Últimas

Pense seguro: quanto vale a vida para quem vai e para quem fica? - Por Nicolau Serra*

No dia 28 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A Segurança e a Saúde fazem parte do calendário e da cultura de empresas sérias que primam pelos seus colaboradores e que se engajam em praticar atitudes que impactem positivamente colaboradores, seus familiares e amigos a Pensarem Seguro.

Na FMC, segurança, saúde e meio ambiente são valores inegociáveis e considerados diariamente em todas as nossas decisões. No entanto, esses fatores não podem ser considerados e aplicados somente dentro da companhia. A segurança no ir e vir diário - casa para o trabalho e do trabalhado para casa, por exemplo, pode até parecer um assunto simples e prático, mas devido à rotina e ao corre-corre do dia a dia, podemos agir de forma insegura sem percebermos, prejudicando a nós mesmos e ao próximo.

A campanha Think! Safe (Pense! Seguro) que promovemos na FMC tem esse objetivo, o de conscientizar seus colaboradores e suas famílias a agirem com segurança no dia a dia, onde estiverem. Além de possuirmos um histórico muito positivo de segurança, mesmo quando nos comparamos com outras empresas do mercado, também queremos disseminar nosso principal valor a todos que estão à nossa volta: a segurança.

Segurança não combina com pressa e começa dentro de casa. Se analisarmos as atitudes inseguras que tomamos diariamente, podemos perceber que a maioria delas acontece devido à pressa, que, de forma muito frequente, nos leva a um baixo nível de planejamento e daí, a agirmos de forma insegura. Um fator determinante é que a pós-modernidade tem nos trazido grandes êxitos como o maior acesso à informação e um avanço ímpar da tecnologia. Com o acesso às informações em tempo real, nos tornamos imediatistas e passamos a fazer as coisas no automático, sem darmos aquela parada tão necessária para pensarmos em nossa segurança. É aí que os acidentes costumam ocorrer. Então, leve a sério a premissa de que a pressa é inimiga da segurança e é nossa responsabilidade proteger o próximo, agindo e sendo um exemplo a ser seguido, em casa e no trabalho.

A segurança é uma via de duas mãos. Ela só é completa se considerarmos a proteção do próximo tão importante quanto a nossa. Analise alguns números. Temos hoje no Brasil um automóvel para cada 4,4 habitantes. Segundo a ANATEL, são 1,3 celulares por pessoa no país e, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), em 2013 no Brasil houve 40,5 mil mortes em acidentes de trânsito. Motociclistas representam as principais vítimas do trânsito, com quase um terço das mortes. Em uma década, enquanto as mortes de ocupantes de carro subiram 32%, as de moto saltaram 130%. São 20 mortes por 100 mil habitantes, ante uma média de 8 nos países desenvolvidos. Mesmo nações em situação econômica mais semelhante, como Argentina e Rússia, têm resultados melhores do que o Brasil. Diante desses números, a proteção e a vida do próximo são importantes para você? Como você se comporta quando a segurança do próximo está em jogo? Você já parou para pensar o que seria da sua família se você sofresse um acidente sério? Ou se alguém da sua família estivesse com você nesse acidente? O que estamos fazendo para melhorar esses números?

Tenho visto inúmeras vezes no trânsito motoristas, falando ao celular, que mudam de pista e “fecham” motociclistas e outros veículos, e que não dão a preferência para ciclistas e pedestres e ainda pessoas ao volante enviando e recebendo mensagens (se comportam como se estivessem em frente ao volante de videogame e agem como se não entendessem que podem gerar um grave acidente com pessoas que não têm nada a ver com esse comportamento inseguro). Basta olhar ao seu redor em um lugar com trânsito mais pesado, que você vai confirmar esta situação. Você vai encontrar várias dessas situações que eu descrevi. O Estado deve cuidar de nossas ruas e estradas, fazendo manutenções periódicas e mantendo a sinalização adequada, mas é nosso dever agirmos com segurança, prezando pela nossa vida e de todos ao nosso redor.

Devemos usar a tecnologia ao nosso favor. É importante possuirmos aparelho celular, mas utilizarmos no momento certo. É no ir e vir de casa para o trabalho que devemos optar por agirmos com segurança. Isso fará toda a diferença.

Qual atitude você tomará hoje? Eduque seus pensamentos para que suas atitudes sejam melhores a cada dia. Pense seguro com a gente e dissemine essa ideia. Você pode começar sua atitude segura visualizando orientações de trânsito para você e toda a sua família, clicando aqui no site da FMC. Nossas redes sociais são constantemente atualizadas com dicas de prevenção. Acesse nofacebook.com/fmcagricola.

Sobre FMC

FMC Corporation é uma empresa especializada nos mercados agrícolas, industriais e de consumo que atua globalmente há mais de um século com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2014, a FMC teve seu faturamento anual de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. FMC adquiriu a Cheminova em abril de 2015, a qual faturou DKK 6,8 bilhões em 2014. FMC emprega aproximadamente 7 mil pessoas no mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC Health and Nutrition e FMC Lithium. Para mais informações, visite www.FMC.com.

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. Com faturamento anual de US$ 905 milhões em 2013, é pioneira em produtos para algodão, líder em cana e em biológicos, com tecnologias para grãos, café, H&F e outras culturas. O desempenho é resultado do foco da empresa em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro.
www.fmcagricola.com.br

Informações para a imprensa:
Alfapress Comunicações
Jacqueline Rita 19 2136-3514 | 99790.7724 jacqueline.rita@alfapress.com.br
Thaís Frausto 19 2136-3506 |99788-6829 thais.frausto@alfapress.com.br

Nenhum comentário