Vestibular: 24 filmes para ver quando não estiver estudando
Professores da Unesp indicam obras que distraem, ensinam e ajudam a compor repertório
Veja matéria completa no site do Estadão
http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,vestibular-24-filmes-para-ver-quando-nao-estiver-estudando,1689794#
Leia ainda texto 'Uma lista que não é a de Schindler', de João Eduardo Hidalgo, professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru:
Quando os Irmãos Lumière fizeram a primeira sessão pública do cinematógrafo, no porão do Grand-Café do Boulevard des Capucines, em Paris, no dia 28 de dezembro de 1895, não tinham a mínima ideia que estivessem criando um novo tipo de arte. Para eles o cinema era só uma curiosidade científica, opinião da qual discordou um dos espectadores, o prestidigitador George Méliès (1861-1938); os irmãos não se interessaram nem em discutir o assunto e muito menos em vender uma de suas câmeras para o impressionado senhor, que seria o introdutor da ficção no cinema.
Os franceses e os americanos foram os primeiros a acreditarem neste novo meio de expressão, que seria a mídia dominante do Século XX. Em 1915 David Griffith realiza a sua ficção racista O nascimento de uma nação (The birth of a nation), onde culpa a chegada dos negros escravos pela destruição da nação americana, e louva a existência da Ku-Klux-Klun, para defender os verdadeiros americanos. A linguagem do cinema sendo usada para um discurso ideológico repugnante.
O pioneiro Robert Flaherty (1884-1951), com bastante justiça, é sempre lembrado como o diretor do primeiro documentário cinematográfico. A sua aventura no norte do Canadá, o contato e interesse em registrar a vida dos esquimós fez com que ele intuitivamente realizasse um dos primeiros documentos visuais mais significativos do século XX, Nanook, o esquimó. Gigantesca é a presença da alemã Leni Riefenstahl (1902-2003) quando se estuda o modelo do documentário clássico. Ela conhecia todos os seus predecessores, sabia o que tinham feito de eficiente, era admiradora e amiga de Walter Ruttmann (1887-1941), diretor do documentário Berlim – sinfônia da métropole, ficou atordoada com as ficções Encouraçado Potemkim (1925) e Outubro (1927) de Sergei Eisenstein (1898-1948) e desejava fazer o mesmo uso ágil das câmeras de Abel Gance (1889-1981) no drama Napoleon (1927). E teve pleno êxito em reunir todos os procedimentos destes realizadores no seu monumental Triunfo da vontade, onde ela mostra uma virtuosidade no uso da posição das câmeras, na composição das cenas, no uso do som e principalmente na montagem, para criar a propaganda nazista que mudou o cinema.
Com o final da guerra a humanidade chocada veria um dos mais contundentes retratos da loucura de Hitler em Noite e Neblina (Nuit et brouillard), um documentário feito em 1955, por Alain Resnais, para mostrar o imponderável da existência dos campos de concentração nazista. Uma década antes, no último ano do conflito, o diretor italiano Roberto Rossellini dirigiu Roma, cidade aberta (Roma, città aperta, 1945), mostrando o sofrimento da população subjugada pelo facismo de Mussolini e pelo nazismo. Filmando escondido dos alemães que ainda estavam na cidade, usando prisioneiros para filmar as cenas de conflito e principalmente colocando no centro do filme o fuzilamento de um padre, que colaborava com a resistência italiana, fez uma metáfora do sacrifício pelo qual a população passou, para conquistar a sua liberdade.
Os Estados Unidos tornam-se o paraíso no pós-guerra e sua história é contata em detalhes, nem sempre edificantes por Orson Welles em Cidadão Kane, de 1941. Neste filme ele narra a história do magnata da imprensa William Randolph Hearst, que dominou a opinião pública americana no final do século XIX e começo do XX, e que podia inclusive inventar conflitos, como o fez com a guerra EUA x Cuba de 1898, que nasceu nas páginas de seus jornais. Para muitos críticos de cinema Cidadão Kane é o melhor filme de todos os tempos.
Com o desenvolvimento no pós-guerra o cinema deixou para trás o conflito mundial e começou a prestar atenção em história de grupos e populações no novo mundo. Romeu e Julieta visitam a América dentro de um bairro de imigrantes, no melodrama Amor Sublime Amor (West Side Story), de Robert Wise realizado em 1961. Na Itália ou em Nova York os choques culturais tem a mesma força e os destinos estão ligados em uma imensa trama. Em 1974 o jornalista americano Peter Davis faria um dos documentários mais eticamente justos que já foi realizado Corações e mentes (Hearts and minds). Nele é mostrado, através de entrevistas e imagens de noticiário, a posição dos americanos na Guerra do Vietnã, mas também o sofrimento e o que pensam os vietnamitas do ataque aos seus povoados e as suas famílias, pelo governo dos Estados Unidos, imperdível.
No final do século XX muito da memória da II Guerra Mundial estava sendo esquecida e negada, o diretor Steven Spielberg fez o seu emocionante drama A lista de Schindler (1991). Ele mostra que a consciência não poderia deixar de existir durante um período ditatorial como foi o domínio de Adolf Hitler (1889-1945), na Alemanha. Um alemão, Oskar Schindler, que não concordava com o nazismo, salvou mais de mil pessoas, que contratou como operários em suas fábricas, retirando-as da morte certa nos campos de extermínio.
Recentemente uma cineasta alemã brindou o cinema com um filme corajoso Hannah Arendt (2013). Neste filme a diretora Margarethe Von Trotta mostra o dilema vivido pela filósofa alemã, de origem judia, Arendt (1906-1975) ao cobrir, para a revista The New Yorker em 1960, o julgamento do nazista fugitivo Adolf Eichmann. Ela apontou a culpa de muitas lideranças judaicas que não informaram a situação de seus grupos e não tentaram mais efetivamente evitar o seu envio para os campos de concentração. E também apontou a banalidade do mal, pois Eichmann nunca se sentiu culpado, pois estava simplesmente ‘cumprindo ordens’, com muita eficiência.
Complementando a visita aos regimes totalitários, também em 2013, o diretor polonês Pawel Pawlikowsk dirigiu Ida, um dos filmes mais emocionantes da atualidade. Neste drama a jovem Ida, na Polônia do início dos anos 1960, tem que decidir entre tornar-se freira, no convento em que foi acolhida ainda pequena durante a guerra ou viver a modernidade que se insinuava no país, depois da morte de Joseph Stalin (1879-1953), que pairava sobre a nação satélite do império comunista. O final do filme ensina que nestes conflitos o desfecho nem sempre é simples, os culpados e inocentes se mesclam sem chance de separação.
Uma lista sobre filmes de ficção e documentário, clássicos e modernos, como a lista de Schindler sempre deixará muita coisa de fora, mas tentará como esta, elencar alguns dos representantes essenciais no amplo cenário de 120 anos da chamada Sétima Arte.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
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Leia ainda texto 'Uma lista que não é a de Schindler', de João Eduardo Hidalgo, professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru:
Quando os Irmãos Lumière fizeram a primeira sessão pública do cinematógrafo, no porão do Grand-Café do Boulevard des Capucines, em Paris, no dia 28 de dezembro de 1895, não tinham a mínima ideia que estivessem criando um novo tipo de arte. Para eles o cinema era só uma curiosidade científica, opinião da qual discordou um dos espectadores, o prestidigitador George Méliès (1861-1938); os irmãos não se interessaram nem em discutir o assunto e muito menos em vender uma de suas câmeras para o impressionado senhor, que seria o introdutor da ficção no cinema.
Os franceses e os americanos foram os primeiros a acreditarem neste novo meio de expressão, que seria a mídia dominante do Século XX. Em 1915 David Griffith realiza a sua ficção racista O nascimento de uma nação (The birth of a nation), onde culpa a chegada dos negros escravos pela destruição da nação americana, e louva a existência da Ku-Klux-Klun, para defender os verdadeiros americanos. A linguagem do cinema sendo usada para um discurso ideológico repugnante.
O pioneiro Robert Flaherty (1884-1951), com bastante justiça, é sempre lembrado como o diretor do primeiro documentário cinematográfico. A sua aventura no norte do Canadá, o contato e interesse em registrar a vida dos esquimós fez com que ele intuitivamente realizasse um dos primeiros documentos visuais mais significativos do século XX, Nanook, o esquimó. Gigantesca é a presença da alemã Leni Riefenstahl (1902-2003) quando se estuda o modelo do documentário clássico. Ela conhecia todos os seus predecessores, sabia o que tinham feito de eficiente, era admiradora e amiga de Walter Ruttmann (1887-1941), diretor do documentário Berlim – sinfônia da métropole, ficou atordoada com as ficções Encouraçado Potemkim (1925) e Outubro (1927) de Sergei Eisenstein (1898-1948) e desejava fazer o mesmo uso ágil das câmeras de Abel Gance (1889-1981) no drama Napoleon (1927). E teve pleno êxito em reunir todos os procedimentos destes realizadores no seu monumental Triunfo da vontade, onde ela mostra uma virtuosidade no uso da posição das câmeras, na composição das cenas, no uso do som e principalmente na montagem, para criar a propaganda nazista que mudou o cinema.
Com o final da guerra a humanidade chocada veria um dos mais contundentes retratos da loucura de Hitler em Noite e Neblina (Nuit et brouillard), um documentário feito em 1955, por Alain Resnais, para mostrar o imponderável da existência dos campos de concentração nazista. Uma década antes, no último ano do conflito, o diretor italiano Roberto Rossellini dirigiu Roma, cidade aberta (Roma, città aperta, 1945), mostrando o sofrimento da população subjugada pelo facismo de Mussolini e pelo nazismo. Filmando escondido dos alemães que ainda estavam na cidade, usando prisioneiros para filmar as cenas de conflito e principalmente colocando no centro do filme o fuzilamento de um padre, que colaborava com a resistência italiana, fez uma metáfora do sacrifício pelo qual a população passou, para conquistar a sua liberdade.
Os Estados Unidos tornam-se o paraíso no pós-guerra e sua história é contata em detalhes, nem sempre edificantes por Orson Welles em Cidadão Kane, de 1941. Neste filme ele narra a história do magnata da imprensa William Randolph Hearst, que dominou a opinião pública americana no final do século XIX e começo do XX, e que podia inclusive inventar conflitos, como o fez com a guerra EUA x Cuba de 1898, que nasceu nas páginas de seus jornais. Para muitos críticos de cinema Cidadão Kane é o melhor filme de todos os tempos.
Com o desenvolvimento no pós-guerra o cinema deixou para trás o conflito mundial e começou a prestar atenção em história de grupos e populações no novo mundo. Romeu e Julieta visitam a América dentro de um bairro de imigrantes, no melodrama Amor Sublime Amor (West Side Story), de Robert Wise realizado em 1961. Na Itália ou em Nova York os choques culturais tem a mesma força e os destinos estão ligados em uma imensa trama. Em 1974 o jornalista americano Peter Davis faria um dos documentários mais eticamente justos que já foi realizado Corações e mentes (Hearts and minds). Nele é mostrado, através de entrevistas e imagens de noticiário, a posição dos americanos na Guerra do Vietnã, mas também o sofrimento e o que pensam os vietnamitas do ataque aos seus povoados e as suas famílias, pelo governo dos Estados Unidos, imperdível.
No final do século XX muito da memória da II Guerra Mundial estava sendo esquecida e negada, o diretor Steven Spielberg fez o seu emocionante drama A lista de Schindler (1991). Ele mostra que a consciência não poderia deixar de existir durante um período ditatorial como foi o domínio de Adolf Hitler (1889-1945), na Alemanha. Um alemão, Oskar Schindler, que não concordava com o nazismo, salvou mais de mil pessoas, que contratou como operários em suas fábricas, retirando-as da morte certa nos campos de extermínio.
Recentemente uma cineasta alemã brindou o cinema com um filme corajoso Hannah Arendt (2013). Neste filme a diretora Margarethe Von Trotta mostra o dilema vivido pela filósofa alemã, de origem judia, Arendt (1906-1975) ao cobrir, para a revista The New Yorker em 1960, o julgamento do nazista fugitivo Adolf Eichmann. Ela apontou a culpa de muitas lideranças judaicas que não informaram a situação de seus grupos e não tentaram mais efetivamente evitar o seu envio para os campos de concentração. E também apontou a banalidade do mal, pois Eichmann nunca se sentiu culpado, pois estava simplesmente ‘cumprindo ordens’, com muita eficiência.
Complementando a visita aos regimes totalitários, também em 2013, o diretor polonês Pawel Pawlikowsk dirigiu Ida, um dos filmes mais emocionantes da atualidade. Neste drama a jovem Ida, na Polônia do início dos anos 1960, tem que decidir entre tornar-se freira, no convento em que foi acolhida ainda pequena durante a guerra ou viver a modernidade que se insinuava no país, depois da morte de Joseph Stalin (1879-1953), que pairava sobre a nação satélite do império comunista. O final do filme ensina que nestes conflitos o desfecho nem sempre é simples, os culpados e inocentes se mesclam sem chance de separação.
Uma lista sobre filmes de ficção e documentário, clássicos e modernos, como a lista de Schindler sempre deixará muita coisa de fora, mas tentará como esta, elencar alguns dos representantes essenciais no amplo cenário de 120 anos da chamada Sétima Arte.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
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