coordenação: Marcelo Maluf
8 a 31/7 – quartas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 20/5 a 1/7
Seleção: análise de um texto de ficção de autoria do candidato, com cerca de 2000 caracteres
15 vagas

A oficina pretende estimular a produção de textos voltados aos jovens leitores. Exercícios de criação de enredo, personagens, estilo e linguagem serão embasados pelo estudo de obras de grandes autores, de contos populares e dos gêneros da literatura infantojuvenil (aventura, fantasia, policial, mistério, realismo etc.).

Escritor e professor de criação literária, Marcelo Maluf é graduado em Arte-Educação e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Para o público infantojuvenil, organizou a antologia de contos “Era uma vez para sempre” e escreveu “Jorge do Pântano que Fica Logo Ali”, “As mil e uma histórias de Manuela” e “Meu pai sabe voar” (este em parceria com Daniela Pinotti). Para adultos, publicou o volume de contos “Esquece tudo agora”. Em 2013, foi contemplado com a Bolsa de Criação Literária do ProAC para o seu romance “A imensidão íntima dos carneiros”.

9 – WORKSHOP DE CRIAÇÃO MUSICAL EM BAIXA TECNOLOGIA
Coordenação: Marcelo Ozorio
20 e 27/6 – sábados – 14h às 17h
Público alvo: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 20/5 a 13/6
Seleção: questionário
12 vagas

Este workshop tem como proposta a criação de uma trilha sonora experimental para a exposição “Tramas”, utilizando baixa tecnologia como gravadores portáteis, fita cassete, instrumentos musicais rústicos, populares e/ou artesanais e sons que se manifestam na cidade.

Marcelo Ozorio é violonista e produtor musical. Criou o coletivo Laboratório – Grupo de Experiências Multimídia e integrou a banda Jumbo Elektro, tendo produzido os álbuns dessas duas formações. Seu conjunto atual é o Ozorio Trio, cujo repertório reúne influências da música caipira brasileira, do bluegrass, das raízes sulistas do blues americano e de melancólicas trilhas cinematográficas.

10 – PALESTRA INTERATIVA: MACUNAÍMA – UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL
Coordenação: Mirtes Mesquita
17/6 – quarta-feira – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 20/5 a 16/6
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

A palestra situa “Macunaíma”, de Mário de Andrade, no contexto histórico e literário brasileiro, e aborda a célebre adaptação teatral realizada por Antunes Filho. Mirtes Mesquita comenta trechos e personagens da obra e representa cenas, acompanhada pelo som da viola caipira de Fábio Miranda.

Atriz, contadora de histórias, produtora e diretora teatral, Mirtes Mesquita atuou em “Macunaíma” (1978), espetáculo de Antunes Filho com o Grupo de Arte Pau-Brasil que marcou época no teatro brasileiro. A montagem, que circulou pelo Brasil e Europa com grande sucesso, foi tema de mestrado de Mirtes Mesquita na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Serviço
Oficina Cultural Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - Cep: 01154-010 - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085
casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e Sábado das 9h às 13h
Assessoria de Imprensa – POIESIS
Gonçalo Júnior: (11) 4096-9827 e goncalojunior@poiesis.org.br
Fernanda Galib: (11) 4096-9894 e fernandagalib@poiesis.org.br
Thaina Rodrigues: (11) 4096-9852 e thainarodrigues@poiesis.org.br
Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão – (11) 3339-8164 e rmbeltrao@sp.gov.br
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 e gabrielacarvalho@sp.gov.br

Nenhum comentário