Faculdade Mackenzie Rio realiza capacitação para atendimento à pessoa com deficiência
Curso inédito é oferecido gratuitamente aos comerciantes do Centro do Rio
A Faculdade Mackenzie Rio, em uma parceria inédita com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, realiza na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, o I curso de técnicas de atendimento para pessoas com deficiência. O evento gratuito tem como objetivo capacitar os comerciantes do Centro do Rio para um atendimento eficiente e de qualidade, garantindo os direitos da pessoa portadora de necessidades especiais.
A iniciativa faz parte da campanha “Enxergue Um Bom Cliente”, da Faculdade Mackenzie Rio, que oferece capacitação gratuita para comerciantes. São oferecidas gratuitamente oficinas de capacitação e treinamentos em técnicas de atendimento, habilidades na recepção e venda aos consumidores com deficiência, com atenção para as necessidades e peculiaridades, visando qualificar os vendedores para um atendimento digno e satisfatório.
Todas as lojas e participantes receberão um certificado de participação e irão integrar futuramente o guia das lojas amigas da Pessoa com Deficiência.
Sobre a cartilha
Para auxiliar no treinamento, foi feita uma cartilha que traz instruções sobre atendimento à pessoa deficiente como identificar-se antes de falar, conversar diretamente com a pessoa e não com o acompanhante, não sair da conversa sem avisá-la, entre outras. A ação será promovida no comércio ao redor da instituição, Saara e adjacências.
“São informações básicas que podem ser colocadas facilmente em prática e que podem ajudar muito o atendimento à pessoa com deficiência. Além disso, a cartilha traz a questão da adaptação razoável com modificações e ajustes necessários e adequados. Vale lembrar que a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos pode ser providenciada com uma modificação como a organização das mercadorias na loja até a capacitação dos funcionários”, explica o professor de Direito e coordenador do projeto, Antônio Renato Cardoso da Cunha.
Segundo ele, de acordo com o IBGE, o número de pessoas com deficiência no Brasil é de mais de 45 milhões, ou seja, quase um quarto da população possui algum tipo de deficiência e, no estado do Rio de Janeiro, esse número é de aproximadamente três milhões de pessoas.
“Levando em conta um estudo realizado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), se multiplicarmos o número de pessoas com deficiência visual no estado do Rio de Janeiro por três, considerando que a mesma convive com, no mínimo mais duas pessoas, teremos nove milhões de indivíduos que lidam diariamente com esta realidade e que são positivamente influenciados por empresas que oferecem produtos, serviços e atendimento direcionados à população com deficiência. Segundo a instituição, essa parcela com deficiência representa um mercado consumidor que move mais de 100 bilhões de reais ao ano”, explica.
COMO ATENDER CORRETAMENTE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA:
• Identifique-se antes de falar;
• Pergunte a pessoa com deficiência visual se ela precisa de ajuda e como ela quer a ajuda. Se não quiser o seu auxílio, não insista;
• A pessoa com baixa visão não costuma pedir ajuda. Prepare o seu funcionário para ser proativo no atendimento;
• Fale diretamente com a pessoa e não pergunte ao seu acompanhante o que ela quer;
• Nunca saia de uma conversa sem avisá-la;
• Não impeça a pessoa com deficiência visual de entrar com o seu cão guia na loja. Esse é um direito dele protegido pela Lei 11.126/2005;
• Para facilitar as pessoas com baixa visão, as placas com as ofertas da loja os preços devem ter uma fonte maior e cores contrastantes;
• Avise quando estiver passando por produtos frágeis;
• Quando o cliente com deficiência visual terminar as compras o conduza ao caixa e lembre-se de que tem prioridade na fila;
• Após o pagamento conduza a pessoa até a porta da loja indicando onde ela deve pegar o seu transporte e dando as indicações para isso.
SERVIÇO:
I Curso de Capacitação sobre Técnicas de Atendimento para Pessoas com Deficiência
Endereço: Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio - Rua Regente Feijó, nº 63, 2º andar, sala 18, Centro, Rio Janeiro.
Horário: 15h30min
Inscrições: antonio.cunha@mackenzie.br
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Informações para a imprensa:
Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br
Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Celular Plantão: 11 98169-9912
Alvaro Bufarah; alvaro.bufarah@viveiros.com.br; 11 2766-7048
Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br; 11 2114-8016
Rodrigo Freitas; rodrigo.freitas@viveiros.com.br; 11 2114-8576
William Prado; william.prado@viveiros.com.br; 11 2114-8016
Beatriz Massi; beatriz.massi@viveiros.com.br; 11 2766-7048
Data 22/06/2015
Endereço Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio - Rua Regente Feijó, nº 63, 2º andar, sala 18, Centro, Rio Janeiro.
Cidade RIO DE JANEIRO Estado RIO DE JANEIRO País BRASIL
Nenhum comentário