Últimas

Estudo comprova que assistir a filme em 3D aumenta o QI e acelera processo cognitivo

Pesquisa revela que experiência gera impulsos cerebrais de até 20 minutos após exibição e pode ajudar a retardar o declínio do cérebro na 3ª idade

Assistir a filmes em 3D traz melhorias cerebrais significativas em espectadores, se comparado ao cinema em 2D. O resultado da pesquisa realizada mostra que assistir a filmes em 3D provoca reações nas quais o cérebro entra em estágio de “treinamento”, aumentando o processo cognitivo do espectador e elevando o seu QI. O estudo revelou que o aumento no processo cognitivo foi de 23% e o tempo de reação melhorou em 11%. Em relação aos espectadores que assistiram conteúdo em 2D, o aumento do “processo cognitivo” foi cinco vezes maior.

Para assistir ao vídeo: http://bit.ly/1JXHPCL
O estudo, com cerca de cem pessoas, foi realizado pelo neurologista Patrick Fagan, professor associado da Goldsmiths, na Universidade de Londres, e o professor Brendan Walker, do laboratório Thill, numa sala de cinema da rede britânica Vue Cinema, com tecnologia RealD 3D.

Segundo Fagan, o resultado foi surpreendente e pode ser muito importante no retardamento de um dos principais problemas neurológicos que enfrentamos hoje: a demência. "Estes resultados são mais significativos do que você imagina. É uma realidade que as pessoas estão vivendo cada vez mais com um declínio visível na função cognitiva do cérebro na velhice que pode prejudicar a qualidade de vida futura. Os primeiros resultados deste estudo indicam que o conteúdo 3D podem potencialmente desempenhar um papel em retardar este declínio", diz o neurologista.

Para Katy Phillips, Diretora de Marketing da RealD, o resultado é muito expressivo e se aproxima da experiência que a empresa, líder no segmento de exibição em 3D, deseja passar para os espectadores. "Os resultados deste estudo são extremamente significativos - na RealD, a nossa prioridade são nossos clientes e sua satisfação na experiência 3D. O fato é que além de estarem comprometidos e imersos nesta experiência, também estarão potencializando a função do cérebro, isso tudo ao mesmo tempo é muito estimulante", afirma ela.

Sobre o teste

A pesquisa foi realizada em condições de testes rigorosos. Mais de cem participantes se ocuparam em seis testes bem estabelecidos de função cognitiva. Metade do grupo assistiu a meia hora do filme Big Hero 6 da Disney em 3D. A outra metade viram o mesmo clipe em um formato 2D. Ambos os grupos, em seguida, realizaram os mesmos testes padronizados para estabelecer melhoria no processamento cognitivo.

Sobre a RealD

RealD é um licenciador global líder em tecnologias 3D. Para uma boa experiência em qualidade 3D, a RealD utiliza seu extenso portfólio intelectual em suas aplicações o que permite uma boa visualização tanto nos cinemas quanto dentro de casa. A RealD licencia seu sistema de cinema RealD ao movimento das imagens dos expositores que exibem filmes em 3D e também ao conteúdo alternativo no mesmo formato. A RealD exibe suas projeções 3D através de óculos ativo e passivo além de fabricar produtos eletrônicos para consumo de produtores e distribuidores. A tecnologia 3D fornecida pela RealD é utilizada, inclusive, para pilotar o Mars Rover, veículo motorizado capaz de impulsionar a si mesmo sobre a superfície do planeta Marte.

Fundada em 2003, a RealD possui escritórios em Beverly Hills, California; Boulder, Colorado; Londres, Inglaterra; Shangai, China; Hong Kong e Tóquio, Japão; Moscou, na Rússia e Rio de Janeiro, no Brasil. Para mais informações, acesse o site oficial: www.reald.com ou a página no facebook: https://www.facebook.com/reald3dbr.

Nenhum comentário