Nobres recebe primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia solar
Projeto é realizado desde 2013 com patrocínio da Votorantim Cimentos
O uso de energia solar vem contribuindo com a disseminação da cultura de maneira sustentável para vários municípios brasileiros. O Projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do país movido com a tecnologia energética. Desenvolvida pela Brazucah Produções, em parceria com a Associação Cultural Simbora e SemearteProductil, a iniciativa é patrocinada pela Votorantim Cimentos. O objetivo é democratizar e ampliar o acesso ao cinema brasileiro para os lugares que não têm salas de cinema comerciais ou carecem de equipamentos culturais.
Nobres (MT) é o próximo município onde serão promovidas exibições de filmes gratuitamente, nos dias 26 e 27 de maio, na Praça da Bíblia. Às 18h, será apresentada uma sessão de cinema infantil e, às 19h, serão exibidos longas-metragens nacionais. A sessão no dia 26 de maio será com o filme “O Palhaço”, de Selton Mello. Já no dia 27, o público assistirá “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza.
“Somos parceiros de projetos que buscam sensibilizar a comunidade para questões importantes, como a valorização da cultura nacional e a preservação do meio ambiente. O Cinesolar tem o nosso respaldo porque é uma iniciativa inovadora que proporciona às pessoas o acesso ao entretenimento e ao lazer, ao mesmo tempo em que demonstra, de forma prática, a aplicabilidade da energia solar como opção ecológica para geração de energia”, afirmou o gerente-geral da Votorantim Cimentos de Nobres, Orlando Araújo Silva.
Furgão capta energia solar para projeções à noite
O Cinesolar percorre municípios brasileiros desde 2013, com mais de 130 sessões realizadas em quase 100 cidades, somando um público espectador de mais de 20 mil pessoas. A economia de energia elétrica foi 300 mil Watts, o equivalente a cerca de 750 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. A segunda temporada do circuito nacional, iniciada em abril de 2015, contempla 10 cidades de cinco regiões do País. Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental.
Para que os filmes possam ser apresentados à noite, a energia solar é captada durante todo o dia por um furgão equipado com um sistema capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição. O veículo conta com placas solares que possibilitam, por meiode um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O furgão possui ainda todos os equipamentos necessários para a realização de sessões de cinema e apresentações artísticas: 150 assentos para o público, telão, sistema de projeção e som, além de uma cabine de DJ para acompanhar as atividades.
Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Informações para a imprensa:
Oficina de Comunicação (62) 3225-4899
Sirlene Milhomem (62) 8176-0297 sirlene@oficinacomunica.com.br
Rosana Terra (62) 8207-5297 rosana@oficinacomunica.com.br
Nenhum comentário