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Renata Marques implanta gestão colaborativa para aumentar engajamento de equipe em escritório de arquitetura

Em times auto-organizados, os funcionários passaram a dividir responsabilidades, visando o aprimoramento do escritório.

O escritório Renata Marques Arquitetura nasceu pequeno, mas com alma de gigante. Com trabalhos desenvolvidos para as mais importantes construtoras e incorporadoras do País, a equipe sempre se destacou pelo profissionalismo e se aproveitou da colaboração entre seus integrantes para potencializar o sucesso dos serviços oferecidos.

Com o passar dos anos, Renata Marques, arquiteta e fundadora do escritório, observou que o clima de amizade entre a equipe era tamanho que não sobrava espaço para a competitividade e o desafio de crescimento. “Percebi que a equipe tinha um grande potencial a ser explorado para alcançarmos metas mais altas. Senti que precisávamos de uma avaliação para aprimorar a trajetória do escritório”, aponta.
Para estudar a equipe e ajudar na conquista destes objetivos, Renata contratou uma empresa especializada em RH e motivação. “O consultor nos auxiliou no diagnóstico de nossos pontos fortes e características que poderiam ser melhor exploradas, sugerindo alterações nos processos integrados à nossa rotina para gerar uma maior produtividade e engajamento dos profissionais”, explica.

A partir da observação do especialista em RH, foi realizado um trabalho em conjunto entre todos os profissionais do escritório, mais o consultor, para identificar as necessidades de crescimento profissional de cada integrante da equipe, assim como os desafios do grupo.

“Sempre tivemos uma caixa de sugestões, aproveitamos esse momento para discutir, em conjunto, o que poderia ser implementado ou não e em quanto tempo. Buscamos a colaboração de todos para otimizarmos nosso potencial”, esclarece Renata.

Como resultado, os integrantes da equipe foram divididos em grupos, ganhando novas atribuições. “Temos um grupo que cuida da organização, um responsável pelo lay-out do escritório, um grupo voltado para novas tecnologias, um para celebração e integração, entre outros. Eles estão incumbidos de trazer inovações e coordenar o trabalho nestes setores. Foram estabelecidas avaliações periódicas e metas, individuais e para os grupos”, conta a diretora.

Cada funcionário pôde escolher o grupo que desejava integrar, sendo que alguns optaram por participar de mais de um. “Eles passaram a ter metas, fiscalizam e cobram o trabalho entre eles. Todas as tomadas de decisões são feitas em conjunto. Tenho um cargo de gestão, mas me considero parte da equipe e, faço questão, de ouvir todas as opiniões para chegar a um consenso”, avalia Renata.
As novas atribuições do time passaram a ser implementadas em outubro do ano passado e já tornaram a equipe muito mais colaborativa e produtiva. “Nossos resultados melhoraram. Incluímos algumas práticas, como a ginástica laboral, massagem, que favorecessem o bem-estar dos funcionários. Conseguimos diminuir as ausências por problemas de saúde e nosso ambiente continuou extremamente agradável”, conclui Renata.

www.renatamarques.com.br
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Gisele Araujo
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