Últimas

Palestra alerta para os direitos dos idosos

Para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta semana (dia 15), o secretário do Conselho Municipal do Idoso da cidade de São Pedro, Alvaro Molinari, divulgou dados e falou sobre os direitos e cuidados que as famílias e profissionais da saúde devem ter com os idosos. Negligência, violência psicológica e física, abuso financeiro e patrimonial estão entre os principais casos registrados contra as pessoas da terceira idade.


“Os índices são realmente alarmantes. Infelizmente, pouco se fala sobre os direitos e cuidados com os idosos no Brasil. Por este motivo temos que promover eventos, palestras e bate-papo para conscientizar as pessoas sobre os índices de violência contra o idoso e propormos a permanente reflexão da sociedade”, disse Molinari, durante palestra no Bellatrix Residencial para Idosos, em São Pedro (SP).


Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) chamam a atenção para os altos índices registrados de casos de pessoas que sofrem abuso, negligência e exploração. Segundo o estudo Envelhecimento no Brasil, divulgado em 2013 pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), a negligência está em primeiro lugar. Em seguida vem a violência psicológica, abuso financeiro/econômico e patrimonial e a violência física.


“Por causa da falta de condições financeiras e até mesmo da saúde debilitada é muito comum encontrarmos idosos que são agredidos física e psicologicamente, mas que não denunciam os maus-tratos. Por medo de não ter onde morar ou até mesmo não ter o que comer, eles ficam reféns desse familiar. É preciso que o Poder Público fique mais atento a essa realidade”, ressaltou Molinari.


Por meio de um mecanismo lançado em 2011 pelo Governo Federal, o Disque 100, do módulo Idoso do Disque Direitos Humanos, foi possível levantar que desde a implantação do serviço ouve um registro de 21.404 ligações em 2012, o que representa um aumento de 199% em relação ao ano de início das atividades, que teve 7.160 denúncias. “O Disque 100 está aí para nos ajudar, mas precisamos denunciar de forma sensata e responsável”, frisou Molinari.


Atenta à palestra, Julieta Beni Giacopelli, de 90 anos, disse que sempre “defendeu os idosos”. “Há mais de 50 anos, quando trabalhava como voluntária num hospital em São Paulo, entrei em muitas discussões ao ver algum idoso violentado”, disse, ao frisar que nunca foi agredida. “Graças a Deus sempre fui respeitada. Mesmo hoje, que moro numa instituição, tenho todos os meus direitos respeitados e sou muito bem cuidada”, acrescentou.


SOBRE A DATA – Instituído há nove anos, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de promover a conscientização sobre o crescente número de idosos que são acometidos por algum tipo de violência. Além disso, visa reforçar a discussão em busca de recursos e estratégias protecionistas.


Fotos: Daniella Oliveira

Contatos para a imprensa:
Daniella Oliveira
Assessoria de imprensa Bellatrix Residencial
(19) 99654-1330 – (19) 3481-5261
danyjornal@hotmail.com


Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302.0100
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia
www.engenhodanoticia.com.br


Nenhum comentário